8 de junho de 2013

Hoje não falarei de futebol nem de música, hoje falarei de reza braba...

Falarei de duas rezas brabas que li num excelente artigo da minha amiga Ana Maria Cascudo sobre Medicina popular... A primeira é da mais antiga rezadeira de Alagoas e serve para mau-olhado, "aquisidade", gota-coral, feitiço, malefício, azar, olho grande  e, quem sabe, gol tomado na prorrogação: "Se tiver algum destes males, os tais mal na areia do rio vai parar, pelas cinco chagar de Cristo. Eu te curo, se o mal tiver na cabeça, se tiver nesta banda, na sua frente, desse lado e no fundo (do gol?), pai nosso senhor Jesus é de todo o mundo". A segunda, a mais enfática de todas, é para se livrar das pestilências, do ar doentio e  para desenterrar caveira de burro... Era proferida pelos Bandeirantes quando se tocavam pelas estradas (de Ceará-Mirim?) do sertão a dentro: "Em nome do Deus Padre/ do Deus Filho/ em nome do Espírito Santo/ ar vivo/ ar morto/ar de paresia/ ar renegado/ ar excomungado/ eu te arrenego". Depois destas duas "poderosa", de uma mudança radical na política de contratação, da permanência sim do RF que não pode tirar leite de pedra, da volta do capitão Edson Rocha, da titularidade de Andrey e de outras coisitas mais, acredito que seremos imbatíveis no Barretão, né?

3 comentários:

  1. Carrasc Rasputin, sempre otimista!8 de junho de 2013 às 08:36

    Acertadíssima a decisão do nosso presidente em manter RF no comando da equipe. Já que não temos como brigar em pé de igualdade com clubes que possuem um aporte financeiro infinitamente maior que o nosso, nem os favorecimentos da CBF, temos que buscar outras táticas, traçar outros planejamentos para suprir essas diferenças. Um dos pontos a serem observados é que, esse início de competição deve ser usado para testar novas peças pois algumas já estão desgastadas, desestimuladas, não estão mais rendendo como antes e por isso precisam ser substituídas com urgência. Ninguém é eterno nem tampouco insubstituível. A competição é longa e com um planejamento cumprido com seriedade não tenho dúvidas de que os frutos virão por conseqüência. Claro, que eu também gostaria que o time estivesse engrenado e atropelando, mas se não está acontecendo dessa forma tomar medidas como demitir o treinador não vão agregar valores de forma alguma. Muito pelo contrário!
    O que o platel da Chapecoense tem de ‘diferençiado’? NADA! Apenas vontade, união e entusiasmo, somente. Pois até jogador que passou por aqui E NÃO EMPOLGOU, o time catarinense possui no elenco.
    O que falar sobre o nosso treinador de goleiros? Será que esse cara não consegue dar um jeito no Dida? Esse sim, na minha opinião teria que ser dispensado urgentemente, pois tempo já teve de sobra para preparar o atleta. E eu não vejo absolutamente evolução nenhuma na atitude do jovem goleiro. Pelo contrário, agora está tomando um frango atrás do outro!
    Mas, como eu não acredito em reza forte nem mandinga, mas na força dos bons pensamentos, creio que está sendo realizado um trabalho sério, com um planejamento adequado a nossa realidade e não tenho dúvidas de que os bons resultados acontecerão naturalmente. Desde que não se quebre o ‘protocolo’ nem se deixe levar pelas precipitações.
    E o Barrettão, que na minha opinião foi um tiro no pé, ainda vai ser testemunha ocular de muitas alegrias para a nação alvirubra, pois sou um otimista por natureza.
    Mas prá quem quer pular do precipício é só dar uma olhadinha ao redor que vai ver gente bem pior que nós...Bem pior!..rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Com certeza a permanência de RF é uma decisão acertada, mas retirar dele qualquer tipo da culpa e de responsabilidade da campanha do America não é o correto, pois ele tem culpa sim, como todo elenco, diretoria, e.t.c.
    No jogo de ontem, mesmo vencendo de 2x0, eu não via consistência no time garra, postura de vencedor e quando o Guará fez o 1º gol fiquei bastante preocupado, mas não esperava levar um gol aos 47 minutos do 2º tempo, principalmente por erro de colocação em campo. Vencendo na prorrogação deixar três atacantes contra 3 zagueiros é demais.
    Sempre fui defensor do goleiro Dida, acho que ele salvou o America em muitos jogos ( tanto que ele passou um bom período sem dá o prazer a alguns de ser criticado), mas na atualidade ele esta totalmente perdido, sem a menor condição psicológica de jogar uma partida, é um bom goleiro e tem que ser preservado. Minha opinião sobre Dida não é pelos gols que ele levou ontem (normais no meu entender) e sim por sua postura embaixo das traves. O goleiro bate o tiro de meta, a bola vai para o campo do adversário, daí surge um ataque e gol, será que o culpado é o goleiro? E os outros 10 jogadores estavam fazendo o que? Estavam cada qual na sua posição (previamente treinada - Sistema tático), ou estavam posicionados aleatoriamente?
    O Alex esta sendo queimado, o Katê está sendo queimado, o indio Oliveira também, será que estes jogadores desaprenderam a jogar?
    ou estão atuando fora da sua real posição (No meu ponto de vista todos são jogadores de velocidade que devem ser lançados em profundidade, o que atualmente não acontece no time do America)

    ResponderExcluir
  3. Senhores! Para quem já teve EUGÊNIO, JORGE PINHEIRO, MARCÃO, O “URUGUAIO”, RODOLFO, FABIANO PAREDÃO e até RANIERI. Esse tal de DIDA é de LONGE o pior GOLEIRO que já passou no AMERICA. Por um simples motivo, goleiro não pode ser MEDROSO, ter “medinho” de se machucar. Ele não sai do GOL com MEDO de dividir com o ataque ou com os sagueiros para não se machucar, eis o real motivo. Sou GOLEIRO há mais de VINTE ANOS de pelada, já peguei inúmeros pênaltis e DIDA um goleiro que se diz profissional não vi pegar um se quer. GOLEIRO q é GOLEIRO pega PENALTI nem q seja na sorte e esse cidadão não pega um, e olhe o tamanho dele. PERCEBI o quanto DIDA é medroso, naquele jogo do CEARA, ano passado, quando ele ao sair do GOL deu um GOLPE DE CARATÊ em MOTA fazendo o PENALTI mais BIZONHO que já vi, típico de GOLEIRO que tem MEDINHO de se MACHUCAR. Nada contra a pessoa, porém enquanto esse cidadão que si diz GOLEIRO estiver no AMERICA não vou a mais nenhum jogo que for RELACIONADO. Paciência tem LIMITES.
    Júlio (Candel)

    ResponderExcluir