29 de fevereiro de 2012

América vence por 3 X 0

Um bom resultado no começo do segundo turno, um Caicó frágil, as habituais imprecisões nas finalizações em gol e as esperanças renovadas com a chegada do pássaro Curió...

Os porcos e o pássaro

É de Heráclito de Éfeso, filósofo grego e americano de carteirinha (535 a.C - 475 a.C.),  a célebre frase que  "os porcos alegram-se na lama, o pássaro no pó e na cinza". Pois bem... É do pó e das cinzas do primeiro turno que surge o pássaro Oryzoborus angolensis, o Curió da família Emberizidae, o Lúcio da família do Dragão, o vaqueiro que recusou jogar em outro time no Brasil que não fosse o América da Rodrigues Alves, de Natal, de Japecanga, de Goianinha, do Rio Grande do Norte. Chato, né? Quanto aos porcos e a lama, confesso que não sei a quem Heráclito de Éfeso se referia, viu?


28 de fevereiro de 2012

Valeu, São Jerônimo

Bastou um empurrãozinho para o Conselho Deliberativo do América Futebol Clube fazer o que antes nunca havia feito. Bancou a contratação do vaqueiro para o ataque do Mecão. Ninguém menos que Lúcio Curió desembarca amanhã no CT Abílio Medeiros. Uma grande contratação, um grande presente para todos nós, uma grande preocupação para o de bigode. Agora as bolas entram, né?

Valei-nos São Jerônimo

"Nada é dito agora que não tenha sido dito antes", já dizia São Jerônimo em seu comentário a um trecho do Eclesiastes. Pois é, meu santinho... Por aqui também nada há de novo. O mesmo "status quo", a mesma filosofia do lucro para os empresários de jogadores, as mesmas desventuras para clube e torcida... Valei-nos São Jerônimo, já são oito anos, né?

27 de fevereiro de 2012

FLÁVIO ARAÚJO

Você não seria dispensado pelo América. Conseguiu fazer com que subíssemos para a série B. Fez o time ser o melhor ataque do Brasil. Não foi radical, pelo contrário, foi sensível aos apelos, fez as mudanças e reergueu o time quando passava por uma má fase no Estadual. Errou algumas vezes, mas faz parte. Podem chamar você de tudo, menos de RETRANQUEIRO. Mas não conseguiu ganhar o turno e não conseguiu vencer o duelo com o Bigode Campos. Pecado mortal! Após o jogo, mesmo sem ter sido "convidado a sair", antecipou-se, e com dignidade entregou o cargo à direção do América. É Flávio. São os ossos do ofício de treinador. Era muito mais difícil se tivesse que mudar o time todo. Mas você foi honesto com o plantel, com a diretoria e com a torcida. Mesmo sem o título, escreveu seu nome com letras maiúsculas e sem diminutivos. Torço para que tenha mais sucesso daqui para frente. A menos que seja contratado pelo time das letrinhas, claro.

Amor inabalável pelo Mecão

Eu prometo ser fiel, amar e respeitar, na alegria e na tristeza, na vitória e na derrota, todos os dias da minha vida, mesmo depois do fiasco de ontem, viu? Não será um turno perdido, uma derrota para a burra preta ou meu descontentamento com este "status quo" que abalará o meu amor pelo Mecão. Puto da vida... mas com um amor inabalável, como num bom casamento, né?

O grito

Assim vejo a carta do Clóvis Emídio, que transcrevo com as mesmas letras por entender que a opinião de um ex-presidente sempre terá espaço neste blog do povo do Dragão. "É presunção demais querer que a nossa torcida tenha paciência. Ocorre que, inevitavelmente, o América precisa de transformações muito mais profundas "do que imagina nossa vã filosofia". Quando ousei pensar que poderia mudar algumas coisas, permanecendo pós renúncia de Zé Maria, o fiz com essa convicção da necessidade premente de mudanças radicais na estrutura de organização do Clube. Mas o boicote a quem tencionar imprimnir alguma mudança, principalmente no "status quo" que alguns imaginam serem merecedores, vem com uma voracidade e velocidade incomuns. E não será fazendo carga em Padang que reverteremos a situação. Necessitamos, urgentemente, empreender o envolvimento efetivo dos conselheiros na discussão das coisas que interessam ao Clube, e só ao Clube. Aproveitemos a reunião nessa terça-feira que vem e inauguremos um fórum de discussão, análise, avaliação e decisão emanadas do Conselho Deliberativo, no sentido de ajudarmos ao nosso querido Mecão. Se assim não agirmos, teremos em breve o dissabor de cuidarmos da liquidação do nosso patrimônio, da nossa história e do nosso grande amor o AMÉRICA FUTEBOL CLUBE, ORGULHO DO RN".

26 de fevereiro de 2012

UM, DOIS, TRÊS. O AMÉRICA É...

A culpa dessa freguesia é só de Isaac, Walber, Soares e Fabiano? Ou será que é também de quem contrata por outros motivos que não o bem do América? Será que todos na diretoria estão com o mesmo propósito de fazer o América campeão do estado? A vergonha que a torcida tem de perder tres seguidas para o bcd Pium é do mesmo tamanho que a de alguns jogadores e de alguns dirigentes? É, meus caros: talvez essa musiquinha soe mal apenas para a torcida. Aquela que sai de Natal para Goianinha para assistir aos jogos; que compra título de sócio torcedor; que aposta na Timemania; que se sujeita a ir ao Lamão assistir o América perder mais uma vez; que acredita nas boas intenções das pessoas.

