5 de março de 2013

Ipsis litteris

A pedidos de alguns participante da reunião de ontem, transcrevo com as mesmas letras meu discurso proferido no América Futebol Clube.


Caros amigos americanos
Manda a boa regra da oratória que discurso bom é discurso curto, alto e que todos possam entender. Sosseguem, seguirei estas regras.
Depois da tão necessária apresentação do cronograma físico-financeiro coube a mim algumas palavras de reafirmação do nosso compromisso a todos aqueles que sonharam nosso sonho. Fiquem tranquilos,  não há mais sonho. A nova realidade que já toma corpo e forma no sagrado solo do Abílio Medeiros – a nossa tão desejada Arena América - desabrocha!
Sabíamos que não seria fácil, tínhamos consciência das dificuldades inerentes a uma obra deste porte, das limitações orçamentárias, das correntes contrárias, mas também sabíamos que a nossa vontade e, acima de tudo, nosso amor pelo América Futebol Clube, e unicamente a Ele, nos daria força para superar todas essas adversidades.
Começamos sem um centavo sequer, apenas uma idéia, um projeto, a confiança em nós depositada e a certeza que poderíamos contar com todos vocês  que, da mesma forma que nós, sabiam da importância estratégica de ser possuidor de um estádio próprio.
Desnecessário lembrar a derrubada do Machadão, a ameaça real de termos que jogar em outro Estado, as humilhações que passamos a mendigar guarita na casa do maior rival, a forma jocosa que somos tratados como sem tetos, como time itinerante. Tudo isto senhores, aliado ao nosso orgulho de torcer pelo maior clube de futebol do Rio Grande do Norte, não nos abalou. Ao contrário, serviu de força propulsora para talvez a mais vitoriosa história de vendas desta cidade. Em pouco mais de 48 horas vendemos 126 camarote, seguramente o mais caro metro quadrado da cidade e sem nenhuma elaborada campanha de vendas.
Tínhamos agora a idéia e as condições para iniciar – começamos!
Etapa à etapa seguimos em frente, os pilares já apontam para o céu de Parnamirim, cravados no solo do Abílio Medeiros feito aríetes a derrubar as muralhas do pessimismo e descrença. Mais dez, segundo informação da construtora responsável, esta semana se juntarão a eles, todos aflorando do chão, palpáveis, visíveis, imponentes, todos com função definida seguindo as especificações técnicas e, principalmente, com a responsabilidade de apoiar arquibancadas e camarotes que embalarão, feito colo materno, a imensa torcida americana.
Queria nesta hora, sem a pretensão de me intrometer na área técnica, pedir a atenção de todos para seguramente o mais importante de todos estes pilares. Louvo aqui o pilar principal, a pedra angular, a viga mestra, o contraforte (peça responsável a dar estabilidade à construção), o muro de arrimo, a fundação segura, alicerce calçado numa história do saber, do direito, do caráter e amor a este clube. Falo deste pequeno gigante chamado José Vasconcelos Rocha que temos o orgulho de, com ele cerrar fileiras nesta cruzada vitoriosa chamada Arena América. Nele confiamos, com ele, se Deus quiser, inauguraremos nossa casa.
Por fim, e seguindo os ditames da boa oratória, que nem de longe possuo, encerro desta forma:
Curto: não abriremos nem um milímetro desta realização.
Alto: continuaremos firmes, inabaláveis às intempéries e humores, não estamos aqui para brincar com o sonho de tantos, muito menos caçar bruxas.
Bom entendimento: o tempo e capacidade da Arena América só depende de nós. Vamos nessa torcida americana, vamos construir nossa casa!
Obrigado.

33 comentários:

  1. Parabéns Comandante, os americanos investidores confiam em voce.

    ResponderExcluir
  2. elo, simples, direto,curto e emocionante, parabéns Dr. Medeiros, em nome da nação americana o meu muito obrigado e os sinceros agradecimentos pela bravura juntamente com o Dr. José Rocha. Fez me lembrar aquele filme chamado 300, a bravura deles não foi e nunca será diferente da bravura dos senhores, vamos a luta, é difícil, mas não impossível. Dr. Medeiros eu tenho uma ideia para que possamos construir a outra parte restante, é colocar mais camarotes e vender, só tem um problema, pode ser que o sol bata no camarote, mas pra quem já tá acostumado com tanto sol lá em goianinha não será problema, é vender os camarotes por um preço mais acessível, aposto que não vai faltar quem queira. (CB JUNIOR)

