31 de janeiro de 2011

Caiu como uma luva

Pura coincidência, mas sabem quem é o advogado que se apresenta de primeira hora para defender a arbitragem  contestada pelo América Futebol Clube? Precisa dizer? O mais interessante é que o "globoso", precipitadamente, adianta uma série de conclusões nefastas que ninguém do Mecão sequer mencionou. Parece que a carapuça caiu como uma luva...

Cheiro de raposa felpuda

Não é desculpa de perdedor, até porque vencemos o jogo e conquistamos os três pontos desejados, mas vocês viram o pênalti claríssimo não marcado por aquela senhoria vestido de preto? Viram que o soprador de apito estava a dois metros do lance e, talvez por algum problema visual (mancha negra na retina?) simplesmente não marcou a falta? Sei não meus amigos, não quero ser alarmista, muito menos paranóico, mas já começo a sentir o mau cheiro de raposa felpuda no ar.  Olho nela Clóvis Emídio, ela perde o pelo, fica careca, mas não muda o hábito. Temos que tomar uma atitude enérgica e contundente já! As reclamações não podem ficar à boca pequena, precisamos mostrar ao abeceísta presidente da FNF que não engoliremos mais estas coincidências, que não basta seu comparecimento aos eventos do América, muito menos tapinha nas costas, queremos uma administração EQUÂNIME, ISENTA E DESCOMPROMISSADA com a, b ou c.

30 de janeiro de 2011

América 1x0

Os três primeiros pontos de uma série que acabará na conquista do campeonato estadual de futebol do RN. Temos muito a melhorar, mas a vítória é o que importa, não acham?

NEM PENSAR EM COISA DIFERENTE!

O que todo americano queria era que o ano não fosse tão "difícil" como está se desenhando. O ideal era que estivéssemos no estadual com superioridade absoluta frente aos concorrentes, já que temos que visar o acesso à série B este ano e à série A no final do ano seguinte. Perdemos jogadores que foram importantes no final da temporada passada. O porque disso não sei. Agora é arregaçar as mangas e atropelar quem se colocar a nossa frente.
É nossa obrigação voltar a ser o América de alguns anos atrás, que me fez torcer a qualquer custo.

Ano do Dragão

Vamos ao que interessa e o que importa agora é começar com VITÓRIA. Que os jogadores assumam o papel de guerreiros, que honrem este escudo que carregam no peito, que se inspirem naqueles ex-atletas que foram homenageados na festa de quinta-feira e tragam os três pontos de Mossoró. Pensar grande e disputar TODOS os jogos com este espírito, deve ser a rotina desde o princípio, assim os adversários logo perceberão que este ano será o ano do Dragão. Que me perdoem elefantinho, periquito, leão, camaleão e até a burra preta...

29 de janeiro de 2011

Minha solidariedade à família enlutada

Pelo falecimento do ex-presidente abecedista  Edson Teixeira. Nesta hora de dor, cessa toda brincadeira habitual deste blog para desejar que Deus o tenha num bom lugar.

O elefantinho e a burra preta

Era uma vez um elefantinho que agradava sobremodo boa parte da mídia de sua cidade natal (de natividade). Sempre solícito distribuía um empreguinho aqui, uma ajudazinhanha acolá, tudo na mais perfeita discrição, harmonia e profissionalismo. Contam que até "city tour" numa tal de burra preta era oferecida como prêmio para os "mais queridos e afins". Com esta filosofia do "é dando que se recebe" formou um exército de colaboradores informais sempre a postos a sacanear (desculpe, mas esta palavra está no Silveira Bueno) as hostes do seu arquiinimigo, o Dragão cospe-fogo. E desta forma vivem (elefantinho, burra preta e colaboradores) numa simbiose quase perfeita, felizes neste mundinho de faz-de-conta, acreditando que ninguém percebe este desviozinho de conduta. Sei não, mas parece que já ouvi esta estória em algum lugar...

28 de janeiro de 2011

Ipsis litteris

Pelas mesmas letras, e só pra chatear, transcrevo o comentário de "Um coração vermelho".

ONTEM EU VÍ
VI TANTA COISA BONITA,
VI CLÓVIS SE EMOCIONAR,
VI ATORCIDA VIBRANDO,
VI A SÉDE BALANÇAR.

VI UMA PEQUENA AMOSTRA,
DA MARCA QUE VAMOS USAR,
VI A COMBINAÇÃO DAS CORES,
E O VERMELHO A BRILHAR.

VI SEVERINHO DE TERNO,
CHORANDO AO SE EXPRESSAR.
QUE É PELA SUA SEGUNDA PELE,
QUE GOSTA DE TRABALHAR.

