23 de novembro de 2014

VOU FAZER APENAS UMAS DEZ PERGUNTINHAS

Foi publicada hoje em jornal de Natal matéria falando de um tal "ressentimento que torcedores e membros da diretoria do abc alimentam contra o comportamento de alguns conselheiros do América, a quem acusam de ter oferecido dinheiro a várias equipes para prejudicar o alvinegro, inclusive no tempo em que o ABC estava na série C e o América disputando a série B (http://tribunadonorte.com.br/noticia/ama-rica-depende-apenas-do-pra-prio-desempenho/299171) 

Peraí! Isso é uma séria acusação (devidamente protegida pelo clássico "dizem", "acusam", "falam") que não pode ficar sem esclarecimento. Que partida foi essa? Quem pagou? Quanto foi pago? Quem está alimentando o quê, caro repórter? Claro que para o torcedor, legítimo apaixonado do futebol, o melhor é que o rival fique na pior situação possível. Mas torcedor é diferente: no calor da partida xinga, diz coisas que não costuma dizer fora do estádio, faz gestos, ameaça... Outra coisa é o profissional que atua e interfere diretamente nos resultados dos jogos e nos rumos desse esporte. Que credenciais morais tem um atleta que entrega a partida? Somália e Daniel Amora até pouco tempo eram atletas do América. Estariam onde estão se tivessem tido no passado esse tipo de comportamento contra o atual clube? E o que dizer do dirigente que manda entregar a partida? Como é melhor ser lembrado mais tarde: como aquele que fez corpo mole e prejudicou o rival ou como o que, apesar das pressões dos apaixonados torcedores, cumpriu seu papel com dignidade, profissionalismo e correção? Com que cara é melhor chegar em casa após terminado o campeonato? Conforme disse o jornalista Fernando Amaral em seu blog a respeito desse mesmo assunto: "Nada estará em jogo em termos de classificação... Mas algo muito maior será posto à prova... A dignidade de um clube prestes a completar cem anos de existência... Se o América tiver que cair, que caia enrolado nos próprios erros e não em função de nenhuma falha de caráter."
Pois é: o América não quer favor nem ajuda de ninguém para sair da situação que ele mesmo se colocou e que tem que resolver com a própria força que lhe resta. Mas não deveria ficar alheio aos venenos que estão sendo destilados por aí a troco não sei de quê. O torcedor por sua vez, amparado em seu Estatuto, quer apenas ter seu direito assegurado de que não está sendo feito de bobo e idiota ao pagar ingresso para ver o seu clube jogar e torcer pela disputa limpa dentro de campo.
Mas estamos falando de algo bem maior do que a letra fria da lei.

6 comentários:

  1. Continuando...
    Como foi que eles subiram de volta à série B em um jogo contra esse mesmo Bragantino? E como forma os últimos "confrontos" entre o Bragantino e o "time das letrinhas"?
    Aprendi com o tempo que há coisas que não combinam com determinados clubes. Aprendi que há clubes que nasceram pra ser pequenos e que não serão grandes nunca. Aprendi que ética não combina com muitas pessoas e que para muitos, um erro justifica o outro ou que os fins justificam os meios.
    Se há setores da imprensa que apoiam condutas anti-éticas, que apoiem. Sou torcedor do maior clube de futebol deste Estado. Sou torcedor que vi o título de Campeão do Nordeste conquistado dentro de campo e com muita dificuldade. Sou do time que consegui dois acessos à série A dentro das quatro linhas, sem armações ou mutretas. Me orgulho disso.
    Graças a DEUS chegamos ao último jogo dependendo somente de nós mesmos, dos nossos esforços e dos nossos mérito. Não quero nunca depender de "arrumadinhos" que são tidos como coisas normais por uma pequena parte dos "formadores de opinião" da nossa terra. Falando de lei, o que dizer de um estádio que não tem ambulância próximo ao campo de jogo como todos os estádios da série B? Eles estão acima da lei ou são simplesmente favorecidos pela lei da mordaça voluntária?
    Deixemos essas coisas mesquinhas, pequenas e medíocres com o povo de lá. Deixemos que esses assuntos recheiem as pautas dos blogs e editorais de qualquer jornal. Aqui, sugiro que falemos apenas das coisas que dizem respeito ao América. Fofoca é coisa de gentinha e isso, nós não somos.
    ADAIL PIRES