Dizer o que, né?

Parabéns à burrinha que teve a competência que nos falta há algum tempo, parabéns ao Explicando Campos que manteve o tabu de não perder para o América, parabéns a Fabinho e Ricardo Baiano, únicos que demonstraram garra e vontade neste jogo. Quanto ao resto... Precisa falar?

QUE TUDO TRANSCORRA BEM, MESMO!


Isso inclui necessariamente uma vitória do América, por mais de um gol de diferença.

Com relação a tumulto e violência, tem que transcorrer muito bem. Torço porisso. E depende só mesmo das torcidas. "Mesmo porque", DIFERENTE DO NAZARENÃO, naquele campo do Pium (e chovendo, já se viu, né?) não tem como separar as torcidas mais exaltadas, deixando uma distância segura entre elas; não tem via alternativa de saída quando a bagunça de carros está tomando os dois lados da Rota do Sol; e, como é do conhecimento de todos (menos da imprensa abecista), a ambulância tem que ser apenas uma (ou uma e meia, no máximo), um pouco menor que uma Fiorino, tem que entrar de lado na garagem e fica bem ali, basta descer duas escadas, passar por um corredor estreito, pular o alambrado, virar à esquerda, afastar os carrões dos dirigentes, ligar a sirene, acionar a hélice e sair voando para o hospital. Simples assim.

Tertium non datur

Palavreado bonito do latim - significa que a terceira possibilidade não se apresenta. Hoje é vencer ou vencer. Para nós, de nada adianta jogar melhor, colocar um "zilhão" de bolas na trave ou reclamar da arbitragem que apenas mostrou as unhas (seria de gato?) no jogo anterior. Queremos, podemos e traremos a vitória. Infelizmente o LAMÃO não reúne as condições necessárias de segurança para um clássico com as duas torcidas, melhor assistir o jogo pela TV UNIÃO, é mais seguro, né?

25 de fevereiro de 2012

OS ERROS E OS "ACERTOS"



Aí está a foto obtida com exclusividade do produto dos erros do senhor juiz do jogo de quinta-feira passada. Espero que neste domingo o árbitro não precise mais deste tipo de mercadoria. É que fiquei um pouco intrigado com o comentário postado no blog de Santos Neto com relação ao árbitro Suelson Diógenes, que dizia: "Resumindo, TUDO DE BOM pra vocês colegas!!! Torço pelo máximo de acertos!!" Tomara que a frase tenha apenas um sentido. Com tantas exclamações, fica no mínimo estranho, não acham?

Sacanagem explícita?

Alguém viu, lá em baixo, alguma notícia sobre possível violência das "organizadas" para o jogo no LAMÃO? Cadê aquele terrorismo antes do jogo em Goianinha? Nenhum especialista vislumbrando uma bala perdida saindo de algum lugar? Seria deselegante e exagerado pensar em TOCO ou em sacanagem explícita? Sei não, viu?

Sábias palavras

Em nome da boa vizinhança e do respeito mútuo, transcrevo o conselho do ET para o clássico rei: "Vou ver este filme pela televisão. Na TV é UNIÃO. Ao vivo, com duas torcidas, pode ter CONFUSÃO". Sábias palavras... Assistiremos pela televisão, na TV UNIÃO, né?

Eu acredito

Um timoneiro que se preze continua a navegar mesmo com as velas despedaçadas, já dizia Sêneca, filósofo latino, nas Cartas a Lucílio. E quem disse que nossas velas estão despedaçadas?  Já dizia Neném Big Head, meu amigo e filósofo cabeça, após o "acidente" de Goianinha. Portanto senhores, temos "barco" e timoneiro suficiente para navegar nas LAMAS de Pium e trazer o título para a Rodrigues Alves. Eu acredito!

24 de fevereiro de 2012

Não é desculpa...

Perdemos o jogo de ontem muito menos pelos méritos da burrinha e muito mais por nossa própria incompetência. Agora, confesso que nunca tinha visto um juiz de futebol fazer tanta "cera" como aquela...

JÁ COM A CABEÇA FRIA

Acreditar eu acredito que um dia venceremos o time de Pium (no próximo domingo, quem sabe). Torcer eu torço para que os resultados mudem. No entanto, é uma vergonha continuar perdendo para times medíocres como esses para quem temos perdido. Times covardes e retranqueiros, de treinadores enrolões e falastrões. Tremer diante de qualquer porcaria que surja pela frente não dá. Se a estatística histórica dos clássicos não nos é tão desfavorável assim, o mesmo não se pode dizer dos últimos anos, quando repetidamente saimos do estádio com raiva, inventando desculpas e acreditando que dias melhores virão. Não se pode tapar o sol com a peneira todo o tempo. Como diria Boris Casoy: Uma Vergonha! Está mais do que na hora de voltar a ver nossas camisas e bandeiras vermelhas, e não os pijamas listrados nas ruas depois de cada jogo. Paciência tem limite. E incompetência também deveria ter.

Tomamos, né?