VI UM PADRE DANDO A BENÇÃO,
BEIJANDO NOSSA BANDEIRA,
DEPOIS VI A CHUVA CAINDO,
ABENÇOANDO A SEDE INTEIRA.

QUEM ESTEVE ALI PRESENTE
QUEM SENTIU AQUELA EMOÇÃO
SAIU DALÍ CONCIENTE
QUE ESTE ANO É DO MECÃO.

Marcação explícita

Se por um lado vemos a torcida americana dando seu apoio e acreditando no trabalho que vem sendo desenvolvido para a temporada de 2011, por outro, vemos no blog negro a manchete de que o meia contratado pelo América foi "dispensado" do Náutico. Ora, ora! A menos que sejam formados na base, quase todos os jogadores que vêm e vão são dispensados dos clubes que vinham jogando. Fosse pro time de Pium, os termos seriam outros: "jogou" no Náutico, "estava" no Náutico, "veio" do Náutico, etc. É por essas e outras...

Amor explícito

Foi o que vi na imensa torcida que compareceu à sede da Rodrigues Alves para recepcionar os novos guerreiros do Dragão. Numa festa de rara beleza, diretoria, conselheiros, jogadores, ídolos do passado e torcida firmaram um pacto de empenho recíproco pelas conquistas vindouras. Rara vez, em todo tempo de América, vi tanta união e empolgação, apesar de um momento adverso. Estamos de parabéns, mostramos uma pujança para deixar qualquer elefantinho com a tromba de molho.

27 de janeiro de 2011

Ciranda Cirandinha

Hoje no América às 19h00min teremos mais uma mostra do eficiente trabalho de Pedro Paulo, o marqueteiro com garras de dragão. Festa de apresentação dos novos guerreiros, palavra do presidente e, principalmente, a interação diretoria/conselho/torcida. É uma nova filosofia sendo paulatinamente implantada numa administração com marketing forte e participativo. Tenho a certeza que este trabalho será profícuo e duradouro, diferentemente de alguns que faziam festa até para a inauguração da BURRA PRETA, mas como na Ciranda Cirandinha,  era pouco e se acabou...

26 de janeiro de 2011

QUEM, SENÃO O "BIG HEAD"?

"Imaginem um cálculo que ao subtrair uma porção do todo, o resto fica maior que anteriormente..."
Não precisa ir atrás de matemáticos como Pierre Berloquin ou Eduardo Móntalban.
Basta recorrer ao grande pensador dos idos de 1960, Nenem Big Head, para que surjam algumas das respostas para o problema aparentemente insolúvel proposto pelo contemporâneo Medeiros.
1) Se o todo estiver se expandindo à velocidade da luz (a maior velocidade possível), ao se retirar uma parte, instantaneamente este todo terá crescido e já estará maior que anteriormente.
2) Se subtrair uma porção negativa do todo, ele também ficará maior.
Não é à toa que o Big Head, "NENEM TABETÃO" para os íntimos, foi o idealizador do primeiro protótipo da direção hidráulica dos automóveis. Só não conseguiu inventar o silenciador para os canos de escape.
Mecão também é "curtura"!

Raposas felpudas

Está tudo (quase) pronto para o início do campeonato estadual. Está chegando a hora do Dragão beber água e vermos os novos guerreiros americanos defender o nosso escudo prá valer. As notícias que chegam dos treinos já apontam para quatro ou cinco destaques que certamente cairão no gosto da torcida, as adversidades do rebaixamento impuseram mudanças de métodos que acredito trarão melhores frutos e a torcida em nenhum momento se abateu apesar do ano anterior atípico. Este é o cenário perfeito para a retomada da hegemonia do futebol do RN, só falta agora redobrar os cuidados com o "extra campo", uma vez que é público e notório (fato confirmado em alto e bom som por um diretor de preto) que eles atuam muito bem neste quesito... Olho nas raposas felpudas, Jalvan Andrade!

25 de janeiro de 2011

O amor é lindo

Na luta entre o rochedo e o mar quem se dá mal é o caranguejo e, se ele é da mídia e está  engordando e  procurando  chifre em cabeça de cavalo, tenho a impressão que iríamos precisar de uma frigideira tamanho gigante nas próximas horas... Como não sou bom entendedor, fico a matutar que cavalo com chifre é este, quem da mídia está engordando e por que a mudança repentina do discurso. Sei não, mas parece que num último instante neguinho andou levando um puxão de orelha para cantar afinado e pular da frigideira... O amor é lindo, não?

