23 de dezembro de 2010

Hélcio Jacaré, seis anos depois


Vejo no Vermelho de Paixão que hoje faz seis anos do falecimento deste atleta que deixou marcado seu nome na história do nosso clube, pois bem... naquela época, um pouquinho antes do sua morte, na visita diária com os médicos residentes da UTI do HUOL, tive o prazer de revê-lo pela última vez. Ele acabara de sair do coma e atento a tudo que se passava em sua volta acompanhava o movimento da visita médica, quando pedi ao residente responsável que apresentasse seu quadro clínico para discussão. Ao iniciar... - Este é o senhor Hélcio Xavier, tantos anos, portador de... eu o interrompi e pedi que corrigisse, pois o nome do ilustre paciente estava errado. Aquele era o grande Hélcio Jacaré, um dos maiores craques que já passara pelo América Futebol Clube e que muita alegria me tinha proporcionado! Ele abriu um largo sorriso e uma lágrima correu discretamente nos meus olhos. Foi a forma que encontrei para agradecê-lo em vida este que junto com Evaldo, o Pancinha e Souza, formou o trio, cada um em sua época, dos maiores jogadores que vi jogar no meu clube amado - o América FC de todos nós...

12 comentários:

  1. Hélcio "Jacaré", essa verdadeira 'lenda' que jamais morrerá em nossos corações!
    Ainda garoto, corria junto com meus amiguinhos para ver aquele gigante de músculos e cabelos 'black power' quando ele chegava lá do SESC de Potilândia. Sempre simpático, cumprimentava a todos com uma simplicidade digna dos "grandes" homens! Dentro de campo, não tenho o que dizer pois seria desnecessário! Apenas lembrar aquela 'tabelinha' que marcou época entre Hélcio e Ivanildo 'arara' pelo lado esquerdo do time rubro nos anos 70.
    Certamente ele está em algum lugar desse imenso universo, colhendo os frutos das alegrias que nos proporcionou! Valeu, Hélcio!
    O América pode até te esquecer, mas nós torcedores jamais te esqueceremos!!!!

    Rapaz, eu sou tão radical dum jeito que, patrocinou aquela murrinha de Pium eu não consumo de jeito nenhum! Seja material de informática, material escolar, sorvete(ainda mais aquele que tem gosto de sabão!!)água, o escambau! Se patrocina aquela reiêra, eu não consumo nem de graça! Agora parece que adotaram o 'Zé lezin' como garôto propaganda! Dá certinho com eles! E vou adotar outros humoristas para dar minhas risadas!

    Felipe Moreira foi esplêndido! Pense numa tacada de mestre da nossa diretoria! Nêguim vai se arrepender amargamente de ter deixado escapar esse moleque, que joga muito!!
    Seja bem-vindo, garôto!

    A anta gorda da TN é muito artista!!!
    Se deixa fotografar perto de 'celebridades'do nosso meio esportivo tal qual 'papagaio de pirata' ou "bicão", prá publicar as fotos no blog e mostrar que é influente e tem boas amizades!?!?! Coitado...Aquilo é muito é BABÃO!
    E pensa que é formador de opinião, aquela anta!
    Nesses dias vai estar implorando para que acessem aquela porcaria que é campeã em cometer gafes jornalísticas!

    A ERK está com uma vontade imensa de mostrar serviço no Mecão! Fornecedora do material esportivo do nosso rival até bem pouco tempo, está disposta a se tornar até parceiro de marketing no América, tamanha a disposição!
    Será que vai apresentar propostas como aquelas que ridicularizavam o Mecão quando estava do lado de lá?
    Aquela do dragãozinho caído, foi idéia de quem?
    E aquela camisa mais enfeitada do que burro de cigano parecendo mortalha de carnaval não vai ser sugerida pro América não, né?
    Estou achando muito estranho essa disposição exagerada do pessoal da ERK em mostrar serviço no Mecão...O que será que houve lá pelas bandas de Pium, hein?????

    Mandar nossos jogos em São Gonçalo...
    Será uma boa? E se a "Arena do Dragão" de repente for construída lá conforme os comentários que tenho ouvido das minhas fontes?
    Taí uma enquete que seria oportuna!!
    Só sei que pode ser na baixa da égua, onde o Mecão jogar, eu estarei lá!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Medeiros, esta história também me emocionou. Que Deus tenha nosso querido Hélcio Jacaré num bom lugar.

