20 de maio de 2013

PALHAÇADA E SELVAGERIA

Lamentável a violência ao final do jogo ontem no Barrettão. Jogadores do América agrediram o técnico Celso Teixeira, do Potiguar. A desproporção de força entre os atletas e o treinador torna o ato selvagem e, ao mesmo tempo, covarde. E enquanto um cordão de policiais protegia o árbitro do jogo, não havia nenhum outro garantindo a integridade física de quem estava apanhando ainda dentro do campo. Diferente do Nazarenão, onde o policiamento sempre foi ostensivo, ontem no Barrettão o que imperava era a sensação de insegurança entre os torcedores, tanto fora quanto dentro do estádio. O que houve? Mudaram a estratégia? Subestimaram a decisão? Os órgãos públicos responsáveis pela segurança do espetáculo devem uma explicação. Não se pode esquecer das provocações que vinham sendo feitas desde a partida anterior entre Potiguar e América. Não cabe aos atletas, nem muito menos ao treinador, insultos, agressões e gestos obscenos uns com os outros. Uma palhaçada protagonizada por irresponsáveis que serviu apenas para acirrar os ânimos e  incitar à violência.

3 comentários:

  1. Eu vi muitas das vezes o Roberto Fernandes reclamar do time por não marcar gol, ou por marcar poucos gols, mas um time liderados por um técnico que vê mais mérito em jogadores que “marcam bem”, o América está perdendo o hábito de marcar gols. O que antes era uma consequência natural de seu caráter ofensivo, agora só acontece depois de muito sofrimento. Foi assim o campeonato todo e domingo não foi diferente, no doloroso empate em magros 1 a 1 com o potiguar.

    Não me pergunte porque é tão difícil ao América marcar um gol de falta, enquanto parece tão fácil ao adversário. Dida me dá a impressão de estar sempre mal colocado nas faltas. Graças a esse mau posicionamento, o potiguar abriu o marcador aos 30 minutos, depois de uma falta boba de Indio perto da área.

    Agora eu é que pergunto: Se Indio, por que ele comete essas faltas na entrada da área? Será que não sabe que nosso goleiro tem dificuldade para solucionar a equação armar barreira -em que lugar colocar-se embaixo das traves?

    O América atacou, levou perigo ao gol do potiguar. O América teve a bola a maior parte do tempo, criou muitas oportunidades, mas só fez o gol em um contra-ataque, magnífico por sinal, de Indio Oliveira (ufa!). Itamar, que entrou no time fazendo um gol a cada jogo, agora tem perdido alguns feitos, o que faz Roberto Fernandes trocá-lo por Tiago Adan, o que piora o ataque.

    Se Bruno sempre entra bem, no lugar de Renatinho, por que não é escalado desde o início? Era preciso um passe melhor pela esquerda, onde Bruno costuma chegar à linha de fundo com muito mais regularidade do que qualquer outro lateral do América?

    Enfim, futebol é futebol e todo resultado inesperado entre um grande e um pequeno do futebol potiguar pode ser explicado. Para ser um jogador profissional de um time da Série D é preciso jogar minimamente bem, o que torna qualquer resultado possível, mesmo quando se trata de um empate entre o Terceiro colocado e o América. Mas há coisas que me deixam encafifado…

    Uma hora prestei atenção na disposição dos jogadores do América em campo e estavam divididos em dois blocos: um no ataque, outro na defesa. Não havia meio-campo. É óbvio que esse buraco no meio torna a equipe vulnerável.

    É preciso dividir o campo em três. Explico, o time tem de ocupar, sempre, 2/3 do campo. Se estiver na defesa, esses dois terços começariam no seu gol e vai até depois da grande lua do campo; se estiver no ataque, o espaço ocupado é da sua intermediária até o gol adversário. É isso que faz o time jogar compactado e dá a impressão de que ele tem muito mais jogadores do que o adversário.

    Mas para que se consiga jogar assim, é preciso dedicação e solidariedade de todos os jogadores, coisa que parece estar faltando a este mérica. Talvez haja até a vontade da dedicação, mas o fôlego e as pernas não obedecem aos mais veteranos. Nessas horas é que a juventude ganha da experiência. De nada vale pensar a melhor jogada e não conseguir executá-la.

    Bem, mas vou parando por aqui, pois, apesar da decepção pelo resultado, a luta continua.

    Tem um frase de alguém ai que diz assim: “Eu faço tudo para ganhar, pois detesto ter de dar desculpas”. Creio que ela sirva também para Mecão. Espero que o técnico RF e os jogadores americanos tomem essa frase como uma filosofia. Que façam, sempre, tudo para ganhar, para não terem de ficar dando desculpas depois.

    (CB JUNIOR)

    ResponderExcluir
  2. Na realidade o que aconteceu foi 'encomendado' em virtude das circunstâncias. Essa é a minha opinião.
    Celso Teixeira já foi nosso treinador. Num jogo contra o Bahia, entrou em campo e deu um soco no volante "Preto" do tricolor da boa terra, que diga-se de passagem estava batendo prá caramba naquela noite e não estava sendo devidamente advertido pelo árbitro. Isso foi bem em frente ás cabines de rádio. Portanto, até pelo seu histórico desequilibrado e repleto de punições não tem a menor credibilidade. Mas, é esse tipo de sujeito que a mídia esportiva adora, por que dá retorno de audiência e gera polêmica. Celso era inclusive chamado de "show man" o tempo inteiro. E como toda ação acarreta uma reação segundo Zé newton, ele provocou tanto que na minha opinião, o que recebeu em troca AINDA FOI POUCO!
    Porém, como sempre gosto de analisar as entrelinhas o fato foi oportuno para ser mais um argumento de condenação ao Barrettão. È só ver que dia desses o estádio foi vistoriado e aprovado. Agora já foi solicitado sei lá por quem, a sua interdição. Mas lá eu assistí ao último jogo quase sentado em cima da ambulância, enquanto noutra praça esportiva que existe bem alí a ambulância não tem acesso ao gramado e quem condena o Barrettão faz "vista grossa" e fica inventando as mais diversas justificativas como se todo mundo fosse idiota e não percebesse! Mas, em se tratando de um país sem moral e sem justiça como o nosso, não é de se estranhar esses dois pesos e duas medidas.
    Bom, comigo o "banzo" de uma derrota só dura até uma hora após a partida, depois já sacodí a poeira e só olho prá frente!
    Camarada, até que me prove o contrário o Barrettão foi um tiro no pé! Não sei qual é a do Sr.Barretto, pois o cara não vai erguer um estádio simplesmente pro seu time jogar uma segunda divisão do falido campeonato estadual potiguar!
    Mas, duma coisa eu tenho certeza absoluta: Arena América o mais rápido possível! E se o tal contrato com a "enaltecida, endeusada e exaltada" for viável e sem casca de fruta pro clube, que se jogue no elefante branco. Mas o Barrettão, na minha opinião não passou no teste de fogo. Não deixarei de ir aos jogos, pois vou aonde o América for. Mas repito: Foi um tiro no pé, na minha opinião.

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto muito do técnico RF, ele já trouxe muita alegria para nós Americanos, mais acho que os jogadores não estão assimilando bem sua técnica , caso ele não daer mais certo , tragam aquele que subio o nosso MECÂO DA "C" PARA A "B" o nome dele é FLAVIO.
    Quanto ao tecnico do Potigar o que aconteceu foi a provocação dele com Renatinho , sou contra a violencia mais toda ação tem a sua reação .
    Nosso America não pode continuar jogando no BARRETÂO vamos para O NAZARENÂO e só sair para a nossa casa "ARENA AMERICA"

    ResponderExcluir