Habeas Corpus Preventivo

Eu que pensei já ter visto tudo da nossa imprensa esportiva, vejo na obscura mudança do marketing do elefantinho, o emprego de um Habeas Corpus Preventivo para que ninguém especule a razão do ocorrido. Por que será, heim? Quem está sendo blindado? Será que há algo de podre no reino de Pium? Sei não... Mas pelas farpas que o autor, adviiiiiiiiiiinhe, lança em "parte da mídia que se abastece e engorda - em todos os sentidos - a procurar chifre em cabeça de cavalo", penso que a coisa azedou de vez pros lado de Pium e Ribeira e que isto transcende em muito a um simples conflito de interesses. Parece que tem neguinho provando do próprio veneno enquanto no América... Vamos muito bem, obrigado, viu?.

24 de janeiro de 2011

Crise? Só se for lá em baixo

Não chega a uma terceira guerra mundial, mas que há algum conflito de interesses, lá pras banda da Ribeira, isto ninguém pode negar pelos recentes ocorridos no ar e nos blogs, senão vejamos: um só falta se rasgar todo na defesa do time de Pium, no caso João Paulo; o outro defende veementemente Gilberto de Nadai. Um, adiviiiiiiiinhe, já começa a detonar Dado Cavalcante comparando-o a Lula Pereira; o outro diz que tal comparação é puro desconhecimento ou maldade explícita. Sei não... Mas já há rumores que tem gente de peso na frigideira, vamos ficar quietos pois não temos nada com isto.

CARRASCO, duela a quien duela

Ele, com suas tiradas de "diplomata de carreira", tornou-se o novo alvo dos comentaristas de Pium que pululam por aqui. Em vista disso, pinço algumas pérolas deste grande amigo  para vocês entenderem porque o metaleiro está incomodando tanto.
"Hoje abri mão do manto grotesco do Heavy Metal pelo manto sagrado do Mecão". "Não que tenhamos de fazer festa com holofotes para inaugurar a BURRA PRETA", apelido carinhoso a um determinado ônibus. "A anta gorda, aquele babão-mor, não tem jeito". "Que os novos fornecedores de uniformes ralem para conquistar nossa confiança". "Agora é aquela breja suada com caldinho de mocotó curtindo um Dimmu Borgir, lá das terras do norte".
Esclareço que Igor (CARRASCO) compõe o grupo seleto de amigos que forma a resistência alvirrubra deste blog, seus apartes serão sempre bem vindos, "duela a quien duela".

23 de janeiro de 2011

Aguardemos mais um pouco

Um jogo treino morno, sem motivação, que apenas serviu para observarmos as novas peças que contaremos este ano. Tirar qualquer conclusão é cedo e embora alguns já queiram começar o troca-troca, acho prematuro qualquer ação neste sentido. Aguardemos mais um pouco...

Água que não se move...

Deixemos o dia que NATAL VERMELHOU e vamos ao que hoje interessa. Temos um compromisso com nosso Mecão, vamos ao Machadão prestigiar e ver "os caras" em ação. Estamos no início de uma longa caminhada rumo ao título do Estadual  e ao nosso retorno à Série B, temos a obrigação de participar do início ao fim desta jornada. Eu? Estarei lá, sim senhor, até porque água que não se move, apodrece e vira LAMA...

22 de janeiro de 2011

2011 AM/FM (PARTE II)

Respondendo a alguns americanos que acessam este blog, não é que tenhamos que ter preferência por rádio x, y ou z na transmissão dos jogos do América. O mais importante é que as emissoras sejam compostas por profissionais que TAMBÉM NÃO TENHAM PREFERÊNCIA por a, b ou c; Que não se utilizem de dois pesos e duas medidas na hora de avaliar as coisas do América e dos outros times; Que não abusem de desculpas ou de subterfúgios escusos (escuros) para justificar as coisas ruins dos times que querem bajular; Que, pelo menos enquanto estiverem no ar, sejam imparciais, já que o ofício é informar e não torcer descaradamente por a, b ou c; que sejam patrocinadas apenas por empresas que anunciam abertamente seus produtos. Enquadrando-se nesses e em mais alguns outros critérios, teremos nós americanos o maior prazer de dar a audiência de que eles tanto necessitam para sobreviver.

América no alto


Que coisa linda! Deste jeito nem fluoxetina segura os funerautas de plantão...

Natal vermelhou


Numa manifestação simples de amor ao Mecão, numa iniciativa anônima de carinho ao nosso clube que, se não fora a reação desproporcional da torcida enlutada nos blogs, poderia até ter passado despercebida. Estamos de parabéns, atingimos nosso objetivo. Quanto ao complexo de elefantinho... Está escrito nos compêndios psiquiátricos que tal sentimento pode emergir de uma inferioridade intrínseca que leva os indivíduos atingidos à supercompensação, resultando em comportamento anti-social e desalento. Portanto, melhor deixar para Freud explicar...

