NOTA DE
ESCLARECIMENTO
A ARESTA
ENGENHARIA E PROJETOS atua no mercado de projetosdesde 2006, quando fundada e
vem a publico esclarecer alguns pontos a respeito da reportagem publicada na
edição de hoje do Jornal Tribuna do Norte com o titulo “Barretão possui falhas
no projeto e vistoria não esta agendada”.
A Aresta Engenharia
e Projetos foi contratada para elaborar o projeto de prevenção e combate a
incêndio como consta na ART de numero 00021031862225014020, que dar a certeza
da responsabilidade sobre o projeto junto ao CREA/RN.
O estádio
Arena Ceará-Mirim (Barretão) é sem duvida hoje o estádio mais seguro do Rio Grande
do Norte, pois foi elaborado obedecendo a todas as normas de segurança da ABNT
inclusive atendendo a Instrução Técnica (IT) Nº12/2011 do Corpo de Bombeiro do
estado de São Paulo, considerada a melhor e mais segura do país, e que é
aplicada atualmente pelo Corpo de Bombeiro do Rio Grande do Norte.
Segundo a
própria reportagem as falhas apresentadas são consideradas simples e por serem
simples foram solucionadas em menos de 24 horas. Tais falhas podem ocorre em
qualquer segmento de trabalho , assim como na própria reportagem que chamou o assessor
de imprensa do Corpo de Bombeiro do RN de LUCIANO CORCEIRO, onde na verdade o
nome correto é CRISTIANO COUCEIRO.
Voltando as
falhas apresentadas e Listadas pela reportagem temos as soluções:
- Foi indicado em planta os
locais dos bares e banheiros;
- Existem no estádio 2 (DUAS)
entradas de Veiculo de Emergência e foi indicado em planta o local onde o mesmo
ficará estacionado;
- É bem verdade que o estádio só
possui UMA ÚNICA ESCADA, que dar acesso ascabines de imprensa e a mesma possui
uma largura de 1,20m. Como a escada foi executada de madeira, elaboramos outra
saída de emergência.
- Quanto as barras antipânico,
foi indicadas em projeto;
- A alegação de falta de
guardas corpo centrais e laterais nos acessos radias, não se aplica, pois
segundo o item 6.4.7 da IT 12/2011 deSão Paulo diz que: Nos acessos radiais
das arquibancadas com inclinaçãosuperior a 32 graus, quando houver acomodações
ouassentos em ambos os lados, os corrimãos devem ser laterais(individuais por
fila) ou centrais, com altura entre 80 e 92 cme resistência mínima de 2,00
KN/m. Quando forem centrais,devem possuir intervalos (aberturas), pelo menos, a
cada cincofileiras de bancos, visando facilitar o acesso ao assento epermitir a
passagem de um lado para o outro (ver Figuras 5 e10). Esses intervalos
(aberturas) terão uma largura livre,horizontalmente, entre 70 cm a 90 cm
(correspondente àlargura do patamar). Como a inclinação da arquibancada é
menor que 32 graus, logo não há a obrigatoriedade.
- As duvidas sobre o camarote
foram sanadas pelo próprio arquiteto com a analista sem a necessidade de
qualquer alteração no projeto arquitetônico
Para finalizar
reitero todo a nossa reponsabilidade com a segurança de todos os que vão
frequentar a Arena, prova maior é que segue uma imagem com o projeto ANALISADO
e APROVADO pelo Corpo de Bombeiro do RN, a quem agradeço pelo
esforço de analisar os projetos e dirimir qualquer ato falho, sempre se
comprometendo com a segurança da população.
Atenciosamente,
Nicholas Sousa de Carvalho
Eng. Civil / Eng. Eletricista
Sócio administrador da Aresta Engenharia e
Projetos.