2 de abril de 2013

Marketing

Possivelmente nesta sexta-feira será batido o martelo com a(s) agência(s) que desenvolverá(ão) todas as ações de marketing da nossa Arena América, a casa do Dragão. Durante quase duas semanas estamos ouvindo, negociando e, acima de tudo, seguindo rígidos critérios que se adeque à nossa realidade. Temos a certeza que, em se realizando, este será um divisor de águas que encurtará nossos caminhos à conclusão da obra. Temos a certeza que a torcida responderá mais ainda às nossas expectativas, que o nosso sonho se realizará muito antes do programado. Nos finalmente, viu?

24 comentários:

  1. Valeu Medeirão, não é a toa que vc é um homem de sucesso nos seus negócios. Mostre a este povo como se faz um projeto vencedor!

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  2. Grande Mestre,

    Mais uma negociação responsável, Parabéns!..
    Em tempo:
    Não só de "advertências e críticas", a vida deve ser vivida e os fatos divulgados.
    Estão também de parabéns os operários do Arena das Dunas que aprenderam a LER no canteiro de obras.
    Em quanto isso, PIUMquistão é só expectativa.
    A BP está em busca de "pasto", mais não existe crise. Só sossego e/ou sanguessugas?

    D' Luppa.

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  3. Graças!!! Há muito a torcida espera por isso. Boa sorte a todos.

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  4. Isso é gratificante, pq e, se tratando de Arena do Dragão, viver é preciso, profissionalizar também é preciso. Vamos seguindo em frente.

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  5. Cuidado! Não seria bom consultar o Sinedino, para ver se vocês estão no caminho correto?
    Agora, se vocês querem arriscar, paciência!
    Aliás, isto é o que não falta ao Roberto Fernandes, que a bem da verdade precisa marcar uma audiência com o Edmo, quem sabe ele adquire mais conhecimentos do futebol.
    Agora, se vocês não me ouvirem, boa sorte.

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  6. Agora vai!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

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  7. Marketing, no América? sério? vcs sabe o q é isso mesmo? Não vão chamar o marketing DEZ alvinegro não né?

    Paulo Maia.

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    1. Amigo Alan é um grande profissional da área, o unico estudioso em MKT Esportivo do estado... se for ele será otimo!

      Obs: Sou profissional de MKT, nao do esportivo... mas sei quem presta.

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  8. Parabéns Dr. Medeiros! Mostre como se trabalha! Convoque a torcida! Somente assim, com seriedade e profissionalismo, conquistaremos nosso sonho.

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  9. Essa é uma necessidade antiga. Fico feliz em saber que esse assunto passa a ser encarado como prioridade. Estarei sexta ligado aqui no seu blog para saber mais notícias.

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  10. Caro Dr. Medeiros, estou cursando MKT e aprendi que fazer marketing é inovar para o cliente, trazer as pessoas aquilo com que se identificam. A Arena do Mecão é um produto altamente vendável. Só precisa fazer um trabalho serio e a coisa flui.

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  11. Caro Dr. Medeiros , como o post remete ao marketing, venho aqui colocar esta reportagem que acho que cabe bem no contexto.

    O melhor naming right do mundo
    Erich Beting

    O Wonga é uma espécie de BMG da Inglaterra. Trabalhando principalmente com operação de concessão de crédito para o consumidor, o banco foi anunciado ontem como o novo patrocinador do Newcastle, da Inglaterra, pelos próximos quatro anos. A própria história de patrocínio se assemelha ao do colega brasileiro. Injeção de dinheiro em projetos de categoria de base, exposição na marca, etc. Até aí, nada demais.

    Não fosse, porém, um acordo de naming rights do St. James’ Park, o estádio do Newcastle, e a história seria a mesma de sempre. Só que a grande graça da história é que o Wonga decidiu fazer com que o St. James’ voltasse a ser o St. James’ (leia detalhes aqui).

    Numa época em que discute-se, mundialmente, a estratégia de nomear estádios e ginásios para a prática esportiva, o banco Wonga vai na contramão e decide abrir mão de batizar o tradicional estádio do Newcastle. Não há jogada de marketing mais genial do que essa.