Depois de breve período "em manutenção" chegamos à conclusão que sábias foram as palavras de Flávio Araújo - "Quem não faz, toma".  O time não fez e tomamos todos nós, viu? Tomamos um gol previsível numa bola cruzada pra nossa área pelo alto (não é de agora que tomamos sustos nestes lances); tomamos ao voltar tarde para casa, tomamos mais uma aula do Explicando Campos... Tomamos, né? Resta agora acreditar e parabenizar. Acreditar na recuperação no jogo de volta lá no Craterão do Real Monamy de Pium e parabenizar a todos que de alguma forma contribuíram para a PAZ que reinou em Goianinha...

23 de fevereiro de 2012

Vem pra Goianinha você também, vem!

Hoje o jogo NÃO será televisionado, vamos vermelhar a BR 101, Goianinha e o caldeirão do Nazareno. Bem que eles tentaram nos vender a idéia do Craterão do Real Monamy de Pium, mas não deu, né? Vão ter que jogar na nossa casa, pois o América não é só da Rodrigues Alves e de Japecanga, não. É de Goianinha, do Rio Grande do Norte e de qualquer lugar onde houver um guerreiro do Dragão, viu? Tenho certeza que os gatos pingados da burrinha serão respeitados, que não revidaremos provocações, que não cairemos nas armadilhas que visam nos interditar. Pace e bene!

22 de fevereiro de 2012

PRÁ CIMA DELES, MECÃO!


O primeiro turno é para ser decidido já nesta quinta-feira. Vamos mostrar quem é o melhor time do estado. ESTE É O ANO DO DRAGÃO!

Quarta-feira de cinzas

Primeiro dia da Quaresma, dia que os católicos recebem as cinzas como símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida. Dia para as "organizadas" repensarem tantas asneiras cometidas em nome de uma preferência clubística. Dia para excelentíssima governadora lembrar-se das promessas que a todos pulmões fez na posse de Alex Padang. Dia para lembrá-la que a torcida do América Futebol Clube merece respeito e também vai às urnas eleger seus representantes... Dia para grandes amigos do outro lado se converterem à Ordem do Dragão, viu? Nunca é tarde para mudar pra melhor, né? Pace e bene!

21 de fevereiro de 2012

DIA DE PAZ



Quinta-feira é dia de ir a Goianinha e torcer por mais uma vitória do MECÃO. O time vem numa arrancada espetacular e deve conquistar a sua 5ª vitória seguida. É importante lembrarmos que quinta NÃO é dia de brigar e agredir ninguém e muito menos matar ou morrer. O futebol deve ser uma gostosa paixão e lazer, sem que deixemos que isso se transforme numa fábrica de fazer inimigos. Como um terço de nossa cidade tem o mau gosto de torcer pela funerária, eu inevitavelmente tenho muitos queridos amigos de lá, sem que isso atrapalhe a nossa amizade. Confesso que tenho feito todas as tentativas para corrigi-los, porém sem sucesso, afinal sabemos que umas das maiores dificuldades do ser humano é reconhecer um erro. Por isso me junto ao Dr. Medeiros e desejo a todos os que forem ao Nazarenão: PACE E BENE.

Perguntar não ofende

Li no blog lá de baixo que  "o meia-atacante Zé Paulo, um dos destaques do primeiro turno do Estadual, assinou um pré-contrato com o ABC para o Brasileiro". E pré-contrato agora tem valor, tem? Pace e bene, viu?

NÃO DÁ PARA DEIXAR DE LEMBRAR


Agora que está acabando o Carnaval e todos os feriados do mundo, voltemos ao assunto que não quer calar. SÉRIE B É NO NAZARENÃO. Nós eleitores, estamos esperando as ações prometidas por nossos governantes. Ou será que era só mais uma promessa mesmo?

Somália no Mecão?

Sei não. Li apenas no Ricardo Silva que ele estaria em Natal e iria assistir o clássico de quinta-feira em Goianinha. Deve ter batido saudade, né? Quer vê seu time de coração, aquele que o projetou no cenário nacional, se Deus quiser, vencer as letrinhas. Não sei por que, mas a última vez que um filho nosso à casa retornou... Lembram de Ricardo Oliveira? Vencemos o Paysandu e a contratação estava no forno... Quem sabe uma adesão mais substanciosa ao sócio Dragão, né? Quem sabe...
Pace e bene!

20 de fevereiro de 2012

Eu, hein?

Neste carnaval a escassez de futebol é tanta que tem gente do outro lado vibrando até porque o "clube na Rodrigues Alves perdeu a concorrência da realização da prévia carnavalesca Baile das Kengas 2012, para a Boate Vouge Natal no coração do Alecrim". Eu, hein? Melhor as musas do Rio de Janeiro, né?

19 de fevereiro de 2012

A LACTASE FICOU

Mais uma razão para que o América vença com folga na quinta-feira que vem.

Exemplo a ser seguido

Estou e ficarei em Natal, não viajarei, estarei ao lado do meu pai, verdadeiro guerreiro de Dragão que não se entrega e valoriza cada segundo de sua existência. Ele ao travar talvez sua derradeira luta nos ensina de forma contundente sua última lição: como é bom viver. Que este apego à vida sirva de exemplo a quem a banaliza e a expõe apenas pelas diferenças das cores de um clube de futebol. No clássico da quinta-feira, e nos que o sucederem, mais que vencer a burra preta, temos que respeitar nossos adversários, eles NÃO são nossos inimigos, apenas escolheram um time errado para torcer, né? Pace e bene!