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Dr. Medeiros, parabéns pela excelente e esclarecedora reunião, onde foi colocado claramente o cronograma físico-financeiro da obra, não deixando dúvidas sobre nosso orçamento/arrecadação para entregarmos os 10.000 lugares dentro do prazo programado e contratado.
    Fica evidente que com ações de marketing bem planejadas, poderemos antecipar muito a entrega da capacidade inicial da Arena AMErica e até a ampliação para 15 ou 20 mi lugares. Temos que trabalhar, adiantando etapas, para que possamos utilizar o estádio o mais rápido possível, permitindo assim a arrecadação da taxa de manutenção em favor da Arena AMErica, para que possamos empregar esse recurso nas ampliações do estádio.
    Se todos trabalharmos com um único objetivo, colheremos frutos ainda em 2014, sem precisar pagar para jogar em campos alheios. Só depende de nós.
    E o seu discurso... sem comentários. Acho que o Sr. precisa ir para o vestiário antes dos jogos fazer palestras motivacionais para os jogadores. kkkkkkkkk

    Erismar MEDEIROS

    ResponderExcluir
  4. VALEU MEDEIRÃO, VC DÁ PRA SER POLÍTICO, KKKK
    UM GRANDE ABRAÇO
    ZÉ AMARGO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este negócio de dá não é minha praia, caro Zé Amargo...

      Excluir
  5. Sábio, curto e grosso. Se dar não é o seu negócio, vemos que ENTREGAR será a sua marca. Entregar a todos os americanos a sua Arena. Parabéns, extensivo àqueles que estão ao seu lado neste propósito.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. Excelente Dr. Medeiros! Conversei com alguns colegas donos de camarotes e cadeiras e a apresentação do cronograma de forma transparente e real foi muito positiva. Agora é marketing pesado para angariar mais recursos. Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Brilhante Medeiros, brilhante...
    O único inconveniente da reunião foi um certo pau mandado que nem sabia o que dizia e foi querer tumultuar a reunião. Esse o Barretão calou a boca. O outro foi o camisa amarela que quiz pegar no pé do conselho e levou dois coices, sendo um do Barrtão, que parece ser cabra macho e o outro do pequeno grande Zé Rocha. Senti firmeza e observei que ninguém vai passar por cima do Conselho Deliberativo. Sigamos em frente.

    ResponderExcluir
  8. Palavras que emocionam o mais humilde torcedor. Vamos construir nossa casa. Vamos para a luta. Levantai torcedor e marchemos para o nosso estádio.

    ResponderExcluir
  9. Palavras profundas e verdadeiras. Adorei Medeiros, adorei...

    ResponderExcluir
  10. Foi ótima essa reunião. Melhor ainda foi a marcação da próxima para o dia 4 de abril. Estarei novamente presente. Gostei da garra de José Rocha para defender o conselho quando foi insultado. O rapaz do estádio de Ceará Mirim também me pareceu seguro. É tocar o barco, ou melhor, a Arena América. BORA MEU MECÃO!

    ResponderExcluir
  11. Melhor impossível essa reunião. Muita gente, muita objetividade e fiquei satisfeito. O negócio é animar a torcida porque o time tá uma M. Precisamos de marketing e da força da torcida. Só assim chegaremos a um estádio digno do Mecão.

    ResponderExcluir
  12. Dr. Medeiros, bom dia.
    Parabéns pelo discurso(explanação). Fico feliz pelas sábias palavras e pela constatação do respeito que o Senhor tem pelas opiniões e desejos dos seus admiradores quanto a questão da realização do sonho da Arena Dragão.

    ResponderExcluir
  13. ASSUNTO: FUTEBOL

    - Será que é uma boa mesmo a volta do Roberto Fernandes? Achei ele muito desinteressado na Copa do Nordeste e sem comando no time. Nos jogos via ele sem vibração como quando chegou ao América e sem falar nas substituições absurdas que ele fez no Nordestão. Sei não, talvez seja melhor sangue novo. A vantagem de RF é que ele conhece um pouco o América e parte dos jogadores.

    ResponderExcluir
  14. Depois de ler alguns comentários fui me informar melhor e soube que o pega pra capa foi logo contido pelo Presidente Zé Rocha. O Presidente Hermano como sempre foi muito prudente e conciliador. O fato é que a expectativa para a reunião de terça é grande. Há quem garanta que o Padangue desafie o conselho e exija o contrato com a OAS. O Presidente da FNF já botou os dois pés nesse negócio. É tanta opinião contrária a Arena que eu me assusto. Mas louvo sua palavras e rogo para que a Arena tenha êxito. As dificuldades virão, inclusive o "fogo amigo", mas a demonstração de fé e luta dada ontem animou quem viu. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  15. Medeiros, faltou só vc botar aquela foto de Zé Rocha com os pilares...
    Muito inteligentes e fortes as palavras. Conte com toda a torcida americana.

