5 de fevereiro de 2013

Minha casa, minha vida


Amigos,
Vejam esse texto escrito por PVC - Paulo Vinícius Coelho - que transcrevo da coluna da Folha de São Paulo, sobre os estádios da Copa. 

Minha casa, minha vida
O futebol brasileiro sempre lamentou ter estádios velhos. Resta saber se os novos não serão um castigo
O Atlético enfrenta o Cruzeiro na reabertura do Mineirão, hoje, mas não vai usar o mítico palco como sua casa nos próximos anos. Quer independência.
A frase explica a escolha do novo lar, o estádio Independência, e também a tentativa de arrecadar mais, sem depender da Minas Arena, concessionária do novo Mineirão.
O Cruzeiro jogará lá sempre. Pelo contrato assinado, tem obrigação de fazer do Mineirão o seu estádio. Terá direito a explorar dois camarotes, um bar temático e um museu. Fora isso, o lucro de 98 camarotes, 58 bares e um restaurante será todo da concessionária.
Ao Cruzeiro cabe a arrecadação de 54 mil dos 62 mil lugares (87%). "Eles vão arrecadar menos do que o Atlético-PR, que tem seu campo", critica o presidente rival, Alexandre Kalil.
Gilvan Tavares, presidente do Cruzeiro, discorda. Mas um diretor do clube disse reservadamente, nesta semana, uma frase importante: "Nos anos 60, o governador Magalhães Pinto construiu o estádio e deu ao futebol de Minas. O governo atual tirou. O Mineirão agora tem de dar lucro, e o futebol vai pagar".
No mundo inteiro, leva vantagem quem consegue fazer de seu estádio fonte de receita. Pode ser estádio público, mas é necessário no mínimo dividir o resultado. Na Itália, Milan e Inter invejam a Juventus, única equipe proprietária de sua própria casa. "Não temos dúvida de que nossa arena será nossa maior fonte de renda", diz o presidente do Corinthians, Mario Gobbi. O Corinthians é o clube de maior faturamento no Brasil -projeta R$ 330 milhões neste ano.
O Atlético confia no edital de licitação para jogar no novo Mineirão quando quiser. Mas só quando quiser. Pode requisitar o estádio e mandar as partidas grandes, contra Cruzeiro, Flamengo, Corinthians... Precisa avisar com antecedência e arrecadará 87% da bilheteria, como o Cruzeiro.
Os jogos médios e pequenos serão no Independência, com direito a 45% da receita das lojas e 100% dos jogos -R$ 6 milhões estão garantidos com vendas de camarotes.
A questão não é mineira. É nacional. A privatização do Maracanã pode causar o mesmo problema para Flamengo e Fluminense.
Por muitos anos, o futebol brasileiro lamentou ter estádios velhos, verdadeiros poleiros para seus torcedores. A questão agora é saber se as novas arenas atenderão ao futebol. Ou se serão um castigo para quem fizer questão de manter a tradição de jogar nelas.

24 comentários:

  1. Todo cuidado é pouco, estão usando o América como moeda de troca. Querem nos empurrar um elefante branco goela a baixo para defender unicamente seus interesses particulares. Um verdadeiro picadeiro isto tudo. Força Medeiros, nosso líder da resistência e bolsão de caráter neste mar de lama

    ResponderExcluir
  2. Comé que é? Ainda tem gente pensando nisto. Acorda minha gente! Temos nosso estádio construido com dinheiro da torcida, bota a boca no trombone, Dr. medeiros!

    ResponderExcluir
  3. Isto serve pra os céticos, que querem por força e não por vontade da torcida e de parte da diretoria, jogar na arena das dunas, quem viu o borderô da partida inaugural da arena castelão, viu que de uma renda de quase 500.000,00 - 70% foi de despesas, e o mais incrível, é que depois de subtraída todas as despesas de campo ainda apareceu uma despesa administrativa de 180.000,00 - o que vai acontecer a qualquer clube do rn, que jogar na arena das dunas, se o adversário não for um flamengo ou outro time de grande porte, vai pagar pra jogar.

    ResponderExcluir
  4. Nomes aos bois, meu doutor!