18 de fevereiro de 2012

"Mecão tem o melhor ataque do Brasil"

Deu no blog Vermelho de Paixão. Estranhamente, nenhum dos blogueiros da rádio lá de baixo sabia. Ou, se sabia, não deu importância nenhuma. Afinal, é 'apenas' o melhor ataque do Brasil. E ainda dizem que defendem o futebol do Rio Grande do Norte. Só quando convém, né? Se fosse com algum time patrocinador...
Pace e bene.

Pax e bonnum

Esta habitual forma de saudação da ordem franciscana, em sua tradução italiana - Pace e bene - será vista ao término de todas as postagens, nestes dias de carnaval que antecedem o clássico da quinta-feira. Que todos entendam a necessidade da paz neste, no próximo  e em todos os clássicos futuros. Pace e bene. Paz a todos e felicidade para a torcida do Mecão após uma bela peia na burra preta, né?

De boa FÉ

Será que esta semana também haverá visita amigável e de cortesia de dirigente do time das letrinhas - ou Monamy Pium, como queiram - à Comissão de Arbitragem invocando o nome de Deus e pedindo que eles não influenciem o resultado da partida da próxima quinta? Só com muita Fé para acreditar nesses rompantes espirituais e religiosos do time de lá.
Perguntar não ofende.

17 de fevereiro de 2012

Jus sperniandi II - O retorno

O choro é livre, o direito de espernear também. Depois que o querido time da Santa Rita levou couro dobrado - perdeu lá e apanhou aqui - agora prepara uma representação contra o árbitro da partida que pelo visto não agradou a ninguém. Sugiro que a direção do Santa Cruz represente também contra seu treinador, o cara, o querido, o carismático, o polêmico, o estrategista, o preferido entre nove de dez cronista esportivo do RN, o professor Francisco de Assis. Foi ele que conseguiu desarrumar o trabalho do seu antecessor, Wassil Mendes num espaço tão curto de tempo, né? Coisas do futebol... O cara faz lambança, saca seu melhor jogador em campo, não reconhece os méritos do nosso time, sai ovacionado pela torcida adversária e, num golpe de mestre, reverte o ônus da derrota para a arbitragem...

16 de fevereiro de 2012

Catástrofe anunciada

"A mudança de lugar não deixa ninguém sensato ou suprime a estupidez". Esta sentença não é minha, é de Brias, lá pras bandas de Bizâncio, mas hoje serviria bem como resposta aos que advogam clássico rei com duas torcidas. Para mim está óbvio que a mudança de céu não muda os ânimos, que o Craterão do Monamy/Pium não evitou a batalha campal das "organizadas", que a índole e o caráter não mudam com a latitude, que esta estupidez tem que ser exterminada pela raiz, que em nome do lucro ninguém tem o direito de arriscar a vida de seu semelhante, por mais dessemelhante que seja... Defender jogo com torcida única, senhores da razão, não é questão de incompetência ou vergonha, é sensatez. Acordem à realidade, cessem a inconsequência, parem antes que desgraça maior aconteça ou serão responsáveis por uma catástrofe anunciada!

Resumo da ópera

América vence mais uma; o juiz do jogo não estava imune às pressões do diretor da burra preta e teve critérios díspares para os cartões amarelos; o Isac desencantou de vez e caiu no gosto da torcida; o professor Ensinando Campos superou-se na aula pós-jogo ao afirmar que seu time faltou uma melhor compostura (?) de pegada e eu? Preocupadíssimo, pois faremos as finais contra um time genuinamente europeu - o Real Monamy de Pium.

15 de fevereiro de 2012

Quanta diferença...

Li, lá em baixo, alguma coisa a respeito de uma reclamação trabalista que o goleiro Rodolpho move contra o América Futebol Clube. Alguém viu alguma comoção na "especializada" falada ou escrita? Algum tratado ético tentando denegrir a ação do advogado que patrocina a causa? Alguém achando que o Rodolpho deveria antes ter dado uma passadinha no clube? Não, né? Já quando Ricardo Oliveira colocou as letrinhas na justiça, hein? Quanta diferença...

Desnecessário dizer...

Que hoje vamos todos a Goianinha, torcer, incentivar e, se Deus permitir, comemorar nossa classificação para as finais deste turno. Que o Santa Cruz, de Tomba e Diá, merece nosso respeito pela excelente campanha realizada até agora. Que esperamos uma arbitragem imune às pressões do diretor das letrinhas. Que antes vamos jogar na Timemania, marcar América do RN e ajudar nosso time de coração. Que confiamos na vitória! Simples, né? 

14 de fevereiro de 2012

Entendeu Carlinhos Rosado? A tradução.

Para dirimir qualquer dúvida, traduzo a resposta que deram ao questionamento de Carlinhos Rosado sobre ambulância no estádio de Pium, senão vejamos: "Carlos, já estava sentindo sua falta, mas quem você é mesmo? Noronha ou Rosado? Aliás, respondo a qualquer um dos dois ou a qualquer outro porque sou a pessoa errada para responder... Todavia, tá vendo como posso falar do assunto? Aliás, posso falar do assunto até desta forma que ninguém entende, entendeu? Quanto aos trintas minutos de Ricardo Oliveira, alguém tem relógio aí"? Entenderam?