    Em primeiro lugar, o naming right, em estádio de futebol, é uma propriedade eficiente para estádios novos. Quando uma marca decide dar o nome a uma arena, o maior risco que existe é ela já ter uma história e, quase sempre, um apelido. Ainda mais no Brasil, em que o estádio do Corinthians já virou Itaquerão quando ainda era só um projeto, essa diferença cultural tem de ser levada em conta. Somos um país que adora colocar apelido em tudo o que vê. E, por isso mesmo, é mais difícil uma propriedade de naming right “pegar”.

    Em segundo lugar, é preciso estudar a cultura da torcida envolvida na “compra” do estádio. Em fevereiro, quando o Newcastle havia fechado acordo com a Sports Direct para o St. James’ chamar-se “Sports Direct Arena”, um torcedor chegou a ser preso por pintar um muro do estádio em protesto contra a mudança de nome.

    Em terceiro lugar, é fundamental estudar a conjuntura do esporte naquele lugar em que a propriedade vai ser adquirida. No caso da Inglaterra, a ação do Wonga talvez seja ainda mais eficiente do que o próprio patrocínio em si. A entrada dos megainvestidores nos clubes têm feito com que o torcedor “tradicional” questione cada vez mais a transformação do futebol em negócio. Ao abrir mão de dar seu nome ao estádio, o Wonga traz um benefício direto para o torcedor do Newcastle, gerando uma simpatia que vai muito além do que o simples fato de injetar dinheiro no clube.

    No fim das contas, provavelmente o Wonga conseguiu fazer o melhor acordo de naming right do mundo. Afinal, a marca já está estampada na camisa do Newcastle. Como já dito por aqui, o grande benefício que uma empresa tem ao comprar essa propriedade não é ter o direito de ser lembrada quando se fala no nome do estádio, mas poder usar o local para uma série de ações. Nomear a arena é mais uma consequência da compra dessa propriedade de patrocínio.

    Em tempos de debate sobre patrocínio a estádios no Brasil, o caso da Wonga abre um belo ponto de interrogação para quem quiser fazer uma ação consistente de marketing a partir da compra de naming rights de uma arena. Será que não é mais negócio comprar a propriedade mas abrir mão do uso dela em benefício do consumidor? Não dá para se passar uma mensagem mais verdadeira ao se fazer isso?

    Marcos Ramalho

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  12. Tem muito assunto periférico sobre esse assunto. Somente a sua Prudência e perspicácia poderiam dar credibilidade a essa matéria. Independente de quem seja, temos que apoiar. O que precisamos é de alguma coisa pra fazer dinheiro de forma mais célere e também estimular a torcida. Aguardo notícias a cerca disso. Boa sorte.

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  13. ESSE ASSUNTO VEM DESPERTANDO CADA VEZ MAIS INTERESSE POR PARTE DA TORCIDA RUBRA. ESTÁ SENDO VISTO COMO A "VÁLVULA DE ESCAPE" PARA DAR GÁS A ARENA. MARCOS RAMALHO ESTÁ CERTO, MAS NÃO DESCOBRIU A PÓLVORA. O ATLÉTICO PARANAENSE JÁ USOU ISSO HÁ QUASE DEZ ANOS. O QUE SE PRECISA É TIRAR AS IDEIAS DO PAPEL E GERAR CONDIÇÕES DE COLOCÁ-LAS EM PRÁTICA. DÁ PRA SENTIR QUE A COISA ESTÁ PRÓXIMA. TOMARA...

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  14. Muito bom Medeiros! A sua coragem e entusiasmo são contagiantes. Siga arrebanhando parceiros de naipe para essa grande caminhada.

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  15. Paulo Maia, vc fez um comentário de babaca. Fala em códigos e solta o veneno. Profissionalismo não tem cor.

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    1. Querido anônimo, fiz esse comentário porque diversas vezes esse marketing profissional( não sabemos se vai ser ele). Que não tem cor, é verdade! foi zombado quase que diariamente neste blog.