21 de janeiro de 2011

Sábado, só não vai quem já morreu

Não podemos esquecer que neste sábado 22/01 temos compromisso com nossa cidade. Vamos pintá-la de vermelho, torná-la mais bonita e alegre vestindo nosso manto sagrado ou qualquer outra roupa da cor de nossa paixão, como esta chapeuzinho vermelho da foto. Vamos vermelhar Natal torcida do Mecão, atrás desta (idéia) só não vai quem já morreu, vive enlutado ou não gosta da fruta...

Só chamando as carpideiras

Para acompanhar o choro de alguns na defesa do seu clube amado no episódio João Paulo. Bastou uma remota ameaça de perdê-lo para o América que "vozes de peso" se levantaram numa proteção de fazer inveja a muitos causídicos. O Gilberto de Nadai, sempre cantado em prosas e versos, que até então era "o cara", agora segundo estas vozes, é homem de levar os outros na conversa, de servir a dois senhores, de ter passado a perna em muitas raposas felpudas de preto. CONFESSO que quase fui às lágrimas...

20 de janeiro de 2011

Eu não disse...

Que este ano está AUSPICIOSO. Começamos ganhando o amistoso interestadual enquanto os internacionais de Pium ficaram na LAMA. Repito que isto não quer dizer que já ganhamos ou somos a oitava maravilha do mundo, mas convenhamos... É muito bom começar ganhando e ver os outros na peia, não?

Maré Vermelha, estou dentro


Não sei a autoria, mas compro a idéia, estou dentro e conclamo a todos. Neste sábado 22/01  vamos todos vestir vermelho,  tornar a nossa cidade mais bonita e mostrar que somos Mecão acima de tudo. Fico apenas imaginando se este projeto do povo piunzento fosse... Os desavisados iriam pensar que a cidade estaria cultuando algum luto, não?

19 de janeiro de 2011

A pérola da noite

O time das letrinhas perdeu para os fraldinhas do River Plate do Uruguai por causa da chuva. A pergunta que não quer calar: deu LAMA, foi?

Elementar, meu caro Watson

Faço a minha culpa publicamente a respeito da postagem anterior. Depois de muita reflexão acho que consegui entender os dois pesos e duas medidas em relação a viajem dos meninos de vermelho e de preto para a mesma São Paulo. É que as recentes chuvas caídas naquela região conseguiram "encolher as estradas" com a consequente redução da distância em apenas vinte e um dias. Elementar, meu caro Watson.

! PAU EN ELLOS !

Chegando no aeroporto Augusto Severo às 2 da madrugada de hoje, encontro retirando as malas, a equipe do River Plate do Uruguai. Pelo jeito era a equipe sub-17 deles. Já que eu estava com o portunhol afiado, perguntei a alguns jogadores porque estavam aqui em Natal. Ninguém sabia com quem iam jogar. Como tenho certeza que não será contra o América, deve ser contra um timinho porcaria mesmo. Para não ser mal educado, então, desejei a todos um "bien venidos" e não deixei de incentivá-los dizendo a todos: "!pau en ellos!.

Dois pesos, duas medidas e muito descaramento

Volto a viajem de ônibus dos meninos do Mecão e a embófia do globoso em abordar o fato. Em postagem do dia 29/12/2010 aquele assessor informal de Pium diz que não tem como não concordar com uma torcedora (possivelmente inventada) do América que reclama por os jogadores da categoria de base viajarem de ônibus e acrescenta: "não dá para entender que uma viagem tão longa seja feita de ônibus, é por essas e outras que afirmo que os técnicos não são os únicos culpados pelo insucesso do América". Quando o mesmo ocorre no time dele  e os garotos de preto viajam para SP tais quais os de vermelho ele sai em defesa com a seguinte pérola: "pois é amigos, como podemos observar os esclarecimentos foram prestados. No meu entendimento a idéia inicial do AVC foi correta, infelizmente a coisa não aconteceu conforme o planejado, contudo, nem por isso vou aqui dizer que eles erraram".
Do blog: É muito descaramento pousar imparcialidade, melhor nem comentar...

18 de janeiro de 2011

Com o Grêmio onde o Grêmio estiver...