    ResponderExcluir
  16. SOU TOTALMENTE CONTRA ESSA REUNIÃO DO CONSELHO PARA DEFINIR O ESTÁDIO. NÃO EM CABIMENTO. QUEM VAI TER A SEGURANÇA DE SER PRESIDENTE DO AMÉRICA A PARTIR DISTO? ESTOU MUITO CHATEADO COM AS BESTEIRAS SUCESSIVAS DE PADANG, MAS ESTA REUNIÃO É UM DESRESPEITO E PODE ABRIR PRECEDENTES PERIGOSOS PARA O RESTO DA HISTÓRIA DO CLUBE. SOU CONTRA. O CONSELHO TEM QUE SE REUNIR PARA VER COMO ACELERAR A NOSSA ARENA E COMO AJUDAR O FUTEBOL NO MOMENTO.

    ASS: ANTONIO CESAR DINIZ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. Até onde eu sei, o regime no América é presidencialista. O fato do presidente estar fazendo uma besteira atrás da outra não lhe tira as prerrogativas de comando do clube. Se o mandatário definiu que jogaremos no Nazarenão, acho que não devemos ficar dando palanque para representantes de estádios já descartados fazerem lobby. Isso só serve para desmoralizar o Presidente (seja ele quem for) e jogá-lo contra a torcida. Não vejo como essas atitudes possam contribuir para o bem estar americano. Sinceramente, enxergo esse comportamento como uma conspiração pública (se é que isso existe). No futuro, alguns dos partícipes desse nefasto processo podem vir a comandar o clube e imagino que eles não irão gostar nem um pouco de ver o seu comando posto em xeque com tanta frequência. Só lembrando: na hora de assumir a chefia do clube é um tal de "nego" se escondendo pra tudo quanto é lado: "vou não, posso não, minha mulher não deixa não...", mas na hora da detonação pública do mandatário os caba botam pra lenhar. Concluindo: minha preocupação é com a figura institucional do Presidente do América. Não conheço Padang e discordo da maioria das decisões administrativas tomadas por ele neste ano.

      Excluir
  17. PEDRO HENRIQUE disse:

    Por causa de pessoas como Dr.Medeiros e o grande Zé Rocha, que a cada dia que se passa acredito ainda mais no nosso CALDEIRÃO...

    NÃO É UM SONHO,É UMA REALIDADE...

    ResponderExcluir
  18. Qual é a desse tal de José Rocha? Ele fez muito pelo América? Fez! Ninguém duvida. Está lutando a frente por nossa ARENA AMÉRICA? Está e muito devagar por sinal. Então, sr. José Rocha, cadê os planos de marketing e de ação para levantar essa Arena? Cadê as parcerias, os patrocínios? Cadê garotas propagandas e ex-ídolos para usar como propaganda da Arena e levantar recursos e mais recursos? Enquanto isso no futebol estamos levando chumbo atrás de chumbo.
    ALÔ SR. PADANG, REAJA, CARA, QUEREMOS UM TIME BICAMPEÃO
    ALÔ SR. JOSÉ ROCHA, SE MEXA, HOMEM, QUERO JOGAR NA ARENA EM 2014 (COM MAIS DE 10 MIL LUGARES).

    Arturo Braga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arturo
      Talvez algumas destas perguntas deveriam ser para o executivo. Não foi por falta de solicitação que as coisas andam devagar. Acorda rapaz, a presidência dia a boca pequena que é contra nossa Arena e para torcida pousa de bom moço.

      Excluir
    2. Desculpem minha gente, mas estou revoltando com tanta confusão no meu América que antes era símbolo de união, mas nos últimos 10 ou 15 anos só vejo confusão atrás de confusão. Então, como torcedor piolho do América, eu grito, eu acuso, eu exijo, eu coloco todo mundo na parede, pois sei que a torcida quer o seguinte:
      1. ARENA AMÉRICA para mais 10 mil pessoas já em 2014
      2. ARENA AMÉRICA prontíssima em 2015
      3. Jogar em Natal o mais rápido possível (na ARENA DAS DUNAS sim, mas sem contrato nenhum com tal da OAS) Gente a OAS é que está no desespero sem saber o que fazer com aquele elefante branco, então o América é que tem que se aproveitar disso e fazer o contrato do jeito que quiser, inclusive obrigando a OAS dar um alavanco na ARENA AMÉRICA.
      4. O PRINCIPAL: SER BICAMPEÃO ESTADUAL NESTE ANO.
      5. SIM, TEM MAIS : KLÉBER CAVALCANTI PARA PRESIDÊNCIA DO MECÃO EM 2014.

