NOTA DE
ESCLARECIMENTO
A ARESTA
ENGENHARIA E PROJETOS atua no mercado de projetosdesde 2006, quando fundada e
vem a publico esclarecer alguns pontos a respeito da reportagem publicada na
edição de hoje do Jornal Tribuna do Norte com o titulo “Barretão possui falhas
no projeto e vistoria não esta agendada”.
A Aresta Engenharia
e Projetos foi contratada para elaborar o projeto de prevenção e combate a
incêndio como consta na ART de numero 00021031862225014020, que dar a certeza
da responsabilidade sobre o projeto junto ao CREA/RN.
O estádio
Arena Ceará-Mirim (Barretão) é sem duvida hoje o estádio mais seguro do Rio Grande
do Norte, pois foi elaborado obedecendo a todas as normas de segurança da ABNT
inclusive atendendo a Instrução Técnica (IT) Nº12/2011 do Corpo de Bombeiro do
estado de São Paulo, considerada a melhor e mais segura do país, e que é
aplicada atualmente pelo Corpo de Bombeiro do Rio Grande do Norte.
Segundo a
própria reportagem as falhas apresentadas são consideradas simples e por serem
simples foram solucionadas em menos de 24 horas. Tais falhas podem ocorre em
qualquer segmento de trabalho , assim como na própria reportagem que chamou o assessor
de imprensa do Corpo de Bombeiro do RN de LUCIANO CORCEIRO, onde na verdade o
nome correto é CRISTIANO COUCEIRO.
Voltando as
falhas apresentadas e Listadas pela reportagem temos as soluções:
- Foi indicado em planta os
locais dos bares e banheiros;
- Existem no estádio 2 (DUAS)
entradas de Veiculo de Emergência e foi indicado em planta o local onde o mesmo
ficará estacionado;
- É bem verdade que o estádio só
possui UMA ÚNICA ESCADA, que dar acesso ascabines de imprensa e a mesma possui
uma largura de 1,20m. Como a escada foi executada de madeira, elaboramos outra
saída de emergência.
- Quanto as barras antipânico,
foi indicadas em projeto;
- A alegação de falta de
guardas corpo centrais e laterais nos acessos radias, não se aplica, pois
segundo o item 6.4.7 da IT 12/2011 deSão Paulo diz que: Nos acessos radiais
das arquibancadas com inclinaçãosuperior a 32 graus, quando houver acomodações
ouassentos em ambos os lados, os corrimãos devem ser laterais(individuais por
fila) ou centrais, com altura entre 80 e 92 cme resistência mínima de 2,00
KN/m. Quando forem centrais,devem possuir intervalos (aberturas), pelo menos, a
cada cincofileiras de bancos, visando facilitar o acesso ao assento epermitir a
passagem de um lado para o outro (ver Figuras 5 e10). Esses intervalos
(aberturas) terão uma largura livre,horizontalmente, entre 70 cm a 90 cm
(correspondente àlargura do patamar). Como a inclinação da arquibancada é
menor que 32 graus, logo não há a obrigatoriedade.
- As duvidas sobre o camarote
foram sanadas pelo próprio arquiteto com a analista sem a necessidade de
qualquer alteração no projeto arquitetônico
Para finalizar
reitero todo a nossa reponsabilidade com a segurança de todos os que vão
frequentar a Arena, prova maior é que segue uma imagem com o projeto ANALISADO
e APROVADO pelo Corpo de Bombeiro do RN, a quem agradeço pelo
esforço de analisar os projetos e dirimir qualquer ato falho, sempre se
comprometendo com a segurança da população.
Atenciosamente,
Nicholas Sousa de Carvalho
Eng. Civil / Eng. Eletricista
Sócio administrador da Aresta Engenharia e
Projetos.
Não podiam deixar de fazer estardalhaço sobre a "possível não liberação" do Barretão.
ResponderExcluirE agora? Ficaram com a cara de tacho.
Credibilidade abalada.
Isso é bom que aconteça, para deixarem de ser tão tendenciosos.
A tribuna do norte ja pode cuspir e sair nadando junto ao inseguro estádio das lamas?
ResponderExcluirRodrigo Rodrigues
Parabéns Nicholas, Seu avô "Dr. Adalberto de Sousa" estaria muito orgulhoso de você.
ResponderExcluirAbraço, Hilton Donato
Ei minino, avisa lá que o Barrettão não é aquela m.... não! Quanto mais a maldade tenta destruir o América, mas o alvirrubro se fortalece! Deus tá no comando...
ResponderExcluirAss: Hugo Medeiros
O melhor da nota foi a gafe do repórter: "Luciano..." (kkkkkkkkkkkk...rsrs...)
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