Esperem, não tirem conclusões precipitadas, nem de longe sou Grêmio do RS, aliás deixo bem claro que nesse mundinho de Deus só torço por dois times: América e aquele que jogar contra as letrinhas. Apenas citei trecho de um dos hinos mais bonitos do futebol brasileiro para mostrar que, apesar de bonito, nem de longe se compara  a esta foto que Ricardo Medeiros mandou de Ushuaia. Esta cidade da Argentina, capital da província de Terra do Fogo é considerada "la ciudad del fin del mundo", portanto a "paisagem" significa  -  "Com o América até no fim do mundo", chato, não?

17 de janeiro de 2011

10 - 5 = 100 ?

Hoje pude ir ao América e, embora o sigilo seja imprescindível para não entrar LAMA no negócio, informo que o que ouvi a respeito da Arena do Dragão, superou positivamente minhas expectativas. Se as coisas acontecerem conforme o planejado, neguinho que chama o campo de Pium de maravilha vai ter que rever este conceito senão vai faltar superlativo para o nosso. Uma dica? Pois bem... Imaginem um cálculo que ao subtrair uma porção do todo, o resto fica maior que anteriormente...

Lição de criança

Hoje aprendi mais uma com minha filha de oito anos quando "discutíamos" administração e lhe falei da velha teoria que é melhor imitar uma coisa que deu certo a inventar uma errada. Quando lhe perguntei um exemplo deste princípio ela respondeu com uma perguntinha que falou por si só. - Papai deve ser por isso que tem tantos Américas no mundo e só um time de letrinhas, não? Precisa dizer mais alguma coisa? Aprendi mais uma!

DRAGÃO NA TERRA DO FOGO

Como esperado, daqui da Terra do Fogo, Argentina, passando pela cidade mais ao sul do mundo, senti alguma dificuldade em conectar com a Internet. Hoje, porém, consigo ver os blogs sérios e as boas notícias do Mecão. Voltando a tempo de ver a partida contra o Treze (se ainda for ocorrer).

16 de janeiro de 2011

Está no Aurélio

Alvissareiro significa auspicioso, que promete, nunca já ganhamos ou afobado. Óbvio que a torcida do Mecão não tem como avaliar o time por um treino, mesmo que fosse num amistoso internacional de araque ou qualquer outro programa de índio. Agora, só faltam pedir choro e ranger de dentes da torcida americana porque fizemos 10x0 no time de Baíca...

Alvissareiro ou alvirrubro?

A permanência de Dado Cavalcanti à frente do time, dez gols no primeiro jogo treino e a passagem dos "meninos" do Mecão para segunda fase da Copa SP, prenuncia um ano alvissareiro  (ou seria alvirrubro?) como diziam nossos patrícios lusitanos. Agora é acreditar e manter o que vi ontem nas arquibancadas do Machadão: esperanças renovadas, nenhum abatimento e redobrado amor ao Mecão. Tenho a impressão que esta será a tônica dos peles-vermelhas nesta temporada, os caras-pálidas que se cuidem...

15 de janeiro de 2011

Copa SP

Parabéns a toda equipe que faz a categoria de base do América Futebol Clube. Apesar de  tudo, vocês conseguiram chegar aonde nenhum elefante chegou. Um abraço especial para César Lima, este americano incansável e incondicional na defesa dos interesses de nosso clube. Pelo que ouvi de Souza  hoje no Machadão, possivelmente as coisas neste setor terão a atenção devida e necessária, aguardem...

14 de janeiro de 2011

Vamos matar a saudade?

Óbvio que vamos. Basta de teoria, está chegando a hora do Dragão beber água e vamos todos neste sábado ao Machadão para conferir as contratações do Mecão e rever amigos. Digo que aquele ambiente me faz bem, pois lá encontro amigos e companheiros que compartilham comigo o amor pelo maior clube de futebol do Rio Grande do Norte, o América F.C. de Natal. Ah, ia esquecendo... lá tem LAMA não, viu cara-pálida? 

O que mudou na base? Tudo

As dificuldades habituais, o amadorismo, a improvisação, mas principalmente a superação e o idealismo de um grupo se mostraram de forma contundente a calar vozes de muitas difusoras carimbadas. Agora é aproveitar a onda, estes garotos terão uma oportunidade única e certamente serão vistos com respeito. Que se abram os olhos, como bem disse Leda; que se amarrem nossas promessas, pois certamente logo aparecerão os "procuradores de plantão" como os donos das feras. Tenho a convicção que, a partir deste ano, esta categoria terá lugar de destaque no organograma alvirrubro, pois o nosso presidente Clóvis Emídio é homem de base, já ralou junto com Álvaro Gouveia e César Lima neste setor e certamente  dará a atenção necessária ao nosso celeiro. Amém.