      Arturo Braga

      Excluir
  19. Não adianta Padang tentar qualquer manobra. Ontem graças a inocência de alguns, ficou claro que ele queria passar por cima do conselho e fechar direto com a OAS. Acabo de ver entrevista de Zé Vanildo na Band dizendo que o contrato é ilegal e não pode ser firmado. O que entendi dessa coisa toda é que o melhor caminho para a Arena América, na visão de José Rocha e Eduardo Rocha, seria o acordo com o Barreto. Se isso é tão importante para a Arena América e se a outra proposta não agrada aos que estão a frente da comissão o melhor é pensar no nosso estádio. PADANG, VEM SOMAR COM A NOSSA CASA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acordo com o Barretão só se for até o fim do ano de 2013 , não mais que isso.Esse "cara" pousa de bom moço , deve ser um "anjo". Enquanto isso , nosso público no Nazareno não chegou a 700 pessoas(ridículo e eu estava lá , como sócio que sou)e não me venham dizer q.é por causa de Presidente , time ,etc.é que o torcedor já não tem animo para ir para longe de Natal.Poderíamos sim jogar o estadual no Luíz R.Bacurau(bem mais perto)e que comportaria este público(2.500 lugares tranquilo),a série B (infelizmente) em Ceará-mirim,e em 2014 ficarmos aguardando a Arena América ou Arena das Dunas.Esta "jogada" de dizer que os adquirentes dos camarotes poderam utilizar os camarotes do BARRETÃO tá me cheirando mau.

      Crhistmas City

      Excluir
  20. REUNIÃO BOA É A QUE MUITA GENTE FALA. GOSTEI DO QUE VI E QUERO VER MAIS. OS MEMBROS DO CONSELHO QUE SE CUIDEM, POIS VEM PRESSÃO GRANDE POR AÍ. FIQUEM FIRMES E NÃO ABRAM MÃO DA NOSSA ARENA AMÉRICA.

    ResponderExcluir
  21. Prezado Dr. Medeiros,

    Sua coragem é contagiante. Força e fé para seguir em frente...

    ResponderExcluir
  22. Ta faltando muito marketing no arena américa, por isso os 5.000 lugares p/ 2013 não saiu

    ResponderExcluir
  23. Caros AMEricanos,

    Na condição de adquirente de camarote estive na reunião de ontem e fiquei satisfeito e confiante de que a construção da Arena América não tem retrocesso e que tudo só depende de nós torcedores e colaboradores.
    Estou convicto de que a continuidade da obra não ficará refém do humor desse ou daquele dirigente, nem de contrato que venha a ser firmado com o Barretão ou, até mesmo, com o consórcio ARENA DAS DUNAS/FNF/GOVERNO DO ESTADO. O que se deve ter em mente é que não podemos colocar "vaidades ou interesses pessoais" acima da Instituição AMÉRICA que é um patrimônio do povo e do futebol do Rio Grande do Norte.

    Herivelto Nobre

    ResponderExcluir
  24. Que o pres. do conselho é uma pessoa importante na vida do clube temos certeza absoluta. Mas que o presidente e a comissão técnica escolham o local para mandar os jogos. Goianinha 2013, Arena das Dunas a partir de 2014 e a continuidade da Arena América. Barretão nunca. Vamos perder quase um milhão de reais das taxas de manutenção dos camarotes e cadeiras, dinheiro que deixaria de ser aplicado na nossa Arena América. Ou seja, o barretão iria construir seus camarotes e cadeiras com o nosso dinheiro, viu? Acordem manés.

    Carneiro Sobrinho - Caraúbas - RN

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui tem de tudo.Tem manés, tem traíras do América, tem aqueles com contratos já assinados com a Arena das Dunas para espetáculos fora de época, tem inocente úteis, tem pau-mandados...
      Ovelha Primo - Carnaubais - RN

      Excluir
  25. O problema Herivelto, é que alguns torcedores sem conhecimento de nada e as vezes até conhecendo, difama a diretoria por não gosta de fulano ou sicrano. Só não deve-se perimitir é que algum contrato amarre o América a não jogar na nossa Arena depois de concluído. Existe também essa desunião que foi quem acabou com tudo, atravé de certos grupos que há algum interesse.
    Jackson Medeiros

    ResponderExcluir
  26. E a discordância é grande entre os Rochas e Jussier.

    ResponderExcluir
  27. Realmente aqui tem de tudo.Tem puxa-saco, tem ovelha vai com as outras, tem invejosos e frustrados, tem abcistas disfarçados e tumultuando, etc...
    Goianinha 2013, Arena das Dunas de Natal 2014 e a continuidade da Arena América.

    Carneiro Sobrinho - Caraúbas - RN.

    ResponderExcluir