30 de setembro de 2012

Só alcança um palmo

Sobre  uma cabeça arrependida não se abaixa a espada, já dizia Pedro I, czar da Rússia, lá pros anos de 1720, mas parece que nos dias de hoje, em pleno século XXI, alguns - leiam o blog do Fernando Amaral -  insistem em abaixar a espada, o porrete e tudo mais sobre a cabeça de Max. Meus caros, o jogador já foi julgado e punido, desnecessário atirar mais pedras, né mestre alienígena? Tudo em demasia traz consigo também um vício, é excesso, insano radicalismo! A propósito deste exagerado desejo de crucificar o atleta, bem diria Dante Alighieri... "Quem és tu que queres julgar, / com vista que só alcança um palmo, / coisa que estão a mil milhas?" Sei não, Dante Alighieri... Talvez menos que um palmo, né?

29 de setembro de 2012

Razoável

América empata com o Guarani mostrando personalidade, jogando de igual para igual e, acima de tudo, honrando nosso escudo, nossa história, nossa tradição. Empate com sabor de decepção para aqueles que contavam como certo nossa debacle nestes dois jogos fora de casa. Saímos das altitudes de Goianinha e trouxemos quatro pontos na bagagem. Razoável, né?

Acreditamos em tudo o que queremos

Acreditamos no América e queremos a vitória. Aqui todos estaremos torcendo e acreditando nesta vitória, vamos mais uma vez honrar nosso escudo, nossa história e tradição. Pra cima deles Mecão!

96 FM

Palavras de Max à rádio 96FM, segundo o site www. globoesporte.globo.com:
 
"Punido eu vou ser realmente, mas espero e confio em Deus para que seja uma pena mínima para que possa voltar a atividade já. Peço que me desculpem por tudo o que aconteceu. Continuo sendo americano - disse em entrevista à rádio 96 FM. Infelizmente aconteceu, mas não foi no período que eu estava treinando e com contrato com o América. Foi no período que eu cheguei de Minas e passei dois meses desempregado, esperando uma decisão e acabei saindo e fazendo besteira.
Estou consciente da besteira que eu fiz, e espero contar com o América para que possa dar a volta por cima, voltar a trabalhar e ajudar o América de novo."
 
Max também agradeceu o apoio dos ex-companheiros de América e revelou que sonha vestir a camisa do clube novamente.
 
 
Resta agora a algumas aves de rapina postarem mais matéria moralista contra Max ou irônica contra a Diretoria do América. É só aguardar.

28 de setembro de 2012

CADÊ?????????

E a ética, cadê? A imparcialidade onde está? Cadê o profissionalismo? Sei não, isto é coisa do passado, dos tempos de Mário Dourado, Roberto Machado, Rubens Lemos... Bons tempos aqueles... Naquela época nem se falava em TOCO, né?

A cada dia basta o seu engenho

Velha máxima que recomenda preocupar-se apenas com os problemas imediatos, sem pensar no futuro - viver o dia-a-dia. Vencer o Guarani para depois sonhar com o G4, este nosso engenho do sábado. Sabemos das dificuldades que teremos em Campinas, sabíamos também que em Arapiraca não haveria moleza. Suportamos a pressão; jogamos como raça e determinação; surpreendemos a todos que achavam que o Dragão estava morto; vencemos e calamos muitas bocas. Que tal repetir a dose? Podemos, né?

27 de setembro de 2012

CADÊ WASHINGTON????



Ninguém sabe por onde anda Washington. Nem a diretoria do seu ex-time. Mas, aproxima-se a data da audiência do caso W9 X bCZ e eles devem se encontrar em breve.

Com relação ao Max, será que tem alguma anta que pense que ele vai ficar aí, perambulando pelas ruas, enquanto passa por um dos mais difíceis momentos de sua carreira?

