1 de junho de 2014

De mortuis nil nisi bene

"Dos mortos nada se fale além do bem" - preceito grego que Diógenes atribui a Quílon, embora a raiz desta verdade encontre-se em Homero. Pouco importa a origem, o que vale é a essência, bem diria o Neném Big Head... Descanse em paz Marinho Chagas, maior jogador de futebol que o RN deu ao Brasil.

7 comentários:

  1. Marinho Chagas, que por muitas vezes mendigou a entrada na época do Castelão/Machadão, hoje descansa da vaidade, do proselitismo e da falta de respeito por muitos aqui da sua terra natal. Para muitos, tropeçou nas próprias pernas com a sua vida pregressa. Foi craque, foi perfeito e teve a imperfeição dos humanos. A rua Ocidental se orgulha dele e do que ele fez.
    Espero que não façam os nossos "formadores de opinião" a média tão pertinente aos mesmos com a morte do Marinho Chagas.
    Luiz Antonio Alves da Rocha

    ResponderExcluir
  2. Suas arrancadas em busca da alegria das torcidas, deverá permanecer viva para sempre em todos os torcedores das equipes que ele defendeu, como também para aqueles que torcem pelo futebol arte, e que encontram no gol a magia incomparável do grito de felicidade.
    "Marinho viveu e venceu, mais quando perdeu foi convocado para atuar em outra dimensão e o firmamento ganhou mais uma estrela".

    D' Luppa.



    ResponderExcluir
  3. E, de repente, surgem tantos "amigos" do Marinho Chagas. E, de repente, muitos são os confidentes do Marinho Chagas. E, de repente, todos deram a mão ao Marinho Chagas. E, de repente, todos foram próximos do Marinho, tentaram ajudá-lo, tentaram dar um emprego ou coisa parecida. Sabemos de duas pessoas que o ajudaram no anonimato. Um ex-dirigente e um jornalista que não faz sensacionalismo. Esses sim, o ajudaram.
    A hipocrisia humana chega a dar nojo. Lendo hoje os artigos escritos na nossa mídia locaL, o sentimento que nos invade é de indignação. Todos nós sabemos o quanto Marinho Chagas foi esquecido, escanteado e até ultrajado por parte da nossa imprensa. Sabemos da omissão da qual ele foi vítima por parte das instituições criadas para defender interesses dos atletas e ex-atletas. Por que essa média agora? Por que e pra que esse sensacionalismo? Determinados clubes que hoje abrem as suas portas pra ele, nunca lhe deram uma oportunidade de trabalho.
    Marinho Chagas andava pelas ruas da cidade pedindo carona em uma prova de que o abandono dos que hoje postam homenagens, foi sempre uma constante. Perdemos o ex-jogador e perdemos o homem. Perdemos o ser humano que passou a ser um zumbi entre nós. A crônica esportiva nacional deu mais atenção ao Marinho Chagas que a nossa imprensa local. E essa, por sua vez, pegou carona e percebeu que podia dar audiência o fato de "homenagear" Marinho. Marinho podia, pela sua aura de menino, ser facilmente enganado.
    Agora, coloquem o nome de Marinho Chagas nos centros de treinamento, nas salas de imprensa ou até em estádios. A selvagem e dolorosa hipocrisia de um povo não tem limites.
    Se foi o Marinho Chagas. Nasce agora o filão das pautas matinais que por muito tempo, talvez dias, persistirá com as mais variadas histórias de "convivência amigável" com alguém que se deixava facilmente ser iludido.
    Pra "sorte" dos demagogos, Marinho morre em ano de Copa e ano de eleição. Tudo que querem e amam os hipócritas, demagogos e fazedores de média.
    ADAIL PIRES

    ResponderExcluir
  4. Ví Marinho jogar e o conhecí pessoalmente. Acompanhei sua carreira desde quando começou a jogar no Riachuelo, até vestir a Camisa do Mecão em 1987. Da glória ao fundo do poço. Foi um bom jogador, que teve sua ascenção marcada mais pela irreverência do que pelo talento que tantos declamam. Com a bola nos pés era um mágico. Táticamente, era um desastre. Tanto que o saudoso João Saldanha o chamava de "Avenida marinho Chagas!"
    Dentro de campo, uma inspiração de talento. Fora dele, um péssimo exemplo de vida e cidadania. Mas um cara amigo, humilde e que só fazia mau á ele mesmo.
    Porém, todos nós temos defeitos e virtudes. Quem somos para julgar?
    O que me deixa indignado é que, aqueles que hoje se dizem admiradores e "amigos"(??) do Marinho pouco ou nada fizeram em vida para ajudá-lo.
    Agora vem com um minuto de silêncio, com tres dias de luto, com estátuas e bustos de bronze, placas comemorativas e o diabo á sete!
    Agora? Ah, tá...
    Que Marinho descanse em Paz da turbulenta vida que levou, e que as pessoas abdiquem da carapuça de hipocrisia e vejam que existem por aí outros "Marinhos Chagas" precisando de ajuda enquanto ainda estão vivos!
    Valeu, Marinho!

    ResponderExcluir
  5. Descanse em Paz!
    Não o vi jogar, mas pelo que meu pai e meus tios falam, foi o maior futebolista do RN de todos os tempos!

    ResponderExcluir