Língua, aonde vais? Salvar ou destruir nosso futebol?

Primeiro divulgam a "singela" missiva da TGA numa explícita apologia à desordem. Agora a carta de um oficial da PM que vislumbra até bala perdida saindo de um matagal. Qual será o próximo lance? A SWAT, senhores! Chamem a SWAT! Entrevistem membros do esquadrão antibombas! Façam barulho! Tudo pelo jogo no Craterão do Monamy/Pium! Os fins justificam os meios, né? E eu que pensei que já tinha visto o suficiente...  Língua, o que queres? Salvar ou destruir nosso pobre futebol?

13 de fevereiro de 2012

Lápis e papel à mão

Já estou treinando minha assinatura para o abaixo-assinado que Augusto Varela prepara para levar em mãos à governadora por uma atitude concreta em favor da ampliação do estádio José Nazareno. Parabéns "fogueteiro", conte comigo nesta cruzada...

IMPREDÍVEL II

Declaração de dirigente de determinado time de futebó do RN e veiculada nos blogs isentos:
"Eu já disse e vou repetir quantas vezes for preciso, o bc não vai perder campeonato por causa de erros de arbitragem”.
Ganhar pode, né VICE?
Uma pressãozinha na arbitragem antes dos jogos decisivos nunca é demais.

IMPERDÍVEL

A declaração do goleiro Messi do Palmeiras após o jogo de ontem: "Vida de goleiro é assim mesmo, quando não faz lá na frente leva atrás". Sem comentários.

CONTRA O TEMPO

É o título no Brasil para o SOURCE CODE, excelente filme de ficção dirigido por Duncan Jones que assisti recentemente. Não sei por que, mas no meio do filme lembrei-me muito das promessas para o futebol do Rio Grande do Norte. Primeiro a reforma do querido JL, depois a construção de um estádio na Zona Norte, agora a ampliação do José Nazareno e nada... A Série B às portas, e nem uma palha... Seriam todas estas promessas apenas mais uma obra de ficção? Sei não, excelentíssima...

12 de fevereiro de 2012

Deu a lógica, né?

Num jogo que mais uma vez a trave adversária foi o mais importante elemento em campo, o América não se intimidou com a cara feia do Francisco Diá e mostrou que, com o futebol apresentado, tem amplas condições de disputar o título. Parabéns àqueles que defenderam com honra nosso escudo, parabéns àqueles que lutaram por cada milímetro do campo, parabéns ao Isac que, a olhos vistos, acompanha o crescimento do todo.

Louva o que é justo...

Mas trata de ganhar. Louva os donos da casa e as artimanhas do Francisco Diá que já nos aprontou quando no Baraúnas, mas os tempos mudaram, nosso padrão de jogo mudou, qualificamos nosso time e temos amplas condições de vencer hoje o Santa Cruz... Pra cima deles, Dragão, só a vitória nos interessa!

11 de fevereiro de 2012

A vez de Isac

Ano passado, pelo Guarany de Sobral, ele foi destaque da Série C, inclusive marcando gols contra o América lá e cá, não pode simplesmente ter desaprendido a jogar bola... Tenho certeza que Isac saberá aproveitar a oportunidade de ser parte integrante da máquina de fazer gols, a laranja mecânica do Flávio Araújo. Torço por isto, torço que o atleta  cale a minha e muitas outras bocas que, pelo início claudicante, o chamaram de horroroooooooooso. Amém!

10 de fevereiro de 2012

PARABÉNS MENINAS DE OURO

Imagem do site oficial do América (www.americadenatal.com.br)



Antes tarde do que nunca. Parabéns às meninas do Mecão, time que se sagrou campeão estadual na útlima quarta-feira, goleando o time do Monamy. Por sinal, diferente da partida anterior, o time do Monamy não colocou o emblema das letrinhas na camisa.

E lá teve tudo isto?

Palavra de José Vanildo a respeito da possibilidade do clássico rei no Nazarenão: “Não cabe a FNF versar sobre essa situação. Nós iremos seguir a determinação sugerida pela Secretaria de Segurança e do Ministério Público. Iremos apoiar tudo aquilo que ficou estabelecido no Estatuto do Torcedor, que manda garantir aos espectadores segurança e acessibilidade”. Pergunta do meu amigo, filósofo cabeça, Neném Big Head, o cabeção: "E lá em Pium teve tudo isto, doutor"? Sei não, Neném...

9 de fevereiro de 2012

NEM FREUD EXPLICA!

Depois de cantar em prosa e em verso que o time de lá está com deficiência no meio de campo, a imprensa isenta e imparcial começa a fazer a caveira de nossos jogadores Júnior Xuxa e Ricardo Baiano, duas importantes peças do equema de Flávio Araújo, que têm justificado plenamente suas contratações. Fazer 10 gols e levar somente 2 em duas partidas utilizando jogadores "sem qualificação" como Xuxa e Baiano, imaginem se eles fossem qualificados! Longe de mim pensar que a cambada já está querendo plantar algo de ruim no América. Ou será que estão mesmo é querendo DE NOVO reforçar o "inreforçável" time de Pium com nossos atletas? Não sou tão malicioso assim.