Só o diluvio

Ovídio (Epistulae ex Ponto, 3,5,18) dizia que quem quiser ter conhecimentos claros e precisos necessitará ir à fonte e não se deter na água fétida dos pântanos, pois bem... Chegamos, após árduas negociações, aos valores compatíveis com nossa realidade financeira. O contrato com a construtora começa a tomar corpo e, tão logo tenhamos o aval do jurídico, estaremos todos na solenidade de assinatura. Prenda a respiração, afaste-se da água fétida, prepare o grito nação americana, depois disto - NINGUÉM - só o dilúvio impedirá o América Futebol Clube jogar próximo ano na sua própria casa.

26 de setembro de 2012

O FIASCO EMBAIXO DO TAPETE

Como era de se esperar, o grande fiasco do bcC ontem à noite foi minimizado (e bota minimizado nisso) na manchete daquele jornal nem um pouco tendencioso daqui. A matéria enalteceu, enalteceu, enalteceu tanto o ASA que os menos avisados vão pensar que o time da sopa de letrinhas jogou contra o Real Madrid (o da Espanha mesmo). Alguma surpresa?

Mateus, o evangelista

Pouca ou nenhuma repercussão da "especializada" a respeito da briga de Cascata com o técnico fogueteiro. Não quero nem pensar se a peleja fosse americana, mas pra não dizer que pego pesado, preferi as palavras de São Mateus, o evangelista, como fonte de reflexão... "Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas, que sois semelhantes aos sepulcros branqueados, belos por fora, mas cheios de ossos de mortos e de toda asquerosidade por dentro". São Mateus, né?

FOI PÊNALTI


A imagem é clara, a regra é clara. O jogador do ASA, que sequer teve contato físico com o Pardal, SOPROU com força desproporcional o pássaro alvi-preto. O pênalti saiu barato, o "apito amigo" deveria ter expulsado pelo menos uns três do time do fumo, houve muita reclamação por um fato corriqueiro naquelas bandas... Eu, hein?

A AJUDA DE SEMPRE



Com mais esse penaltyzinho salvador a funerária já contabiliza seis penaltys a favor. Vamos ser justos e reconhecer que pra média habitual deles, a ajuda desse ano não tem nada de extraordinária. Costuma ser daí pra lá.

E o MECÃO quantos penaltys teve a favor? Também o de sempre: ZERO!

É fácil perceber que se as situações fossem invertidas, tinha um time de pium disputando a lanterna e outro da Rodrigues Alves – o único que tem sede – disputando a liderança do campeonato.

25 de setembro de 2012

EMPATOU O PIOR

Empate com sabor de fumo das Arapiracas sô. E além do fumo ainda levou gol do ex-Pium Audálio? Isso é traição pior do que a de Judas Carioca ou a de Silvério dos Reses, na incontinência mineira. Discussão de técnico com jogador? Crise? Quem viu? Ninguém, é claro! E já que o home gosta mesmo é de foguete, vamo recordar a cérebre frase do finado astrolauta americano (!) Ney Matogrosso Armistrong: "um pequeno passo em direção ao América; um grande salto para a Zona de Rebaixamento". Vem aí Vitória-BA (fora), Atlético-PR e Criciúma (fora). Vixe, santa mãe dos céus! O futuro tá tão negro quanto  a cor do uniforme dos cara.

É fumo, né?

Embalado, o time das letrinhas, com mais um pênalti a favor, empata com o ASA e ambos levam fumo, né? Eu não disse que o fumo era teu?

Mais que mil palavras...

Abram-se os túmulos, levantem-se os mortos, ressuscitem todos que um dia sonharam América Futebol Clube, compartilhem conosco desta alegria! Recôndita harmonia do finalmente... Só mais um tiquinho, viu?

24 de setembro de 2012

Além do mundo da Lua

Sábado pela manhã abracei um grande amigo abceísta. Alegria só, sorriso escancarado às orelhas, contagiante felicidade, venceram o Guarani, estavam chegando no Dragão! Ouvi resignado, confesso que não entendi, parecia que o América havia sido rebaixado, que Pium havia conquistado algo inédito. Liguei para o filósofo Neném Big Head. Estaria eu no mundo da Lua, grande cabeça? -Sossegue doutor, isto é razoável. O que fica escondido é desconhecido e pelo que é desconhecido não há desejo. A Série A, para ele, está além do mundo da Lua... Eu, hein?