13 de janeiro de 2011

O Ministério adverte: este blog faz mal à saúde... dos não americanos

Com o crescente número de acessos a este blog nos últimos meses, tenho recebido também a reboque, um quantidade significativa de comentários que o poderoso sistema antivírus instalado desde que eu era criancinha, detecta contaminação da "febre negra" e o apaga sumariamente. Esclareço, mais uma vez, que este espaço é único e exclusivo para discussão e defesa das coisas do nosso América e nunca se prestará a divulgar comentários alheios a este fim. Para aqueles de Pium, que querem falar sobre seu time, aconselho recorrerem aos blogs da imprensa abeceísta da terrinha e até aos extraterrenos. Lá terão espaço garantido, mas... Elefantinho aqui, jamais!

12 de janeiro de 2011

Copa São Paulo, adiviiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiinhe!

Com fator sorte (?), com a fragilidade dos adversários (?), com nenhum jogador do "tutor informal" de alguns (!), com um enorme despeito de outros (!), com a perda de uma grande oportunidade de ter ficado calado, adiviiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiinhe... Conseguimos chegar aonde nenhum outro clube do RN chegou, passamos para segunda fase! Parabéns a César Lima e a todos nós que amamos o Mecão.

Estou em falta

Sobre os questionamentos a respeito da Arena do Dragão. Admito que os doze dias fora do país, mais uma danada de "gripe espanhola" que inclusive me fez desmarcar consultas agendadas há bastante tempo, me impediram tomar pé dos bastidores da construção. Também fico preocupado com as marchas e contramarchas do local ideal, da capacidade ideal, dos parcos recursos (segundo ouvi dizer) alocados para sua concepção e de tantas outras coisas que diz respeito ao nosso estádio. Tenho a esperança que logo poderei ir à boa fonte beber água e me informar. Enquanto não, penso que urge vermos o revirar do terreno, o soerguer de pilares e o sonho tomar forma, para desespero dos enlutados...

11 de janeiro de 2011

Uma breve história

A minha mulher é Lamas e sobrinha legítima de D. Maria Lamas. Minha saudosa e querida sogra, Ester Lamas também abecedista teve quatro filhos, três de preto e um de vermelho, o Marcão foi o único que escapou. Pois bem... Era uma fase terrível para o América, as letrinhas com Sérgio Alves e Robingol quase sempre nos vencia e eu voltava invariavelmente com dor de cabeça para casa. Nesta época, Dona Ester sempre que havia nosso clássico regional, acendia uma vela para sua Santa de devoção a pedir pela vitória do Mecão, pois sempre dizia que amava mais o genro que seu time de coração. Também foi deste anjo que faleceu um mês antes de sua neta americana nascer, a confecção da batinha de pagão que minha filha vestiu no berçário. A mais linda que já vi, com o escudo do América, bordado à mão bem no alto do peito. Estes são os Lamas:  povo de origem árabe, amáveis, fiéis, cúmplices, solidários e por tudo isto sempre os respeitarei, mas... Que o estádio é o LAMÃO, não tenha dúvida que é...

Catulo, com pequenas variações

"Se ficasse quieto e não falasse do América, / não estaria com febre; mas agora que resmunga e tenta depreciar nossos feitos na "copinha", / não apenas pensa em nós, mas também, e é o que conta, / está enciumado. Ou seja. queima de febre, inveja e fala". Fui longe buscar uma das explicações para tamanha impropriedade de comentário do locutor lá de baixo a respeito dos excelentes resultados das nossas bases na Copa São Paulo de Futebol Junior. Outra explicação? A polêmica dá audiência. Quer outra? Não tem nenhum jogador "promessa" de um certo tutor informal de alguns...
Catulo, poeta latino (87-54 a.C.)

Persona giocosa


Na Itália "opera buffa" é o termo usado para descrever a versão da ópera-cômica. Lá também pode ser chamada de dramma comico, divertimento giocoso ou dramma giocoso. Por aqui, lá pras bandas de Pium, o giocoso chama-se "A volta dos que não foram". É assim que deveria ser entitulada a  "obra" do conselheiro das letrinhas que lidera um movimento que pretende proibir a entrada do Clóvis Emídio no estádio M. LAMAS. Será que não avisaram a este rapaz que nosso presidente NUNCA botou seus pés no dito cujo? Só falta agora alguém do Conselho Deliberativo do América levar a proposta para que o conselheiro de lá receba o título de persona giocosa...

10 de janeiro de 2011

Quem acredida em ET?


