15 de agosto de 2010

PROCURA-SE UM BODE (EXPIATÓRIO)

Um time, um grupo, uma empresa, uma nação não vai a lugar nenhum se não tiver uma liderança bem estabelecida e competente (não falei INcompetente). Leia-se líder dentro e fora do campo.

Quanto a "dentro do campo", se o Lula realmente estiver com o grupo na mão, como diz que está, isso importa. O que não pode é ser um grupo com atletas medíocres, como alguns jogadores que ele próprio indicou. Essa parcela de culpa é exclusivamente dele. Mas não devemos nos enganar achando que Lula Pereira foi quem levou o América à situação atual e que sua substituição trará o time para o G4 (de cima) e ao campeonato da Copa do Nordeste. Afinal, Lula é apenas o SÉTIMO técnico que o América tem em oito meses. A mudança de técnico agora vai nos levar àquele famigerado período de adaptação de cinco ou seis jogos, suficiente para levar a vaca para mais fundo e definitivamente no brejo.

E quanto ao "fora do campo", quem manda no América? O presidente? A diretoria? O Souza? Ou quem estiver presente na "reunião" do momento? Nesse aspetco, o América dá a impressão de está acéfalo, sem cara própria, sem personalidade. Muito cacique para pouco índio. Muitos egos hipertrofiados. Falta de compromisso e de amor ao clube. O reflexo disso tudo está no desempenho dos atletas, nas contusões misteriosas, nas internações no departamento médico, nas apresentações ridículas, na falta de gana.

Faltam ainda 25 jogos para o fim da série B. Três sucessos consecutivos colocar-nos-ia novamente na briga por um lugar melhor na classificação. A diretoria, no entanto, tem que deixar de ser diretoria - medusa de mil cabeças. O presidente tem que ser Presidente. Se não pode, não quer ou não tem tempo para isso, deixe o cargo para quem quer assumi-lo de verdade; o Lula Pereira tem que parar de só ver virtudes no que faz e focar principalmente seus próprios erros, corrigindo-os com habilidade e fazendo valer o salário que ganha do América.

Na qualidade de torcedor, não jogarei a toalha. Continuarei indo a TODOS os jogos do América aqui no Machadão, levando meu incentivo, meu grito, minha contribuição ao único clube que escolhi para torcer, e que acredito começará a sair desta fase já na próxima partida contra o Paraná, pelo Campeonato Brasileiro da Série B. Sem soluções mágicas, sem salvadores da pátria de última hora, como Ferdinandos ou Mexericas (com 35 anos de idade, não sei se este último será a solução para o problema do ataque do Mecão).

8 comentários:

  1. Muito interessante e oportuno o texto do colega torcenauta.
    Falou bem e falou bonito!

    ResponderExcluir
  2. Mexerica, embora tenha jogado em grandes clubes, parece não ter mais aquele fôlego que tanto necessitamos. 35 por 35, melhor voltar o Souza, que tem muito mais categoria. Alguns dias atrás, falou-se em Carlinhos Bala para um certo time da terceira divisão. Duvido que o América tenha cogitado esse jogador, que a meu ver era muito melhor.

    ResponderExcluir
  3. Não é uma questão de jogar a toalha, mas de reconhecer que estamos ruins. Não coloco a culpa no treinador Lula Pereira, talvez o único a "pagar o pato" - se é que a estas alturas ainda se encontra no América, mas na má qualidade dos Bergs da vida, que na cara do gol deixa de colocar a bola para dentro, numa defesa que já levou mais gol de bola parada do que qualquer outro time que esteja atuando nas séries A, B e C do brasileiro. A culpa, na minha opinião é da falta de colhões dos jogadores, que não honram a camisa que vestem. Quem sabe Eraldo, Alan Delon e outros que nos deixaram não foram suficientes profissionais para ver que ao lado daqueles que permaneceram não iriam a lugal algum. Enfim, continuo torcendo também pelo América, independente de onde e como ele esteja, mas sinto pela falta de profissionalismo daqueles que ficarão na história do clube como os que deixaram um time que nos dá orgulho nesta atual situação.
    Tarcísio Medeiros

    ResponderExcluir
  4. ZÉ MARIA EM TODOS ASPECTOS:
    desagregador;
    desinteressado;
    omisso;
    ultrapassado;
    e muito mais...

    ResponderExcluir
  5. Medeiros, eu como você não joguei a toalha e nem jogo. Nunca. NUNCA. Tambem continuarei a ir a TODOS os jogos, como sempre. Ontem levei falta por estar fora de Natal.

    Quanto ao sai, não sai de Lula Pereira tenho uma posição antiga e solitária sobre isso: Um clube como o America, com o orçamento reduzido que tem, nunca deveria contratar treinadores de mais de R$ 20.000,00. NENHUM DELES VALE ISSO. Vamos destinar o nosso escasso dinheirinho para a contratação de JOGADORES diferenciados. Como o Sr. Lula Pereira ganha mais do dobro desse valor nem devia ter vindo.

    ResponderExcluir
  6. Se Lula Pereira ganha mais de R$ 40.000,00, imaginemos quanto custa a sua multa rescisória!!! Por favor, NÃO SANGREM MAIS O MECÃO!!! Vamos deixar de falar em mudança de treinador, pois só quem sofrerá com isto será o nosso clube. ELE NÃO É O CULPADO.
    Tem gente falando que ele deveria exigir mais nos treinamentos. No entanto, o que vemos nos jogos é um time cansado no segundo tempo. Ora, como é que o treinador pode exigir nos treinos se os jogadores precisam descansar para se recuperar fisicamente entre os jogos??
    Enfim, a equação não é fácil de ser resolvida. O que parece ser fácil é meter o pau no treinador de plantão.
    A propósito, TAMBÉM NÃO SOU FAVORÁVEL A JOGAR A TOALHA! SE A TORCIDA JOGAR A TOALHA, O QUE FARÃO OS JOGADORES??? JOGARÃO ATÉ AS CUECAS PARA OS ADVERSÁRIOS.

    ResponderExcluir
  7. Nota de esclarecimento: não há multa rescisória no contrato deste treinador.

    ResponderExcluir
  8. Os Bergs da vida?
    amigo pelo amor de Deus Berg é um dos poucos que está se matando dentro de campo, acho injusto vc fazer esse tipo de colocação, nunca gostei do Berg mas esses ultimos jogos ele esteve bem em campo e outra ele não é atacante vc culpar Berg pelos gols perdidos é brincadeira... Com esse Ataque Cardiaco não vamos a Lugar algum...(ou vamos...)

    ResponderExcluir