23 de setembro de 2012

OS SONHOS DE CADA UM


Enquanto o Mecão sonha com a volta ao G4 e acesso NOVAMENTE à elite da Série A no ano que vem,

Outros times que estão na parte de baixo da tabela ainda sonham em fugir do rebaixamento e ultrapassar o América na classificação.

Pois é: cada um elege seus GRANDES objetivos conforme o tamanho de suas pernas.
Vai um de Arapiraca aí?

Gabriele d'Annunzio

Para quem pensava que o Dragão estava morto; para quem festejava a aproximação do elefantinho pela retaguarda; para o queridíssimo Fernando Amaral que disse textualmente em seu blog que "sonhar com a Série A, só mesmo na cabeça do cidadão que vive no mundo da lua"; para aqueles igual a mim, que preferem o mundo da lua a fazer conta para não descer; nada melhor que a poesia do escritor, dramaturgo e soldado italiano, Gabrielle d'Annuzio... 

"Tudo foi cobiçado / e tudo foi tentado. / O que não foi feito / eu sonhei; / e tanto era o ardor / que o sonho se igualou ao ato.

Pois é, né?

PRESENTE


Pra quem fez aniversário na sexta-feira, nada melhor que receber esse PRESENTAÇO no sábado. Obrigado MECÃO!!!

22 de setembro de 2012

Toma que o fumo é teu

Robusto! Para quem gosta é um prato cheio, né? Maiúscula vitória do Mecão. Enfrentamos o ASA com fumo e tudo, reconhecemos as dificuldades e mostramos a coragem de um Dragão. Toma que o fumo é teu, né?

VALEU, LÚCIO!


Com as duas EXCEPCIONAIS assistências de hoje, o Curió deve ter alcançado a marca de melhor "garçom" da Série B. Valeu, Lúcio! Repito o que disse antes: pode continuar jogando mal, batendo de trivela, tentando jogadas bonitas, errando, enervando a nossa torcida, mas sendo eficiente não só como goleador, mas principalmente como assistente. Um cala a boca daqueles nos críticos entendidos (de futebol).

DISPUTA DE PÊNALTIS

Com o desastre inexplicável e inconcebível do Guarani na disputa de pênaltis de ontem à noite, sobrou prá nós, né? Agora, temos que fazer 3 pontos hoje e aguentar a tentativa de reação do time de Campinas, que vem "mordido" por ter levado de três do time das letrinhas miúdas. Isso se nossos atletas e comissão técnica ainda estiverem pensando em lutar pelo acesso. Vamos ver se hoje as coisas entram nos eixos e a gente volta ao normal. Já está mais do que na hora.

Sem medo

Combater o ASA com fumo ou sem fumo, não importa. Enfrentar sem medo, reconhecendo as dificuldades e, justamente por isso, mostrando toda a coragem de um Dragão. Nada de acomodação ou bunda na parede! Honrem nosso escudo, honrem suas famílias, seus nomes, nossa história! Pelo menos isto, né?

21 de setembro de 2012

Parabéns Vovô

Que esta data possa ser comemorada por muitos anos sempre com saúde, paz, harmonia, bons vinhos e, lógico, muitas vitórias do nosso Mecão. Feliz aniversário, Márcio (Vovô) Medeiros.

GALERA LÍDER EM BOATOS

Tem mais veneno sendo destilado por aí. A última piada é o suposto descontentamento de funcionários do Nazarenão com o Mecão (Campeão 2012). Episódio gravíssimo que talvez chegue à Brasília, no Supremo Tribunal Federal, interrompendo o julgamento do Mensalão. A Galera Líder em Boatos (GLB) que recentemente tentou fomentar história de desentendimento entre jogadores do Mecão (10º colocado) tem uma imaginação fértil mesmo. Daqui a pouco vão comentar discussão entre jogador do nosso time (sexto melhor ataque da Série B) e a esposa por causa de novela na TV. Enquanto isso, lá pras bandas do Pium (vice 2012), todos estão felizes e faceiros, saltitando e cantando, soltando foquetes e bombinhas, porque estão a lingínquos 4 pontos do Rebaixamento. Ou porque vão ter que vender a alma para pagar apenas 2 milhões a W9 nos próximos dias.