    ResponderExcluir
  2. O que me deixa invocado, não é nem o veneno destilado por esses covardes que se escondem atrás de um teclado. È esses mesmos animais pensarem que todos são idiotas e imbecis iguais a eles e não percebem que essa manobra nada mais é do que uma "justificativa" ao fato de que a jumenta preta deverá abrir as penas (ou as patas...) para o Bragantino!
    Nós temos time para vencer o Paraná lá dentro e conquistar a permanência na Série "B" dentro de campo, sem precisar de 'ajudinha' daquela reiêra preto e branca que por enquanto possui aquela porqueira que chamam de estádio, na estrada de pium.
    Daquela raça eu não espero nada senão sacanagem, molecagem, baixaria.
    Quem já teve um pilantra que se dizia 'presidente' e que ganhava as coisas na marra não pode ter outra herança genética.
    Portanto, a nossa gloriosa imprensa alvipreta pode ficar tranquila. As galinhas pretas podem abrir as pernas (isso elas fazem bem!) pro massa bruta que nós americanos não vamos dar a mínima. Não precisa esconder ou dissimular isso mascarando o passado e inventando ressentimentos.
    Eu prefiro ser rebaixado, mas não quero acordo com aquela raça. Não quero ajudinha nem prá entrar no céu. Prá mim, aquilo não existe, odeio aquele pano de chão e ver futebol naquela porqueira prá mim é programa de índio, sim senhor!

    ResponderExcluir
  3. Eu acredito que o América vai entrar em campo contra o Paraná determinado.
    Já o Paraná não tem o que perder nem ganhar, vai jogar pra vencer, pois time nenhum entra em campo pra tal. Já o alvinegros já anunciaram que vão poupar jogadores etc, já o prenuncio do que será a partida contra o Braga. Enquanto tivermos esse pensamento mesquinho de "rivalidade" acima de tudo, nunca teremos representantes a altura no futebol, rivalidade tem que existir apenas nas quatros linhas. E vamos acabar com isso, todo ano os clubes do RN lutam pra sobreviver, chega!! Montem um equipe pensando em ser campeão, tem que pensar alto, se não sempre seremos pequenos diante de um grande campeonato que é a Serie B.

    ResponderExcluir
  4. Gente! O ABC tem pessoas que não comungam com esse tipo de comportamento. O presidente e o Técnico do Bragantino disseram que vão motivar o Paraná para ganhar do América. Pergunto? O América também não pode motivar o ABC para ganhar do Bragantino? Acho que se o Bragantino vai usar desse meio para tentar rebaixar o América. Então o América também deveria usar da mesma moeda para se garantir na B e rebaixar o Bragantino. Agora se o ABC não aceitar e achar melhor abrir as pernas. Aí são outros 500! Vamos entrar em campo prá ganhar, porém caso aconteça aquelas coisas que aconteceram conosco durante todo campeonato: expulsões no início do jogo, vários cartões amarelos, inversões de lances, penalts, irritações, desestabilidade emocional etc. Ainda temos outro resultado que possa nos favorecer. Quanto mais resultados ao nosso favor melhor. AVANTE MECÃO - EU ACREDITO - PRECISAMOS FICAR NA SÉRIE B EM 2015. PANTAPRAZOL 40

    ResponderExcluir
  5. Em 2009 o Abc ja estava rebaixado e colocou meio time da base para jogar, e venceu o Brasiliense de 6x2 Ajudando e muito o América. É veneno de todos os lados.
    Aldo Rosa

    ResponderExcluir
  6. PARA COMPLETAR O ANO DOS CEM ter NADA DOS FUNERÁUTAS,,SOU BRAGANTINO DESNE DE PEQUENININHO, E DE QUEBRA VER O ABC PERDE A VAGA DA COPA DO BRASIL SUB 20!!
    ABC 0X5 BRAGANTINO EU ACRETIDOOOOOOOOOO!

    abc sem ter copa do brasil sub20
    abc sem copa do brasil
    abc sem copa do nordeste
    abc sem seletiva
    abc sem copa ecohouse
    abc sem maiores públicos no RN
    abc sem entrada para ambulância no seu ginásio
    abc sem ter dinheiro para excursa na Europa

    ResponderExcluir