    ResponderExcluir
  5. Amigos, por favor leiam, é interessante e é a nosso favor este artigo:

    Nossos clubes deveriam ter os seus próprios estádios
    Ótimo artigo do Henrique Portugal (Skank), no Superesportes, onde ele aborda a questão dos estádios particulares dos clubes, pegando o Olímpico do Grêmio, como um dos exemplos. Concordo plenamente com ele e entendo que Atlético e Cruzeiro já deveriam ter os seus próprios há muitos anos. * “Nosso estádio” - Acabei de ver uma matéria sobre a nova arena do Grêmio, que foi inaugurada no início de dezembro. Isso me fez pensar sobre a nossa relação com os estádios de Belo Horizonte e também aqueles em que estivemos na nossa peregrinação pelos últimos dois anos. Jogamos durante bom tempo na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, jogamos em Uberlândia, no belo Parque do Sabiá; fomos muito bem recebidos no Melão, nos ótimos jogos recentes em Varginha. Mas ainda fico em dúvida quanto a essa parceria com o Mineirão. Há 15 dias estive em Porto Alegre. Quando estava pousando na capital gaúcha, vi que o futuro estádio do Grêmio fica perto do aeroporto. O clube fez parceria com uma construtora, pela qual entregou o Olímpico e ganhou o novo. Até que provem o contrário, pareceu-me um grande negócio para o clube. Há quatro anos tive a oportunidade de visitar o San Siro, em Milão. O estádio é ótimo, mas como a gestão é feita pelo Milan e pela Internazionale, é praticamente um território neutro. Não existe respeito e adoração por ele. Então, o que eu quero? "Quero poder sonhar e falar que esse estádio é do meu time. Quero um lugar onde fiquem os troféus dos títulos, fotos e referências históricas. Hoje não há um lugar em que o torcedor do Cruzeiro possa ver a taça da Libertadores, as da Copa do Brasil e tantas outras. O estádio é um lugar onde os torcedores precisam se sentir em casa para mostrar todo o seu carinho pelo clube. O time, para exercer o seu mando de campo, precisa ser acostumado às dimensões do campo, ao vestiário, ao grito da torcida, e conhecer os atalhos do gramado. Isso faz muita diferença. Não quero escutar de outros torcedores que eles podem jogar no Mineirão quando quiserem. É o mesmo que você morar num apartamento alugado e alguém chegar e dizer que vai entrar na sua casa na hora em que quiser. Confesso que fico com inveja dos times que têm o próprio estádio. O da Bombonera, em Buenos Aires, tem os rostos dos principais nomes da história do Boca Juniors gravados na fachada. O Camp Nou tem um museu enorme contando a história do Barcelona. O Coritiba tem um belo memorial no Couto Pereira. No Estádio da Luz, em Lisboa, além de imensa loja do Benfica, é possível conhecer toda a história do clube.

    * http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/colunistas/henrique-portugal/2012/10/30/coluna_henrique_portugal,233058/nosso-estadio.shtml

    Agora meus amigos observe esta parte do artigo onde diz:

    "Quero poder sonhar e falar que esse estádio é do meu time. Quero um lugar onde fiquem os troféus dos títulos, fotos e referências históricas e tantas outras. O estádio é um lugar onde os torcedores precisam se sentir em casa para mostrar todo o seu carinho pelo clube. O time, para exercer o seu mando de campo, precisa ser acostumado às dimensões do campo, ao vestiário, ao grito da torcida, e conhecer os atalhos do gramado. Isso faz muita diferença".

    Agora pergunto, se houver parceria com a Arena das Dunas poderemos colocar nossos troféus, fotos históricas, fazer valer o mando de campo e etc? Não. Queremos um lugar onde qualquer um "Diz, eu jogo lá quando quiser"? Não. (CB JUNIOR)

    ResponderExcluir
  6. Essa Copa veio foi para prejudicar ainda mais os nossos clubes e cadê o progresso de 50 anos em 5 que viria para a nossa cidade???

    ResponderExcluir
  7. Ainda tem lunático querendo jogar na Arena das Dunas!!!

    ResponderExcluir
  8. Sabemos que tem gente disposta a tirar proveito de qualquer coisa. As pessoas que são contra a construção da Arena do América, só penso que tem outros interesses.

    ResponderExcluir
  9. Pois é Dr. Medeiros. Que sirva para abrir os olhos daqueles "lunáticos" como bem disse o amigo do comentário acima... a melhor saída para o América é a sua própria Arena!!!