LEVOU BOMBARDA DO CAMALEÃO, FOI?

Depois de tomar uma "bombarda" do camaleão, a burrinha ficou de pernas pro ar, foi? Desta vez não encaixou, né? Tadinha, viu?

Lá em Mossoró tem chuva de balas, aqui tem de gols, né?

Só ontem no Nazarenão foram onze, viu? Cinco das meninas do Dragão em cima do "Sperniandi Monamy/abc" e seis dos meninos de Flávio Araújo que não respeitaram nem o time macho das terras de Santa Luzia. Imaginem se o pessoal de vermelho jogasse, né professor? 

A DÚVIDA


Agora com o MECÃO não aceitando menos do que quatro gols de goleada, fica uma dúvida na minha cabeça. O que é melhor: Comemorar mais vitória do Mecão ou curtir as explicações do Rolando Lero da funerária?

Quem acha que isso é exagero meu, precisa escutar essas explicações que sempre concorrem com as mais belas páginas “das desculpas de perdedor de todos os tempos”.

O que vocês acham de um cara que lança mão de : “saída de bola”, “aproveitar a oportunidade”, “postura da equipe”, ”o resultado não reflete”, “cada um no seu quadrado”, “encaixe na marcação”, “desenvolvimento melhor, sem ser competente”, “o torcedor tem que entender", etc, etc, etc...”

Foi uma quarta feira bela. O Mecão goleando e a funerária na PEIA!!!

ANÁLISE DO JOGO ASSU 1 X 0 BCD

Para aqueles que não ouviram a delcaração de determinado técnico após uma peia lá pras bandas de Açu, aqui vai um pequeno resumo da transcrição do que ele falou após o jogo. Não dá para colocar tudo porque a entrevista se transformou em uma aula de Filosofia, com duração de mais ou menos meia hora.


"Antes de mais nada, gostaria de dizer que você é o repórter mais inteligente de Natal. MESMO PORQUE a rádio que você trabalha é apenas a melhor do planeta. Adorei vocês terem ido soprar minhas velinhas a semana passada.Com relação ao jogo, acredito que foi muito bom. MESMO PORQUE se não tivesse sido não o seria. O próprio desenrolar do andamento das configurações adaptáveis ensejam o fato. MESMO PORQUE os nossos meninos não são, ou talvez não sejam, o que eu não posso nem imaginar que são. O próprio Uóxinton é um menino, a não ser pela idade um pouco avançada. MESMO PORQUE, após o jogo ele irá ao Juvino Barreto para descansar. Os nossos atacantes (uns meninos) foram agudamente, MESMO PORQUE, eu posso estar enganado, ou não. Adorei o resultado, MESMO PORQUE o próprio placar não condiz com uma verdade nua e crua (não seria uma verdura crua?). Perder uma partida é apenas e tão somente a melhor coisa do mundo (ruim é bala de gengibre), MESMO PORQUE os meninos, em fase de crescimento, não podem ficar mal acostumados com outros resultados. Para falar a verdade - seu cabelo está ótimo hoje - nem eu nem os próprios meninos não queriam ganhar o jogo. MESMO PORQUE o próprio resultado faria com que a hipotenusa fosse maior que a soma do quadrado dos catetos, uma incongruência, dependendo do ângulo de observação. Na próxima partida entrarei com o esquema 2-3-4-1 ou 4-4-2-1, ou 3-4-5-4-3, ou quem sabe até o próprio 1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1-1. MESMO PORQUE, ou não sei o que mais dizer, agradaria a gregos e a cubanos. Eu realmente gosto de perder. O importante é competir e nem sempre vence o melhor ou quem rir por último rir melhor. MESMO PORQUE os últimos serão os primeiros e apenas tomamos no Açu e nada mais. Você me entende? "

8 de fevereiro de 2012

Jus sperniandi

Do latin - direito de espernear, direito de reclamar, direito de revoltar-se. Assim entendo as fortes acusações da treinadora do Monamy que, obviamente terá o ônus de provar qualquer irregularidade que porventura tenha ocorrido na seleção, digo time, de futebol feminino do América Futebol Clube. Óbvio que este "jus sperniandi" teria uma repercussão maior que qualquer história de jogador fantasma que, conforme afirmação do advogado Felipe Augusto, teria jogado um ano inteiro sem carteira de trabalho assinada no time deles, né? Sei sim, viu?

Tarefa de hoje

Passar na casa lotérica e jogar na Timemania cravando América do RN como o time de coração, chegar mais cedo ao Nazarenão para assistir o time feminino do Mecão (as guerreiras do Dragão) atropelar as letrinhas travestidas de Monamy, incentivar nossos jogadores à vitória sobre o Potiguar de Mossoró e ouvir o jogo por qualquer emissora que deliberada e sistematicamente não nos prejudiquem. Ah! Ia esquecendo... Parabenizar pessoalmente Walmir Nunes pela iniciativa de provocar o Conselho Deliberativo do América Futebol Clube no sentido de discutir a lesiva atuação de setores da imprensa esportiva do RN em relação ao nosso clube. Simples, né?