    ResponderExcluir
  3. Este matava a pau o time enlutado. Até hoje tem gente de lá tendo sono intranquilo com a lembrança do estardalhaço que aquele Jacaré fazia com seus zagueiros...

    ResponderExcluir
  4. Dr. Medeiros,

    Eu como enfermeiro queria estar junto desta equipe na UTI neste momento, uma história e aprendizado único! Eu 'fiote' no América torcedor com menos de 3 anos me emocionei com este belo testemunho, fico a imaginar o que o "Jacaré" sentiu naquele momento. Com certeza ele sentiu muita Felicidade.
    Sobre o Estádio lá em São Gonçalo queria saber da opinião dos torcedores? Acho que para o Estadual daria muita renda e público mas da construção eu mesmo não tenho opnião. Porisso uma enquete e fórum de discussão seria bom.

    Abços a todos.

    ResponderExcluir
  5. Pô Medeiros, você quer nos matar do coração com esta história?

    ResponderExcluir
  6. Prezado Dr. Medeiros, fiquei preocupado com a notícia de que a ARENA DO DRAGÃO poderá ser construída em São Gonçalo. Meu Deus, todos sabem que a torcida não quer o estádio nem em Parnamirim, no CT, imaginem em outro canto. O América não pode dar outra burrada histórica e construir o estádio fora de Natal. Seria um suicídio. Temos que buscar os políticos e americanos poderosos e influentes, temos que lutar até o último instante por um bom terreno em Natal.
    Ass: Adriano

    ResponderExcluir
  7. Tem que haver algum local na Arena do Dragão destinado a guardar a história dos grandes jogadores que tornaram o Mecão o maior clube do RN.

    ResponderExcluir
  8. É muito interessante...
    Eu sempre sai de Ceará Mirim, para assistir aos jogos do América em Natal, agora os torcedores que moram no Tirol, em Petrópolis, e em Lagoa Nova , não podem se deslocar para ver nosso MECÃO, e, uma localidade mais longe!!!
    Pois eu digo, mesmo que o estádio seja construído em “Parnamirim” eu estarei lá.
    E para o governo de quem pensa que nosso MECÃO só tem torcida nesses bairros de elite, é bom lembrar, que a pesquisa da consulte feita em 1996, mostra que o MECÃO vence justamente nos bairros novos. Como em Parnamirim e zona norte de Natal, e perde feio no tradicional TIROL, que tenho certeza que o bairro dessa turma da reclamação. É bom lembra, que quer essas pessoas queiram, ou não, o MECÃO hoje é povão. E a elite tem que engolir isto.

    Um abraço, e um desabafo de.

    Marcos Aurélio - Ceará Mirim, subúrbio ou zona norte de Natal como queiram, mas torcedor do Mecão...

    ResponderExcluir
  9. Há...
    A proposito, meu pai que é do outro time, mas não é radical, sempre comenta sobre os grandes jogadores de Natal, sempre fala de Hélcio.

    Um abraço, e descupem o desabafo,
    Marcos Alrelio.

    ResponderExcluir
  10. Marcos,

    Parabem...
    Sempre pensei como você, mas nunca falei nada.
    Mas pensando bem. Poque nos podemos nos deslocar, e essas pessoas não podem?

    Fabio Henrique de Parnamirim,

    Parnamirim mesmo, não é nova parnamirim não. e tercedor do nosso américa,

    ResponderExcluir
  11. Tô com Marcos e Fábio, apesar de morar no tirol.

    Cordialmente,
    Prof. Sérgio

    ResponderExcluir
  12. Um estádio é para toda vida e o América é de Natal. Natal ainda tem muitos terrenos em bons locais. E temos que conseguir num local melhor do que o do time de preto. A Arena do Dragão tem que ficar num lugar bem amplo que proporcione estacionamento e também que possa gerar outros tipos de negócios. Tem uma proposta de um terreno no prolongamento da Prudente. Lá seria ideal para o nosso estádio. A Zona Norte também, a Redinha também, a entrada de Natal na BR101 seria ótimo e mataria nossos rivais de inveja e raiva. Não concordo com estádio em Parnamirim nem em São Gonçalo.

    ResponderExcluir