Parece que o Clóvis Emídio atingiu profundamente o povo enlutado com a entrevista concedida ao Vermelho de Paixão, pois o "globoso", ainda hoje, anda recorrendo até a extraterreno para revidar as felizes colocações do nosso presidente a respeito do time das letrinhas, sua agremiação de coração. Como, apesar das probabilidades, a NASA ainda não conseguiu entrar em contato com nenhum ET, por que vamos perder tempo com estas criaturas da ficção cinematográfica? Sei não... É muita preocupação com os peles-vermelhas, visse cara-pálida? Comentar seria outro programa de índio, melhor não fazê-lo...

9 de janeiro de 2011

Parabéns a Bezeca


Que completa hoje 88 anos de vida, que nascido em Pedro Velho defendeu nosso país na Segunda Guerra Mundial, que criou os quatro filhos com a Mercearia Padre João Maria na esquina da General Ozório com a Felipe Camarão na Cidade Alta, que nos deu caráter e condição de estudo e que, acima de tudo, nos ensinou a amar o Mecão, os nossos agradecimento em vida. Parabéns papai, mais tarde estarei aí com seus filhos, netos, bisnetos, um bom vinho e uma caixa de Viagra...

8 de janeiro de 2011

Lamão, lamaçal, lamacento, não importa

É tudo a mesma coisa, não passa de um termo motivacional de torcida e não representa nada que possa desencadear a terceira guerra mundial. Em tempo não tão distante Jussier Santos chamava o time de preto de funerária e daí? Quanto à desculpa diplomática de ML que o termo LAMÃO teria sido erro de redação e que Clóvis Emídio não queria dizer isso, só engole quem não conhece o nosso presidente. Ele é isto mesmo, torcedor do América antes de qualquer coisa, radical e, conforme eu já havia dito aqui no blog, nunca botou os pés pras banda de Pium... Acho que o torcedor, o Borges Neto, está melindrado demais. A minha esposa é Lamas, meu "sobrinho  torto" Carlinhos também, ambos sobrinhos de Dona Maria, que, diga-se de passagem, era uma santa e nem por isso se sentem ofendidos com a brincadeira. Depois somos nós que somos as pakitas...

Tô de volta

E só quero ver alguma voz da "velha e querida imprensa esportiva" se postar contra a doação, ou qualquer outro nome que se dê, à destinação do terreno do Planalto para construção da Arena do Dragão. Caso isto ocorra, procurarei explicar as razões e os porquês deste falso moralismo, afinal não recebo verbas para "acessoria informal" e muito menos tenho medo de gato preto...
Admito que não esteja informado a respeito desta excelente notícia, irei "à boa fonte beber água" para inteirar-me, aguarde...

7 de janeiro de 2011

Estamos chegando

Sei que Ricardo Medeiros, Carrasco, Olavo, Leda e tantos outros seguraram muito bem a onda na minha ausência, mas amanhã estarei de volta para dar continuidade aos "trabalhos". Como novidade por aqui foi o acesso de blogs relacionados propondo parceria com o nosso. Vamos estudar a possibilidade, aguardem...

5 de janeiro de 2011

América no estádio da Luz, Lisboa


Diz uma máxima de administração que é melhor imitar o que deu certo que inventar um insucesso, portanto peço vênia ao meu amigo Sérgio Fraiman para, só por esta vez, postar a prova do crime... Zé Lucio e Hilton, seu filho, orgulhosos de terem o Mecão no coração, no estádio do Benfica.
P.S. Por falar em Sérgio, bem que ele disse que eu não aguentaria ficar sem postar no blog...

DEU NA FOLHA.COM

Somália, jogador do Botafogo, sofreu um sequestro relâmpago na manhã desta quarta-feira no trajeto entre a Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio, onde mora, e o estádio João Havelange, o Engenhão, na zona norte da cidade.
Segundo a assessoria do clube, o volante não foi agredido, mas teve seus pertences roubados.

Caso estivesse no América, não teria sido sequestrado e ainda por cima não teria deixado o América cair para a série C.

Ô futebol difícil de entender

Lisboa, Estádio da Luz, Benfica 2X0 Marítimo, eu, meu compadre e também conselheiro do América, Dr. José Lucio e seu filho Hilton (ex-atleta de base do Mecão). Sabem quem mais estava lá, só que dentro do campo? Lembra-se de um lateral esquerdo que passou recentemente no América, chamado Luciano Amaral? NEM EU. Pois é... O próprio e lá ele era o faz tudo do time, batia falta, escanteio e tudo que aparecesse pela frente. Ah, ia esquecendo... Pelo futebol apresentado pelo craque do Marítimo, ele não amarraria nem as chuteiras de treino do Berg, mas ganhando em euro. Só mesmo o futebol tem destas coisas...

