16 de agosto de 2012

LEMBRANÇAS DE 1975



Todos nós gostamos de guardar com carinho as imagens das grandes vitórias de nossos clubes, mas lá na nossa memória também se intrometem – mesmo sem a gente querer e por toda a vida – assombrações de nossos piores desastres.
Concluído aquele jogo “inesquecível” de terça-feira, me veio imediatamente à lembrança uma tarde de domingo da década de 70 (31/08/1975), quando aconteceu outro desastre em circunstancias em tudo semelhantes. E aí vocês entendem o “inesquecível” do texto acima, porque 37 anos depois ainda estão vivas as lembranças daquele outro 3x4 desastroso.

A quarta rodada do Campeonato Brasileiro de 1975 marcava para Natal o jogo entre America-RN e São Paulo. Naquele ano, mais uma vez, o Mecão além de Bi-Campeão potiguar era o único representante do estado no Campeonato Brasileiro, reservando para a funerária – como quase sempre – a incômoda tarefa de torcer contra o futebol do RN.  Na época o Mecão tinha um dos melhores times que vi jogar em todos esses anos de fiel torcedor, sendo que nesse jogo a escalação foi: Sombra/ Ivan, Ademir, Odélio e Cosme/ Zeca e Humberto Ramos (Washington)/ Reinaldo, Santa Cruz (Pedrada), Elcio Jacaré e Ivanildo/ Técnico Sebastião Leônidas. Por algum motivo que não me recordo, deixaram de jogar dois titulares absolutos: o goleiro Ubirajara e o zagueiro Mario Braga. Para nos enfrentar o São Paulo trouxe a Natal uma de suas grandes formações com: Waldir Perez/ Nelsinho Batista, Paranhos, Arlindo e Gilberto/ Chicão e Ademir/ Terto, Serginho Chulapa, Pedro Rocha e Muricy Ramalho/ Técnico José Poy.
Agora vejam como a seqüência dos acontecimentos é parecida: O São Paulo abriu a contagem com Ademir (14’) e assim terminou o 1º tempo. No 2º tempo o Mecão virou pra 3 x 1 com gols de Santa Cruz (8’), Ivanildo (13’) e Elcio Jacaré (28’). E aí veio a “inesquecível” revirada do São Paulo com gols de Serginho Chulapa (35’), Ademir (39’) e Arlindo (42’). Lembro que naquele campeonato a vitória por um gol de diferença valia dois pontos e vitória a partir de dois gols de diferença, três pontos. Ou seja, fomos da glória da vitória de três pontos para a miserável derrota no finalzinho do jogo, nos mesmos sete minutos – como terça-feira.

Duas coisas nos servem de consolo para que deixemos para trás a noite de terça-feira: 1 – Eventos como esses parecem só se repetir de 37 em 37 anos, e sendo assim, teremos bastante tempo para nos preparar para o próximo; 2 – Lembrar que naquele Campeonato Brasileiro de 1975, o Mecão - como é de seu feitio e por isso reconhecido como O ORGULHO DO RN - teve mais uma excelente participação, quando, além de vencer o Vasco em São Januário, terminou essa primeira fase classificado em terceiro lugar a dois pontos do líder (Flamengo), a um do segundo (Grêmio) e deixando para trás times como: Figueirense, Santa Cruz, Goiânia, Portuguesa(SP), Vitória(BA), Santos(SP), Campinense e Sergipe.

Para finalizar digo - baseado nas lições que o passado nos deixou - que  devemos portanto seguir em frente, certos de que temos tudo para sacudir a poeira e dar a volta por cima!

2 comentários:

  1. Eu estava neste jogo. Ninguém esperava o SP virar, mas nenhum torcedor xingou os jogadores, nem o clube adversário, reconhecendo a superioridade técnica, mas nossos jogadores atuaram com raça e velocidade.

    ResponderExcluir
  2. ribamarnota10@hotmail.com17 de agosto de 2012 às 22:54

    Parabéns ao saudosista Márcio Medeiros,recordar
    é viver. Esta equipe foi uma das melhores da
    história do América.A jogada principal,era pela
    esquerda com Olímpio,Ivanildo e Hélcio Jacaré.
    Até hoje, a familia americana sentem saudades
    dos guerreiros do bi-campeonato 74/75/.

    Atenciosamente,
    saudosista
    Ribamar Cavalcante

    ResponderExcluir