30 de abril de 2013

Nicholas falou e eu dou fé


NOTA DE ESCLARECIMENTO

A ARESTA ENGENHARIA E PROJETOS atua no mercado de projetosdesde 2006, quando fundada e vem a publico esclarecer alguns pontos a respeito da reportagem publicada na edição de hoje do Jornal Tribuna do Norte com o titulo “Barretão possui falhas no projeto e vistoria não esta agendada”.
A Aresta Engenharia e Projetos foi contratada para elaborar o projeto de prevenção e combate a incêndio como consta na ART de numero 00021031862225014020, que dar a certeza da responsabilidade sobre o projeto junto ao CREA/RN.
O estádio Arena Ceará-Mirim (Barretão) é sem duvida hoje o estádio mais seguro do Rio Grande do Norte, pois foi elaborado obedecendo a todas as normas de segurança da ABNT inclusive atendendo a Instrução Técnica (IT) Nº12/2011 do Corpo de Bombeiro do estado de São Paulo, considerada a melhor e mais segura do país, e que é aplicada atualmente pelo Corpo de Bombeiro do Rio Grande do Norte.
Segundo a própria reportagem as falhas apresentadas são consideradas simples e por serem simples foram solucionadas em menos de 24 horas. Tais falhas podem ocorre em qualquer segmento de trabalho , assim como na própria reportagem que chamou o assessor de imprensa do Corpo de Bombeiro do RN de LUCIANO CORCEIRO, onde na verdade o nome correto é CRISTIANO COUCEIRO.
Voltando as falhas apresentadas e Listadas pela reportagem temos as soluções:
- Foi indicado em planta os locais dos bares e banheiros;
- Existem no estádio 2 (DUAS) entradas de Veiculo de Emergência e foi indicado em planta o local onde o mesmo ficará estacionado;
- É bem verdade que o estádio só possui UMA ÚNICA ESCADA, que dar acesso ascabines de imprensa e a mesma possui uma largura de 1,20m. Como a escada foi executada de madeira, elaboramos outra saída de emergência.
- Quanto as barras antipânico, foi indicadas em projeto;
- A alegação de falta de guardas corpo centrais e laterais nos acessos radias, não se aplica, pois segundo o item 6.4.7 da IT 12/2011 deSão Paulo diz que: Nos acessos radiais das arquibancadas com inclinaçãosuperior a 32 graus, quando houver acomodações ouassentos em ambos os lados, os corrimãos devem ser laterais(individuais por fila) ou centrais, com altura entre 80 e 92 cme resistência mínima de 2,00 KN/m. Quando forem centrais,devem possuir intervalos (aberturas), pelo menos, a cada cincofileiras de bancos, visando facilitar o acesso ao assento epermitir a passagem de um lado para o outro (ver Figuras 5 e10). Esses intervalos (aberturas) terão uma largura livre,horizontalmente, entre 70 cm a 90 cm (correspondente àlargura do patamar)Como a inclinação da arquibancada é menor que 32 graus, logo não há a obrigatoriedade.
- As duvidas sobre o camarote foram sanadas pelo próprio arquiteto com a analista sem a necessidade de qualquer alteração no projeto arquitetônico
Para finalizar reitero todo a nossa reponsabilidade com a segurança de todos os que vão frequentar a Arena, prova maior é que segue uma imagem com o projeto ANALISADO e APROVADO pelo Corpo de Bombeiro do RN, a quem agradeço pelo esforço de analisar os projetos e dirimir qualquer ato falho, sempre se comprometendo com a segurança da população.

Atenciosamente,

Nicholas Sousa de Carvalho
Eng. Civil / Eng. Eletricista
Sócio administrador da Aresta Engenharia e Projetos. 

5 comentários:

  1. Não podiam deixar de fazer estardalhaço sobre a "possível não liberação" do Barretão.
    E agora? Ficaram com a cara de tacho.
    Credibilidade abalada.
    Isso é bom que aconteça, para deixarem de ser tão tendenciosos.

    ResponderExcluir
  2. A tribuna do norte ja pode cuspir e sair nadando junto ao inseguro estádio das lamas?

    Rodrigo Rodrigues

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Nicholas, Seu avô "Dr. Adalberto de Sousa" estaria muito orgulhoso de você.
    Abraço, Hilton Donato

    ResponderExcluir
  4. Ei minino, avisa lá que o Barrettão não é aquela m.... não! Quanto mais a maldade tenta destruir o América, mas o alvirrubro se fortalece! Deus tá no comando...

    Ass: Hugo Medeiros

    ResponderExcluir
  5. O melhor da nota foi a gafe do repórter: "Luciano..." (kkkkkkkkkkkk...rsrs...)

    ResponderExcluir