NENHUMA INVENCIBILIDADE É ETERNA

Se o time do ASA está invicto em casa há seis jogos, o América não tem nada com isso. Invencibilidade cai. E amanhã pode ser o dia. Olhando os relacionados do Mecão para o jogo, vê-se que temos um time considerado titular à disposição do treinador. Já vencemos o ASA no primeiro turno. Precisamos vencer de novo. Então, vamos buscar os primeiros três pontos dessa excursão pelas bandas de Arapiraca e Campinas.

20 de setembro de 2012

INABALÁVEL

A Arena América, nossa tão desejada casa do Dragão, segue firme como a torre que não abala jamais o alto pelo soprar dos ventos. Aos reis e às grandes corporações, a vida e os bens  podem ser dados, negociados, vendidos até; mas a honra, patrimônio da alma, jamais! Inabalável, viu?

ELA VAI VOLTAR



A melhor notícia da semana chega do Rio de Janeiro. Os clubes e a federação de lá estão se movimentando para que a gloriosa cerveja retorne aos estádios. Não sei pros outros, mas pra mim a sua proibição tem me chateado e me feito sentir MUITA falta da loura gelada.  Então vou torcer para que o ano que vem seja assim: ver o MECÃO na Série A bebendo uma cervejinha...

19 de setembro de 2012

SE INVEJA MATASSE...

Quem ler a coluna de hoje de Everaldo Lopes vai se deparar com um preocupado torcedor do time de preto que, muito atento ao nosso Mecão, faz referência à nossa campanha de 2007 na SÉRIE A do Brasileirão. Não sei se a boa intenção do rapaz era de alertar o América para se preparar melhor para a Série A do próximo ano. Parece que não. O que deve ser é inveja mesmo de quem não sabe o que é jogar na elite do futebol brasileiro. O pior é o tanto de espaço que foi gasto no jornal somente para demonstrar a dor de cotovelo dos caras especialistas em série C. Só pode ser falta de assunto mesmo.

La mudez

Enquanto todos repercutem o caso Max, um silêncio profundo, quase religioso, eu diria sacrossanto, se faz após as fortes colocações do Dr. Felipe Augusto, postadas em Ricardo Silva, a respeito do litígio entre W9 e ABC. Sei não, não entro no mérito, não tenho nada com isso... Leiam e tirem suas conclusões. Fico apenas a matutar porquanto nenhuma repercussão. Todos emudeceram, foi? Sei não novamente, viu?

SEM DRAMA

Até o momento, apenas a primeira análise do material supostamente colhido por Max foi positiva para substância proibida. Max continua sendo um jogador importante, que decide partidas e que foi responsável por pontos importantes para o América. Enquanto o resultado não for confirmado pela contra prova, nada há contra o atleta. Caso a contra prova dê o mesmo resultado e não reste dúvida quanto ao uso da substância proibida, Max continuará sendo um jogador importante, que decide partidas e que foi responsável por pontos importantes para o América. A conduta do jogador, então, teria sido errada por utilizar substância ilícita e por fazê-lo enquanto com vínculo com o clube. Mas não seremos nós que julgaremos ou condenaremos Max. Caberá tão somente à Justiça Desportiva fazê-lo, se assim achar necessário. E caso venha a punição, sofrerá o jogador com o tempo parado fora dos gramados e perderá o América a opção de ataque que tinha até o momento. Sem drama.

18 de setembro de 2012

Neto feliz

Parabéns Caio, meu neto querido, você fez a escolha perfeita! Feliz aniversário. Que Deus o proteja e guie pelos caminhos dos justos e bons americanos...

