3 de outubro de 2010

TÉCNICO COMO 190 MILHÕES

Por que um time que joga fora de casa tem que se valer apenas dos contra-ataques? Que lógica leva a isso?

Se o time se fecha e fica esperando oportunidades para contra atacar, o jogo será quase todo em seu próprio campo. Um bombardeio. As chances de levar um gol serão enormes, e as chances de fazer o seu gol serão mínimas. Água mole em pedra dura... É lei da probabilidade. Na minha ótica, o time visitante não pode ficar esperando as bombas caírem torcendo para que não caia nenhuma (ou muitas) na sua cabeça dura. Por outro lado, jogando em casa, se um time se aventura a ser extremamente ofensivo, isso ocorrerá às custas do seu próprio sistemas defensivo, claro! Na minha ótica, o time visitante tem que enxergar essa brecha e ocupar os espaços que serão deixados.

Essa de "jogar fechadinho", apelido para retranca, não pode ser usada quando times de mesma categoria estão se enfrentando. Ela só é válida no caso de diferenças técnicas significativas entre eles. Aí sim, mesmo jogando em casa, o time de menor qualidade tem que se fechar (e rezar) e mesmo jogando fora de casa, o time de melhor qualidade tem que atacar e fazer valer sua superioridade.

E a torcida? A pressão da torcida tem grande influência e determina isso, todos sabemos. Mas trata-se de questão puramente psicológica. Os jogadores tem que estar, digo, tem que SER PREPARADOS para não se intimidar com os gritos que vêm das arquibancadas. Não é fácil, mas é possível.

É a minha visão. Será que é por isso que não sou técnico de futebol?

2 comentários:

  1. Na situação em que estamos, temos que partir pra dentro dos adversários, tanto em casa como fora. É uma operação kamikase, pois tanto faz perder de 1 como de 10 é a mesma coisa. E, agredindo podemos ganhar fora. Quem entra com 3 volantes para não tomar o gol geralmente perde o jogo.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a opinião publicada,no sentido de que nosso time não pode adotar uma postura de ficar ’no córner’ do ringue,tal qual aquele pugilista que é golpeado ostensivamente pelo oponente á espera de que surja uma oportunidade de desferir um ‘uper’ fulminante e liquidar a luta!Pode ser que ele seja nocauteado antes que essa oportunidade ocorra.
    Porém,á de se convir que o nosso grupo atual não possui um entrosamento tal que nos permita em muitas oportunidades partir prá cima do adversário,dependendo da qualidade técnica do mesmo.
    Na série “B”em 2006 por exemplo,nós tínhamos os ‘tres mosqueteiros’:Souza,Paulo Isidoro e Kobayashi.Com esse tripé de armação,e uma zaga já acostumada a jogar junta(Fabiano,Eduardo,Rhoni,Róbson e Peixe) íamos ao estádio com uma sensação de otimismo,de possibilidade real de vitória.E quando jogávamos fora de casa,tínhamos a esperança de trazer pelo menos um ponto.Tanto que,nosso número de vitórias naquela edição do certame (19)– critério que nos valeu a classificação – só foi superado pelo campeão Atlético-MG,que conquistou 20!E dos quatro classificados á primeirona naquele ano,se contabilizados somente os confrontos entre si teríamos sido campeões simbólicos!
    Na nossa atual realidade,a gente fica esperando quando é que o adversário vai fazer o primeiro gol!A grande troca de atletas ocorrida ao longo do certame não nos possibilitou até agora que tivéssemos um entrosamento tal,que nos permita em muitos jogos tomar a iniciativa.Espero que o Dado consiga dar essa condição ao grupo no pouco espaço que nos resta para o término do campeonato.Não acho que o time rubro se acovardou diante do forte time do Sport,apenas esperou,dentro das suas limitações ,o momento mais adequado para dar o bote.Não esqueçamos que o time pernambucano possui um plantel mais qualificado e mais entrosado que o nosso,não adianta tapar o sol com a peneira.
    Não acho que o Rodolpho tenha falhado em nenhum dos gols,mas também não vejo o por que dessa ‘superproteção’ que algumas pessoas insistem em dedicá-lo.Ele é apenas um bom goleiro na minha opinião,não mais que isso.

    Diretoria Americana:
    O Ipatinga,conseguiu colocar MAIS DE SETE MIL TORCEDORES NO SEU ESTÁDIO,na vitória do ‘tigre’ contra o Náutico,no último sábado!
    Imagine quantos torcedores do América não se fariam presentes ao Machadão se vocês tivessem pelo menos uma recaída de bom senso e promovessem qualquer tipo de promoção que atraísse o público pro campo de jogo!
    Sábado lá no Ipatingão,além dos ingressos terem custado APENAS DOIS REAIS,no intervalo do jogo foi sorteda uma moto de 100 cilindradas e mais 60 litros de combustível,prêmios esses adquiridos através de uma PARCERIA com uma concecionária de motos e uma rede de combustíveis.Será que é tão difícil prá vocês PELO MENOS COPIAREM uma atitude dessas,já que não tem a mínima iniciativa de sair da inércia?
    PELO AMOR DE DEUS,A GENTE PRECISA DA TORCIDA NO ESTÁDIO!!!!

    Sempre conseguimos nossas conquistas no campo ‘neutro’ do Machadão.Acontece que nos últimos quatro anos não conquistamos mais nenhum título,e a realidade exige que medidas urgentes tenham que ser tomadas,pois só “tradição” não está sendo suficiente para reveter esse quadro decadente no qual nos encontramos!Campo neutro NÃO DÁ MAIS!
    POR ISSO,ARENA DO DRAGÃO,JÁ!

    ResponderExcluir