      Falo em "códigos" não no anônimato, "código"
      esse muito bem entendido viu? inclusive pelo Dr. Medeiros. Relaxe!
      Paulo Maia.

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  16. O abc é o time de mais ação no RN,doa em quem doer...
    Muita AÇÃO TRABALHISTA

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  17. Grande e importante notícia. Sinal que a preocupação está em todos os lados. Concordo em profissionalizar. Boa sorte na escolha.

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  18. Naming Right...Que tal ARENA HEMOLAB AMÉRICA - Com esse nome não tinha jogador nenhum que não desse "sangue" pelo Mecão.

    Capitão América

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    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Magnífica essa daí !!!!!!!!!
      E sangue de Dragão, viu?
      Bom...alguns meses atrás viram o presidente de preto, aquele mesmo que parece um mamulengo, rondando o CT Abílio Medeiros.
      Agora, viram um guincho estacionado lá na frente do lamão, e as más línguas dizem que se tratava de algo relacionado a 'ações trabalhistas', coisa que a nossa gloriosa imprensa não divulga...
      Bom...tenho nada a ver com isso.
      Quero mais é que o nosso MKT entre com gosto de gás e tome ações que viabilizem cada vez mais rápido o erguimento da nossa arena.
      Camarada paulistano amigo meu disse que 'maquetes' da arena Palestra, do Palmeiras, estão sendo confeccionadas e vendidas á peso de ouro e não dá prá quem quer! E olhe que o Verde paulistano está uma baba. Não seria uma boa idéia?

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  19. Traduzindo do Vermelho de Paixão, que traduziu da Folha de SP.

    Empresa compra nome da Arena Fonte Nova por R$ 100 milões

    O estádio que receberá os jogos da Copa-2014 e da Copa das Confederações-2013 em Salvador irá se chamar Itaipava Arena Fonte Nova.
    O contrato pelos direitos do nome da Fonte Nova custará R$ 10 milhões por ano até 2023 -R$ 100 milhões- ao Grupo Petrópolis, do Rio, que controla a Itaipava.
    A ideia é fortalecer a marca Itaipava no Estado. A companhia está instalando uma fábrica em Alagoinhas (a 108 km de Salvador), onde já existe uma unidade da rival Schincariol. Um acordo semelhante para batizar a Arena Pernambuco está sendo costurado pela Itaipava.
    Nos períodos de competição da Fifa neste e no próximo ano, o nome não poderá ser usado. A entidade é patrocinada pela cervejaria norte-americana Budweiser.
    A inauguração da arena será no próximo domingo com o clássico entre Bahia e Vitória. Todos os cerca de 41 mil ingressos foram vendidos.
    O estádio era espaço público e se tornou PPP (parceria público-privada) em 2009, quando o consórcio formado por OAS e Odebrecht venceu a licitação para a construção. O presidente do consórcio, Frank Alcântara, afirma que não vê problema em ter a arena associada a uma marca, "seja ela qual for".
    O Estatuto do Torcedor veta a venda de bebida alcoólica nas praças esportivas do país. No domingo, haverá venda de cerveja sem álcool.
    A Lei Geral da Copa, sancionada em junho de 2012 pela presidente Dilma Rousseff, liberou a comercialização de cerveja no Mundial e na Copa das Confederações.

    Da Folha de São Paulo

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  20. Quem ouviu a entrevista de Eduardo Rocha na IntertvABC, ficou encantado com os projetos que virão em favor do MECÃO. Arena América será uma das maravilhas do nosso estado e orgulho de todo torcedor inteligente, bem amado e feliz. Parabéns a Eduardo Rocha e o Sr. José Medeiros pelo amor ao mecão e fazer feliz a MAIOR TORCIDA DO RN.
    Alguns trechos deixaram Santos Netoabc sem ação.

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  21. Quais são os projetos amigo? Infelizmente não tive a oportunidade de ouvir a entrevista. Seria interessante também que disponibilizassem novas fotos do andamento da obra, tem muita gente impaciente no site da arena américa.

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