Como música

Tratores --> terraplanagem --> assinatura de contrato --> 1ª ordem de serviço --> canteiro de obras --> fundações. Como música para nossos ouvidos, né?

Pela culatra

Conta Plutarco que um adulador de Alexandre Magno recomendava atacar e morder sem medo com calúnias, dizendo que, mesmo que a vítima conseguisse curar a ferida, de qualquer modo ficaria a cicatriz. A velha máxima de calúnia ousada, sempre alguma coisa fica pegada, parece que nos tempos atuais não funciona mais, né? Em vez de crise, em vez de ferida ou cicatriz, os lá de baixo conseguiram fechar o grupo, unir torcida, conselheiros, jogadores e comissão técnica em torno do presidente Alex Padang e do América Futebol Clube. Bem-aventurada insídia! Bem-aventurada truculência! Saiu pela culatra, né?

17 de setembro de 2012

DEU NA IMPRENSA (DE NOVO)

Para meia Walter Minhoca, 'está faltando tesão' ao ataque do abZ.
 
 
Pelas notícias das últimas semanas, e que não param, esse negócio aí tá parecendo mesmo é o Bataclan, da novela Gabriela. Os caras só pensam naquilo!

Nunca é tarde para brincar, né?

Empatou, comemorou, mas caiu na tabela, foi? Um verdadeiro duelo de Titãs às avessas, né? Este encontro dos desesperados, não assisti. Teve choro e reza novamente, teve? Deve ter sido emocionante, esqueci, perdi, não escutei nem os comentários (tem um em especial que não perco por nada), muitas vezes são mais ridículo que o próprio jogo. Paciência... Fico feliz pela alegria dos amigos do outro lado, felizes são eles que já não esperam nada, pois nunca terão desilusões, viu? Triste de nós que sonhamos com o G4, né?

Os fatos

Ao ser entrevistado na rádio da Ribeira, Alex Padang foi desrespeitosamente cortado do ar ao pedir explicação pela postura nociva de seu comentarista, o PN, que, ao distorcer palavras do nosso técnico, mais uma vez  tentou plantar uma crise no América Futebol Clube. Por isto levantamos nossa voz em solidariedade ao presidente Alex Padang e a instituição América Futebol Clube. Por isso repudiamos a hostilidade, truculência e deselegância dos senhores lá de baixo. Por isso defendemos o silêncio total para aqueles que historicamente tentam nos prejudicar.

BOTA HIPOSSUFICIENTE NISSO!

Acabo de ler no blog do Marcos Lopes que o time de Pium alega que Washington veio para ser ídolo, mas não foi; que veio para jogar bem, mas não jogou. Então, "Washington não cumpriu o contrato". Essa doeu! Quer dizer que é fácil assim? - Êi, seja ídolo que eu te pago bem. Ou então: -Êi, jogue bem que eu te pago bem. Mas, cuidado, porque se não fizer, é quebra de contrato.
Danou-se! Acho que minha inteligência agora é que é hipossuficiente para compreender essa lógica do absurdo. Ou será que hipossuficiente será o caixa do time de lá para pagar salários, multas,  idenização, honorários advocatícios, custas, etc., etc., etc. quando esse processo for concluído?

16 de setembro de 2012

A mosca e o bobo

Uma mosca, senhor, pode picar um majestoso cavalo e fazê-lo estremecer; mas uma mosca é sempre um inseto, e o outro será sempre um cavalo. Um bobo, caro presidente Alex Padang, que não se dá ao respeito; que comenta sem isenção; que se acha no direito de criar uma crise no América; que até troca mensagens com coleguinha dizendo este intuito; que nos diverte cotidianamente com suas asneiras; pode até tentar picar o Dragão, mas o bobo é sempre um truão, e o outro será sempre um Dragão, o orgulho do Rio Grande do Norte.

SÓ COMPLEMENTANDO...

