14 de março de 2011

Círculo vicioso, Machado de Assis

Bailando no ar, gemia inquieto vaga-lume:
- Quem me dera que fosse aquela loura estrela,
que arde no eterno azul, como uma eterna vela !
Mas a estrela, fitando a lua, com ciúme:

- Pudesse eu copiar o transparente lume,
que, da grega coluna á gótica janela,
contemplou, suspirosa, a fronte amada e bela !
Mas a lua, fitando o sol, com azedume:

- Misera ! tivesse eu aquela enorme, aquela
claridade imortal, que toda a luz resume !
Mas o sol, inclinando a rutila capela:

- Pesa-me esta brilhante aureola de nume...
Enfara-me esta azul e desmedida umbela...
Porque não nasci eu um simples vaga-lume?


Este poema veio à minha mente ao ver o círculo vicioso de insucessos ininterruptos e abandono progressivo da torcida do América. Os pouco menos de quinhentos pagantes refletem este perigo e se um fato novo não for criado estaremos fadados a gemer inquietos por ter nascido Dragão (ou seria vaga-lume?)...

3 comentários:

  1. Amanhã tem reunião do Conselho, nós pobres torcedores contamos com sua presença vigilante, antes que os abutres acabem com tudo.

    ResponderExcluir
  2. Seria bom a contratação de um camisa 10 que chame bilheteria. Um cara que saiba ditar o ritmo do jogo, que saiba organizar o time, que venha para ser nosso ídolo.

    ResponderExcluir
  3. O jogo de domingo não poderia dar outro público. Quando começar o segundo turno e se começarmos com vitória, o público crescerá, com certeza. Temos que entrar para ganhar todos os jogos. Queremos este estadual a qualquer custo. Alô, diretoria, acordem e tragam bons jogadores para o Mecão. Gostei muito da contratação do goleiro Sílvio e do atacante Felipe Mamão.

    ResponderExcluir