12 de julho de 2013

O grito

Hoje não falarei de futebol, apenas transcrevo "O grito" de minha colega recém-formada, Marina Luiza...


Procurei e sempre procurarei respeitar meus pacientes e essa foi a razão de eu nunca ter exposto publicamente (redes sociais) a situação que passo. Sendo que hoje fui "violada" psicologicamente. O que eu tanto temia e alertava aconteceu. Houve um assalto à mão armada no meu posto!!!!!! E graças a Deus eu não estava lá!! Devido à paralisação dos médicos... Mas se não fosse isso eu estaria lá e só Deus sabe o que aconteceria comigo! Assaltaram a equipe e levaram todos os bens, até as alianças das funcionárias... 2 homens armados, em uma moto, de capacete, agitados e fazendo terrorismo com a equipe, segundo relato da enfermeira.
Há 07 meses reclamo da falta de segurança no meu posto... Já reclamei com coordenador da atenção básica, secretário de saúde, coordenador local do Provab, supervisor estadual do Provab, supervisora federal do Provab... E nada foi feito! Desde que soube do assalto passei o dia chorando, com medo, em pânico!!! Dizendo o tempo todo que não vou mais pisar lá...
Já precisei sair fugida do meu posto de saúde porque passaram 02 bandidos armados em uma moto (como hoje...) dando toque de recolher na comunidade. Como não moro lá tive que pegar o carro e encarar a pista rezando. Já precisei em outro momento ficar dentro da unidade também rezando porque tinha um estuprador conhecido da região rondando o posto... Já fui assediada, eu e toda a equipe (a equipe é só de mulheres), por um conhecido que dias depois do assédio e ameaça sofrido por nós matou uma mulher da área a foiçadas (fato noticiado em todos os jornais). Já tive pacientes drogados na unidade que foram retirados da unidade pelos outros pacientes, já detectei casos de maus tratos e pedofilia e quando me articulei com a equipe pra denunciar ao Ministério Público e conselho tutelar escutei "não se meta"... Já tive paciente ameaçando se matar na unidade, tocando fogo... Precisei me dirigir a BR pro meu telefone dar sinal e poder avisar a secretaria de saúde (a zona rural onde eu trabalho telefone celular não funciona)... Bati o carro na BR voltando do trabalho, pois fiz hora extra porque tinham pacientes lá e os atendi mesmo tendo passado do meu horário, e nada foi feito pois não possuo vínculo trabalhista...
Enfim, muitos "já tive"! Agora apenas oro a Deus pra não escrever "já tive esperança", pois acreditem.. A estou perdendo! Me pergunto agora, 8 anos de medicina pra que? Os 2 anos de medicina forçada vão ser pra isso, expor o médico as mazelas impostas pelo próprio governo! Falta de estrutura, de segurança, de saúde... E hoje eu não tenho dúvidas porque o médico não vai pro interior! Porque eu não quero ir mais!!!!!!!
Podem vir cubanos, podem vetar o ato médico, estou rezando apenas que não vetem meus sonhos... Porque está por um fio! Desculpem o desabafo, mas há 07 meses chorei de felicidade ao me formar porque seria médica e hoje choro de tristeza por ser médica! Não faço mais questão de ser médica nessas condições, faço questão apenas de ficar viva... E salve-se quem puder! 
Marina Luiza

8 comentários:

  1. Grande Mestre, triste realidade...

    A muitos anos o nosso país vive de contradições, vejamos:
    No ano em prenderam o Prêmio Nobel da Paz em São Paulo, o governo lutou para soltar Ronald Bigs (o maior assaltante do século).
    Os trabalhadores estão reféns, enquanto os bandidos livres (não existe se quer vagas no falido sistema prisional).
    Educação, saúde e segurança são apenas palavras existentes em dicionários...Já desvios de condutas, falcatruas, roubos estão presentes diariamente nos mais variados seguimentos de todas as classes sociais. Exercer toda e qualquer atividade profissional com ética, respeito e responsabilidade, é algo quase impossível em nosso querido Brasil.
    Que DEUS tenha compaixão do povo brasileiro, e, que ilumine a todos nós, eleitores e governantes.

    D' Luppa.

    ResponderExcluir
  2. Será mais uma Amanda Gurgel? Aposto que será candidata na política

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engano seu, caro anônimo. Diferentemente de vc, teve apenas a coragem de denunciar e assinar seu manifesto. Quer trabalhar na profissão que escolheu, apesar de tudo que o seu governo faz para desestimular.

      Excluir
  3. Vamos aguardar... Né?

    ResponderExcluir

  4. É necessário mudanças, estamos perdendo profissionais capacitados e isso significa perda de vidas, na verdade o que ela fez foi expôr o que vive e o que sente, espero que você Marina e vocês médicos ultrapasse mais essa barreira, pazzz.

    Max.

    ResponderExcluir
  5. A velha tática Petrália, acusa quem denuncia e "esquece" os podres.

    ResponderExcluir
  6. A jovem está perdendo a esperança, eu já tinha perdido há muito tempo. Com os movimentos populares (não confundir com movimento dos sindicatos), surgiu novamente um pouquinho de esperança, mas, infelizmente, parece-me que tudo não passou de fogo de palha (Brasil Campeão da Copa das Confederações e o povo voltou a ser feliz).

    ResponderExcluir