7 de fevereiro de 2012

Fiel escudeiro

Desta vez não consegui me conter, fui às lágrimas, com a argumentação do comentarista de peso em defesa do seu time de coração. Olhem a pérola a respeito da disputa que envolve Ricardo Oliveira e suas letrinhas preferidas... "Olha amigos, o jogador deveria ter procurado a direção do clube". Lendo este arrazoado de cores nitidamente alvinegras, Neném Big Head - o filósofo cabeça - pergunta: E o clube? Não deveria pagar o FGTS sem precisar ser procurado? Sei não, Neném... Sei não, fiel escudeiro...

Terceira lei de Newton

Aquela que fala da reação contrária à toda ação mostrou-se presente lá no Nazarenão. Refiro-me a estas duas faixas que um torcedor (juro que não fui eu) levou para protestar contra a sórdida campanha que tenta criar fatos para interditar Goianinha como sede do próximo clássico rei. Está cedo pra falar, mas alguém duvida a origem "iluminada" desta ação? Alguém duvida que todo aquele destaque à carta da TGA tenha tão somente o dever de bem informar? Alguém duvida que o TOCO remova montanha, bom senso, ética, respeito,  "et caetera",  "et caetera",  "et caetera"? Sei não, melhor nem comentar, né? Apenas elogiar este anônimo que, com suas duas faixas, falou mais alto que muitos 640 KHz...

6 de fevereiro de 2012

Vai encarar?

Excelente contratação que qualifica nosso miolo de zaga e faz, com todo respeito aos fujões da vida, esquecer os desagradáveis episódios de um passado recente. Cléber, Mauro, Edson Rocha e Zé Antônio. Vai encarar?

Carece não presidente

Li no blog lá de baixo que o presidente das letrinhas está decepcionado com Ricardo Oliveira porque o jogador colocou seu time na justiça. Carece não presidente, ele está apenas lutando por seus direitos, viu? A justiça, a mesma que julgou procedente Luizão assinar e não cumprir seu contrato com o América, está aí para isto...

Por que não?

Não sei se é possível, mas ontem no Nazarenão minha amiga Leda sugeriu que o América, como detentor do mando de campo, levasse a final do futebol feminino para a preliminar do jogo de quarta-feira em Goianinha. Assim, além de motivar nossa torcida, daria um palco digno para as guerreiras do Dragão deitarem e rolarem sobre um time das letrinhas travestido de Monamy. Por que não, diretoria americana?

5 de fevereiro de 2012

Mais um blog puro-sangue

Refiro-me ao souamericadenatal.blogspot.com que, sob a batuta do José Carlos, será mais um a falar das coisas do Mecão. Vale à pena conferir.

ACHEI A TAMPA DA BIC. PERDI A CARGA

Quarta-feira volto ao Nazarenão para procurar. À noite, porque a tinta é fluorescente.

Antes tarde do que nunca

A América vence o Assu e continua com a possibilidade de classificação para o quadrangular final. O time, apesar da evidente fragilidade adversária, mostrou evolução especificamente nas alas e na movimentação dos atacantes. Antes tarde do que nunca, né? Enquanto isto, lá pras bandas de Caicó, a burra preta empata, segundo seu articulado treinador, por um ERRO CAPITAL do juiz do jogo que, pasmem, inverteu um lateral em desfavor do seu time. Quase choro de tanto rir com esta explicação...

Letrinhas transgênicas, né?

Mudou de nome, foi? Agora é Monamy, é? Vergonha de apanhar para nossas meninas, foi? Monamy com escudo do abc, é? Entendo... as letrinhas são transgênicas, né? Parabéns, meninas do Mecão, uma bela peia na burra preta híbrida!

A repetição é útil

Vamos a Goianinha porque lá estará o América, porque este é o clube que amamos, porque estaremos sempre juntos com nossa torcida, porque somos a própria torcida, porque não existe time de tradição sem torcida, porque temos sangue de Dragão, porque, porque, porque... A repetição é útil, pois, como diria Platão, "as belas coisas devem ser repetidas, as feias e lamacentas nem tanto"...

4 de fevereiro de 2012

VIOLÊNCIA EXPLÍCITA E ANTECIPADA

"... No dia do jogo em Goianinha vai haver sim violência, acreditamos que a policia não vai se importar o MP não vai se importar os clubes não vão se importar e a imprensa… Vai adorar! O que vamos fazer? Vamos ao jogo, porque amamos o abc futebol clube aconteça oque acontecer, vamos estar lá para assistir o jogo e apoiar e caso precise nos defender".
Palavras do entitulado presidente da torcida do abcd. E aí Ministério Público? E aí Polícia Militar? E aí blogueiros lá de baixo? Isso se chama declaração irresponsável veiculada inocentemente e sem ressalvas pelos blogs que não têm compromisso maior com o futebol. Está clara a intenção e a incitação à violência. Ou será que vão querer dar as interpretações que melhor convenham aos interesses do bc?

(DES)INFORMAR É O QUE IMPORTA

Li hoje num certo blog dito esportivo que a escalação do América amanhã "dificilmente seria diferente de: Fabiano, Ferreira (Walber), Edson Rocha, Zé Antônio e Carlinhos (Wanderson); Nata, Carlinhos Baiano, Junior Xuxa e Jairo; Wanderley e Soares". O blogueiro não sabe que Carlinhos nem foi relacionado para a partida. E quem é esse tal de "Carlinhos Baiano"? Conheço Ricardo Baiano. Ou é muita ignorância ou má vontade mesmo.