4 de janeiro de 2011

Respondendo ao internauta

A notícia que balizou a postagem da "Lenda do gato preto" foi publicada na Tribuna do Norte no endereço http://tribunadonorte.com.br/noticias/106613.html e tomei conhecimento, aqui em Lisboa, através de um blog americano. Quanto à motivação... Tão e simplesmente para mostrar a "imparcialidade" dos informativos da terra de Câmara Cascudo. Imagino que, se o gato vermelho fosse, os blogueiros, nossos velhos conhecidos, teriam deitado e rolado como fizeram com uma determinada publicação da revista G magazine, não?

3 de janeiro de 2011

A lenda do gato preto


Na Idade Média os gatos pretos foram associados ao demônio. Por serem noturnos e vagarem pela noite, acreditava-se que fossem sobrenaturais e servidores de bruxas. Eram a personificação do mal, da escuridão, do mistério, possuidores de poderes apavorantes e qualquer coisa que de ruim acontecesse, sempre era culpa de um gato preto. Já por aqui, gato significa furto de energia e resultou na condenação do vice-presidente de futebol lá das bandas de Pium a um ano, quatro meses e dez dias de prisão (vide a Tribuna do Norte). Desnecessário dizer que não nos compete julgá-lo, a justiça já o fez e o respeito como pessoa humana. Agora, imagino o estardalhaço que estariam fazendo se o gato, em vez de preto, fosse vermelho...

2 de janeiro de 2011

Nota de falecimento

É com imenso pesar que comunico o fim do pornográfico estocador de pomada, o emblemático "Seu Rasteeeeeeeja Veeeeeeeeerme". Ele que, indignado com minha postagem de fim de ano, comunicou seu último comentário aqui no blog. Faça isso não "Seu Rasteeeeeeeja"... Logo você que me faz rir com tanta idiotice apesar da boca suja; que tenta desqualificar a UFRN que me formou, pós-graduou e me honrou com voto de louvor no momento de minha aposentadoria e que me chama de velho decrépito (tenho 55 anos) só porque NASCEU DEPOIS DEU... Se você parar como vou cobrar sua promessa de assumir publicamente a homossexualidade quando inaugurarmos a Arena do Dragão? Prometo que se um dia você voltar e conseguir postar algum comentário não pornográfico neste espaço pensarei com carinho na possibilidade de publicá-lo, viu "Seu Rasteeeeeeeja"?

2011 AM/FM (CRÔNICA DALTÔNICA)



Desejamos também para 2011 que as transmissões dos jogos e as notícias do Amérca, maior clube do Rio Grande do Norte, sejam feitas por emissora imparcial, composta por profissionais que tenham compromisso apenas com o Esporte. Este veículo de comunicação, agindo com responsabilidade, fará com que a torcida tenha tranquilidade para ouvir transmissões, notícias e comentários não tendenciosos e que não carregam nas entrelinhas interesses de patrocinadores particulares ou corporativos, oficiais ou oficiosos. Somente assim, não teremos que continuar dependendo apenas dos blogs sérios e do site oficial do nosso clube para sabermos o que realmente acontece nas várias cores do nosso futebol. A maior torcida do Estado exercerá sua força e buscará este meio de comunicação em 2011.

1 de janeiro de 2011

Máfia Vermelha em Madri

Foi de arrepiar meus amigos, em plena Plaza Mayor, próximo do marco zero de Madri, exatamente a zero hora, num frio de 6 graus centígrados e devidamente esquentados por Möet & Chandon Imperial, um grupo de malucos torcedores do Mecão, inclusive eu, começou a pular e gritar em alto e bom som o grito de guerra da Máfia Vermelha, no que foi acompanhado por todos os espanhóis que estavam em volta, mais parecendo o Machadão em dia de jogo do Mecão. Foi simplesmente o melhor revellion da minha vida.
Ah, ah, uh, uh, Máfia Vermelha! Ah, ah, uh, uh, Máfia Vermelha.

CONFIANTE EM 2011

Dado Cavalcante, Clóvis Emídio e Sérgio Papelin estão trabalhando forte. Alguns nomes que chegam vão dar trabalho aos adversários (no campo e na imprensa). Parece que está sendo formado um perfil de jogadores altos - mas não mortos dentro das calças-, jovens, que impõem respeito com sua técnica aliada à força e velocidade. Eles devem comandar as bolas alçadas na área, tanto na nossa como na do adversário. Aliás, esse parece ter sido o calcanhar de Aquiles em 2010, e que começou a mudar com a chegada de Kleber, Luisão e Cafu. É assim o futebol moderno: qualidade e vigor físico. Baixinhos gênios como Romário e Bebeto não se encontra em toda esquina. As vitórias chegarão e em curto período de tempo. E os títulos serão consequências naturais.