    ResponderExcluir
  10. Desde muito tempo que venho desconfiando que estão querendo fazer da nossa arena uma moeda de troca!Ora,para quem achava que era desnecessário o américa ter um estádio e hoje aprova correndo por fora,dá prá desconfiar.
    Queremos nossa arena no nosso terreno e não fazer do que é nosso uma moeda de troca unica e exclusivamente por interesses pessoais!
    porque será que não arredaram o pé fazendo o carnatal aos trancos e barrancos no mesmo lugar dos anteriores tendo um projeto para mudar de local?Lògico que tinha alguém de olho na arena das dunas!Só um doido não viu que era melhor ter prejuízo hoje e manter a aparencia,para abocanhar o filé no ano seguinte com o elefante branco construído!
    Mas a torcioda do mecão quer a nossa arena no que é nosso!E nossa honra não tem preço!

    ResponderExcluir
  11. Cadê os lunáticos que tanto defendiam a demolição do Machadão? Aqueles que achavam que esta copa seria do dinheiro privado? E agora José? O governador do distrito federal tirou mais de 200 milhões de reais da SAÚDE para aplicar no estádio. Cadê o famoso legado que a copa deixaria? Um ano após a copa queria ver se o Sr. Demetrius, a Sra. governadora e tantos outros que cometeram o crime hediondo da demolição do machadão estariam em frente uma câmera de televisão para exaltar os benefícios da Arena das Dunas. É esperar para ver....

    ResponderExcluir
  12. Tem gente que tem interesse em jogar em lagoa nova.
    Seja por comididade, seja por interesse (carnatal???, seja por falta de amor proprio, ou seja por filha da putice mesmo!!!
    Temos que fazer pressão...

    ResponderExcluir
  13. Dr. Medeiros pelo andar das obras agente joga o próximo estadual na arena america? O dinheiro que tem da pra construir realmente o que?exemplo:arquibancadas quantos lugares,quantos camarotes,quantas cadeiras,bares e banheiros,etcc..e o material de acabamento e de primeira qualidade? Parabens pela luta.
    Otacílio Augusto Rebouças de O. Soares

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só depende de nós Otacílio. Se as correntes contrárias forem anuladas e o fluxo de caixa seguir nesta pisada, teremos a inauguração muito antes do que imaginamos. Quanto aos detalhes e quantificação da obra prefiro nenhuma promessa a não ser nosso compromisso e luta incessante pelo objetivo de todos os que amam o América.

      Excluir
  14. Demoliram o Machadão, uma bela escolinha/creche e o cartódromo. Grande crime que a população de Natal deveria, junto com o Ministério Público, punir a ganância e a falta de escrúpulos aqueles que contribuiram para tamanho absurdo.

    E CADÊ OS 50 ANOS DE PROGRESSO EM 05????????????????

    ACORDA BRASIL!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  15. QUEREMOS VER A NOSSA ARENA AMÉRICA PRONTINHA.

    Caro Dr. Medeiros, por favor, coloque fotos da maquete para a gente visualizar cada vez mais nosso estádio e fazer as correntes de energia positiva e a vontade do povo americano soprar em nosso favor.

    ARENA AMÉRICA JÁ!!!

    Ass: AMERICANO DESDE OS ANOS 70

    ResponderExcluir
  16. Concordo com o Rafael!
    Temos que fazer pressão e erguer nosso estádio no que é nosso!
    Essa de trocar de local só vai favorecer quem tem interesses pessoais no elefante branco das dunas,que custará uma fortuna com manutenção.
    vejam quanto custou uma rodada dupla pela copa do nordeste lá no castelão de fortaleza!
    Depois que encherem os bolsos com carnatal,quem é que vai sustentar aquela estrutura?

    ResponderExcluir
  17. Estou vendo muitos poetas, pessoas atacando o carnatal. Dr. Medeiros, o senhor dabe que esse mesmo carnatal, patrocinou o América durante seis ou sete anos. Mais ou menos três milhões de reais, viu rafael e domiciano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, nao sabemos quanto o Carnatal colocou dentro do américa! Pelo menos pra torcida nao foi divulgado. O que sei é que os que fazem o Carnatal estao fazendo corpo mole com nossa Arena, principalmente Ricardo Bezerra que insiste em jogar na Arena das Dunas e é contra estadio proprio. O que pensar disso??

      Excluir
  18. Rapaz jogar na arena das dunas só intereça a poucos e afins, pronto falei, essas aves de rapina que se importam unica e exclusivamente com o proprio bolso. Jomar Jackson Vital Leal.