PARABÉNS EQUIPE FEMININA DO MECÃO

América 4 x 1 Monamy. Parabéns as meninas pela goleada. Que sirva de exemplo para os marmanjos nas próximas partidas do Estadual. A propósito, a foto aí é da partida hoje à tarde. Engraçado, até no colosso do Juvenal Lamartine tem ambulância pronta para qualquer emergência. Já em outros campinhos lamacentos e cheio de crateras...

SÓ PARA LEMBRAR

TIMEMANIA AMÉRICA/RN TIMEMANIA AMÉRICA/RN
TIMEMANIA AMÉRICA/RN TIMEMANIA AMÉRICA/RN
TIMEMANIA AMÉRICA/RN TIMEMANIA AMÉRICA/RN
TIMEMANIA AMÉRICA/RN TIMEMANIA AMÉRICA/RN
TIMEMANIA AMÉRICA/RN TIMEMANIA AMÉRICA/RN
TIMEMANIA AMÉRICA/RN TIMEMANIA AMÉRICA/RN
TIMEMANIA AMÉRICA/RN TIMEMANIA AMÉRICA/RN
TIMEMANIA AMÉRICA/RN TIMEMANIA AMÉRICA/RN
TIMEMANIA AMÉRICA/RN TIMEMANIA AMÉRICA/RN
TIMEMANIA AMÉRICA/RN TIMEMANIA AMÉRICA/RN
TIMEMANIA AMÉRICA/RN TIMEMANIA AMÉRICA/RN
TIMEMANIA AMÉRICA/RN TIMEMANIA AMÉRICA/RN
TIMEMANIA AMÉRICA/RN TIMEMANIA AMÉRICA/RN
TIMEMANIA AMÉRICA/RN TIMEMANIA AMÉRICA/RN
TIMEMANIA AMÉRICA/RN TIMEMANIA AMÉRICA/RN

Ignoramos e ignoraremos

Expressão do fisiologista alemão Emil Du Bois-Reymond, atualmente citada como símbolo do comportamento dos positivistas em relação à metafísica e a tudo sobre o que não se pode investigar com método científico. Diante disto, quem sou eu pra discordar de Du Bois, né? Ignorarei e ignoraremos os resultados adversos, a política de privacidade de Flávio Araújo, o fraco futebol de Isac e Cia. e até a tampa da caneta BIC de Ricardo, meu irmão. Sou um positivista juramentado, vou Domingo ao Nazarenão porque não há método científico que explique minha paixão pelo Mecão. Vou jogar na Timemania, vou torcer, vou reclamar, mas vou ajudar da maneira que for possível... Sou positivista e apaixonado, viu?

POR UMA CANETA BIC


Depois do jogo contra o Alecrim, sai do Nazarenão dizendo que não voltaria para ver a partida contra o Assu. Acontece que quando estava descendo a arquibancada, deixei cair a tampa da caneta Bic, usada, mordida e quase sem tinta, que trazia no bolso. Não tem jeito: Vou ter que voltar lá no domingo. E à tarde é uma boa hora para procurar a danada. Só porisso, e por nenhum motivo mais, vou ver o América ganhar do Assu, dar a volta por cima e retomar a jornada rumo ao título de 2012. Cada um que invente o seu motivo, mas lugar de americano domingo é no Nazarenão.

3 de fevereiro de 2012

Não quero acreditar

Que o prestigiado técnico Flávio Araujo tenha vetado a entrada do torcedor ao treino de apronto do América em nome da privacidade. Mais que esta, senhor treinador, precisamos qualidade técnica, empenho, esquema tático eficaz e resultados. Quanto ao veto a setores da imprensa, acho justo, muito justo, justíssimo...

DUAS COISAS


Tenho duas coisas a dizer sobre o nosso “momento”:
1 – Nada de trocar de treinador! Quem acompanha os meus posicionamentos sabe que a última coisa que eu mexo quando nada está dando certo – como agora – é trocar o treinador. Só pra deixa as coisas mais claras, por mim a gente ainda estava com Paulo Moroni – lembram ?-, aquele de dois campeonatos atrás. Eu acho que se vamos gastar, que seja principalmente em JOGADORES. Senão vamos repetir a situação de 2010, com um treinador caro – Lula Pereira – e um time medíocre. Todos se lembram do resultado final, certo?
2 – Alguém precisa dizer a Soares que o turno ainda não acabou. Ele saiu de campo dando entrevistas e prometendo muito empenho e dedicação no próximo turno... É brincadeira...

1 de fevereiro de 2012

Para um duro nó, uma dura cunha


Ditado transcrito em vulgare proverbium por São Jerônimo (Ep. 69,5), indica que, para grave erro, pecado ou doença (quem sabe três derrotas seguidas, né?), é preciso um forte remédio. Então basta de chorar o leite derramado, basta de frases feitas, temos três duros nós pela frente. Vencer as próximas partidas se faz necessário e, para isto, o time rubro precisa mais que um machado afiado, mais que uma dura cunha, precisa mesmo é de cunhões e eficiência. Chega de hein, hein, hein, viu?