Só espero que os artistas do futebol, nossos atletas, sintam pelo menos um pontinho de inveja de reações como esta (a do Atlético-GO) e façam jus aos salários bem pagos - que estão rigorosamente em dia - e ao esforço e sacrifício que a torcida faz todo santo jogo que ocorre em Goianinha, a 50 quilômetros de Natal, de noite ou de dia (o que é raro), com chuva ou sem ela (o que também é raro).

RUMO A TOKYO II


Mesmo com "empate espetacular" (?!) contra um sério concorrente do Z4, tem time que, de tão ruim que está, consegue afundar ainda mais na tabela. Verdade seja dita: Há vários caminhos que levam a Tokyo, né?

Mereciam ganhar

Acreditaram, foram à luta. Confesso uma ponta de inveja... Esta garra e determinação nos faltaram sexta próxima passada, talvez por isto não sinta vergonha em declarar que sábado torci por eles. Vibrei de alegria quando o juiz apitou o fim de jogo...  Parabenizo este espetacular resultado, todos, até sua própria torcida não acreditava... Parabéns, Atlético - GO, bela vitória sobre o líder da Série A, o tricolor das Laranjeiras. Ou vocês estavam pensando em outro jogo? Eu, hein...

15 de setembro de 2012

É pra chorar, né?

Talvez não, afinal perder um jogo não é nenhum fim de mundo. Melhor esquecer. Quem sabe ler um pouco Leonardo da Vinci e até oferecer trechos desta leitura aos nossos jogadores que, com raras exceções,  ontem quase dormiram em campo sem deixar nenhum vestígio ou saudade... Ó, tu que dormes, o que é o sono? O sono assemelha-se à morte; por que não fazes então algo que depois da morte te dê o aspecto de um perfeito vivo, em vez de, enquanto vivo, com o sono assemelhar-te aos tristes  mortos e funeráricos? Melhor não, né? 

RUMO A TOKYO

Não há motivo para desespero após a derrota para o São Caetano. Vencendo as treze partidas que restam, iremos a 75 pontos, o que, segundo o site Chance de Gol, dá uma probabilidade de 99,99% de subir para a série A e de 56,9% de conquistar o título da série B. Aí, é só terminar entre os quatro da primeira divisão do próximo ano e vencer a Libertadores no ano seguinte. Dessa forma, disputaremos o título de campeão mundial interclubes em Tokyo no final de 2014. Uma baba.

14 de setembro de 2012

AS GRANDES CONTRATAÇÕES DE LÁ

Já que a bombinha tá dando xabú, o time das letrinhas anunciará os novos craques para salvar do rebaixamento: Esquerdinha, Pedro Pitomba e Zé Caolho. Craques do Iguanta de Tocantins.Quem sabe, com esses aí ele não perderá a sexta consecutiva.

É pra rir, né?

Está escrito, com todas as letras, no blog lá de baixo: "muito embora nas últimas partidas dentro de Goianinha a equipe rubra tenha deixado a desejar". Longe de querer polemizar, lembro apenas ao senhor comentarista PN que nas últimas três partidas em Goianinha, por ordem, vencemos o time dele (abc) por 1x0, empatamos com o líder Vitória por 2x2 e ganhamos o Guaratinguetá por 4x1. É pra rir, né?

Amor incondicional pelo Mecão

Temos uma campanha invejável dentro de casa. Em Goianinha a presença da torcida faz a diferença, torna o ar rarefeito para os adversários e faz o Dragão voar mais alto. Desnecessário dizer que acreditamos na vitória do Mecão; que, para isto, precisamos botar pra ferver nosso caldeirão; que nossos guerreiros contam com este incentivo; que estaremos todos, logo mais, no Nazarenão; que nosso amor é incondicional...