    ResponderExcluir
  19. Anônimo,deixa de ser babão!O que o carnatal botou dentro do américa foi mixaria em comparação ao que ganham.E quanto foi que tirou,tú sabe?
    Eu não queria nem que o tal carnaval fora de época que só gera transtorno e fedentina para a população botasse dinheiro no clube não,bastava que tivessem a boa vontade de botar um pouquinho do marketing que divulga o evento á favor do américa!Só isso.Porque não promovem e exploram a marca do clube ao invés de colocar mixaria?Porque se botar dinheiro tem-se a desculpa de poder pegar de volta e marketing SÒ promove o clube.Entendeu ou quer continuar fazendo papel de cego?

    ResponderExcluir
  20. Esse pessoal que são contra a construção da Arena América só pensa em primeiro lugar eles, depois é que pensam no AFC, se é que pensam, porque o verdadeiro americano ele passa por cima da pau e pedra e busca os interesses do AFC. Agora tem uma coisa, se esse pessoal for mesmo o que eu tô pensando que são e que alguns aqui já citaram. São poucas as pessoas, talvez se resuma 4 ou 5 pessoas, e pelo visto não é a maioria, existe no conselho uns 300 conselheiros e não acredito que os tais irão perder para uns gatos pingados. O conselho tem que fazer valer a soberania, ele tem que ser soberano, sob pena de se rasgar o estatuto e cair na desgraça total, e ali imperar a desordem e o desrespeito, onde a moralidade não mais existirar. Agora havemos de perguntar de como é que alguns dominam uma massa? Será que existem mais outros que acompanham a linha de raciocínio deles? Aliás, não sei nem se é raciocínio uma idéia dessa, ou se é conseguem crime premeditado, onde pensam em "MATAR" o sonho de todos os Americanos em detrimento de uns lunáticos carnavalesco que no princípio eram contra a derrubada do Machadão e agora se aliam aos tais pra levar a ruína e miséria total do maior clube do estado do RN e um dos 4 maiores do Nordeste. Vamos a luta até o fim, vamos fazer valer a soberania do Conselho, vamos fazer valer os interesses da maioria, vamos fazer valer a nossa existência, vamos fazer valer a honra, a história, a moral, a verdade, a glória, a soberania, a vida, a sobrevivência dos demais clubes(todos dependem de nós), o centenário do clube e principalmente a respeitabilidade de uma instituição quase centenária, repleta de glórias, e não será nenhum "bate estaca" que vai tirar a vontade de uma nação chamada AMÉRICA FUTEBOL CLUBE, clube este de maior tradição, de maior orgulho no cenário local como nacional, clube este saiu do Mineirão com 75 mil pagantes e mais 23 mil no Independência de um Dois a zero para um dois a dois histórico que estão escritos nas mentes e nos meios de comunicação do futebol Potiguar e Mineiro, e porque não dizer do Brasil, tendo em vista que foi transmitida para todo o Brasil pela rede globo de televisão, canal aberto em uma tarde memorável onde todos os potiguares sentiram o orgulho de um feito grandioso e não aquele ganho por um timeco que enfrentou umas tranqueiras, onde só o Salgueiro deu 10 pontos ao time de Pium, e hoje se orgulham de um título que nem mesmo eles querem mais. Perguntem a qualquer torcedor de pium se ele quer ser bi-campeão da C? Pois, pra ser terá de cair. Dr. tô pro que der e vier, vamos unir nossas forças e eliminar os paquidermes disfaçados de dragão. (CB JUNIOR)

    ResponderExcluir
  21. Caro Dr Medeiros o senhor e o Augusto Varella são os legitimos representantes da nossa torcida Vai chegar uma hora que tem que jogar essa raça que é contraria ao bem do América pra serem desmascarados logo diante toda a torcida, o Dr Jussie Santos tem grandes serviços prestados ao América e pra mim ele não representa nenhuma ameaça pq ele deu a cara a bater sempre foi explicito sua posição contraria desde 1998 quando ele venceu pela construção do ct em parnamirim, o que me preocupa é esses safados que estão atrapalhando na surdina esses sim tem que jogar e rasgar logo pra torcida ir em cima deles. JOMAR JACKSON VITAL LEAL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Severino, não sou babão de ninguém porque vivo do meu trabalho. Mas idiota como você que não ver o carnatal como patrocinador há muito tempo eu não sou. Tu acha que o carnatal ainda precisa divulgar uma festa de vinte anos? Raciocina menino buchudo.

      Excluir