13 de setembro de 2012

Sangue de pele vermelha

De nada adianta ficar a remoer a última derrota, vamos sexta-feira ao Nazarenão pelo prazer de ver nosso time jogar, pela resenha com os amigos, pelo ar rarefeito de Goianinha, por mais uma grande vitória do Mecão. Não podemos entrar nesta de pessimismo, temos sim condições de reagir, de pontuar, de lutar pelo G4. A quem interessa este clima derrotista, senão àqueles que querem esconder a pífia campanha da burrinha? Pra cima do São Caetano, Dragão! Ele não é nenhum São Jorge... O sofrimento não serve para nada, limita a eficiência, é sempre culpa nossa,  é uma fraqueza que não combina com o sangue de pele vermelha...

12 de setembro de 2012

As novas contratações de Pium serão um estouro

Depois de mais uma derrota com sabor de vitória, li no oficioso blog lá de baixo que as letrinhas vão às compras. Fontes seguras  afirmam que, considerando que a bombinha falhou, agora vão trazer Traque de Chumbo, Mijão, e Foguetão... Um estouro, né?

Ao mestre com carinho e a devida vênia...

Mas num é que o vovô alencarino encontrou o elefantinho... Nada mudoooouuuu, né?

Tudo como dantes

O América, irreconhecível fora de casa, perde mais uma sem apresentar um só lampejo de futebol. O outro lá, perfeitamente previsível em Pium, perde mais uma e segue na Via Crucis dos mais sofridos. Enquanto isso, a "especializada", pinta de preto a derrota dos vermelhos e colore com cores vivas e alegres a derrota dos pretos. Tudo como no quartel de Abrantes, né?

DEU NA IMPRENSA

 
Já que sobre futebol é melhor não falar, o melhor de ontem foi a fala de um comentarista bastante técnico sobre o submundo do fundo do poço da lama do Pium. Essa a ANVISA deveria intervir. Depois de um técnico dizer que só quer jogador macho e o dirigente afirmar que não foi por falta de fundos que Washington não recebeu o que pediu, o comentarista especialista revelou que lá praquelas bandas exite uma compra semanal bastante elevada e exagerada de PICANHA. Os caras nem disfarçam. Vá gostar de picanha assim lá na Rota do Sol!

Chora eu chora você, né?

Uma pena que tudo aconteceu
agora sofre tu e sofre eu,
não temos como concertar...
 
Doença que o médico não socorre...
Devagarzinho a esperança morre....
E foi o que aconteceu...
Agora, sofre tu, e sofre eu, né?

Trechos, com pequenas mudanças, do poema luzitano de Gil de Olive.

E O PRÊMIO VAI PARA...

ÊÊÊÊTA TIMIM RIM DA GOTA SERENA! Aliás, os dois: o Bragantim também. Aliás, os três: o bczim também (voltou ao normal, né?). Desse jeito, homi, o que merecem mermo é terminar tudim em décimo sexto. Juntinho, abraçadinho. Empate ténico. Como é que se fica até meia noite vendo um troço desses. Ontem, foi aquela m. de jogo treino do Brasil com a Conchinchina. Hoje, essa aula de futebó asavessas. Pêla mãe de Deus! Agora digam que o Curió não fez falta. Errava 80 passes, mas acertava um. Ou fazia um.

11 de setembro de 2012

Eu só queria entender

Hoje tem jogo em Pium, a torcida do vovô alencarino deve chegar com a delicadeza que lhe é peculiar. Alguém viu alguma linha a respeito de insegurança, tumulto ou coisa que o valha no M. LAMAS? Algum oficial da gloriosa polícia militar foi entrevistado? A CIA, a KGB e o FBI foram acionados? Por que será que este tipo de "coisa" só acontece quando o jogo é no Nazarenão, hein? Melhor nem perguntar, né?

Água que não se move apodrece

Vira lama, né? Hoje temos que nos mover, seguir em frente, caminhar rumo ao G4, correr, voar, suar nosso manto sagrado, atropelar o Bragantino, vencer o jogo a todo custo. Precisamos de uma sequência de vitórias para consolidar nossa trajetória rumo à Série A. Nada de empate, derrota, indolência ou acomodação, só os três pontos interessa. Vamos subir Mecão!

10 de setembro de 2012

LÓGICA FILOSÓFICA

Aristóteles, o Pai da Lógica

Se:
[Bragantino 2 x 3 São Caetano] ^
[Barueri 0 x 6 Atlético PR] ^
[Criciúma 0 x 4 América MG]
--------------------------------------
Então:
[Barueri 0 x 2 América RN]

Mas, se:
[São Caetano 0 x 1 AbcD]
--------------------------------------
Então:
[A lógica nem sempre prevalece] ^
[Todo cuidado é pouco nesta terça em São Paulo].

Vencer fora e ganhar dentro

É chegada à hora do "sprint final". Se quisermos realmente subir à Série A, temos que vencer em qualquer terreno, mostrar personalidade, não importa nomes, torcida adversária, altitude ou ar rarefeito.  Temos tradição de chegada; temos, apesar de todas as intempéries, condições para o acesso; só precisamos acreditar em nós mesmos. Que seja o Brangantino ou qualquer outro, a partir de agora é vencer fora e ganhar dentro, pois o sonho de permanência na B não é o nosso sonho, né?

9 de setembro de 2012

Teve jogo ontem, teve?

Estava na Suíça do Agreste, na recém-inaugurada Confraria do Alto da Serra, não entendi nada... Só vi um pessoal ajoelhado no centro do campo de futebol, a rezar e chorar. Ganharam o quê, hein?

8 de setembro de 2012

AINDA SOBRE ONTEM

É bom pedir a Alan Bahia para chutar mais a gol.
Justiça seja feita: o lado direito da nossa defesa brilhou ontem com Cleber e Thiaguinho.
Dida continua fechando o gol.
E o Curió, hein? A torcida reclama, xinga, mas sabe que ou ele dá o passe pro gol, ou ele resolve fazer mesmo. Pode continuar jogando ruim, Lúcio. O América agradece.
Quem não foi ao Nazarenão, perdeu.
O próximo que vai experimentar o ar rarefeito de Goianinha é o São Caetano.
O América vai precisar de toda aquela arquibancada móvel, que lhe custou os olhos da cara, lotada e pintada de vermelho.

7 de setembro de 2012

AS POSSÍVEIS MANCHETES "DA ESPECIALIZADA"

Foto aérea de Goianinha no período pré-cambriano, tirada por um E.T. de seu disco voador

Crise no América: time goleia, mas poderia ter perdido de 9 x 4.
Time de Roberto Fernandes não consegue fazer mais do que quatro gols contra o Guará.
América com problemas: como pagar o bicho depois da goleada?
Com ajuda do anjinho co-irmão, time de Pium cai "apenas" uma posição esta noite.
ANVISA e Justiça (que não é a do Trabalho) poderão interditar o Nazarenão alegando que o AR RAREFEITO DA ALTITUDE DE GOIANINHA está fazendo mal aos atletas dos times adversários.
Time de Pium sensacional: mesmo sem jogar ele se movimenta na tabela (para baixo).

RELEMBRANDO



Em 2009, na última vez que jogamos juntos a Série B, a funerária foi rebaixada - sendo a lanterna da competição - e nós seguimos em frente tranquilos. Naquela ocasião, do meio para o fim do campeonato o desespero era tão grande e o buraco tão fundo lá em pium, que a filosofia passou a ser perder todos os jogos para tentar nos prejudicar. A parte de perder os jogos eles conseguiram com louvor, afinal ser derrotada não é propriamente um problema para a funerária, certo?
No atual momento da Serie B – com nós tranquilos e a funerária mais uma vez lutando para não cair - alguém com a mentalidade pequena e vingativa poderia imaginar que iriamos dar o troco. Enganou-se e vai se enganar sempre. O MECÃO, esse clube ético e coberto de glórias e por isso conhecido como O ORGULHO DO RN, só joga para vencer. Não precisam nós agradecer!
P.S.  Com a vitória de hoje já temos mais pontos que a funerária ao final do  glorioso campeonato de 2009.

Ganhamos, né?

De quatro, foi? Estamos no páreo, é? Só uma frente ampla pra interditar as altitudes de Goianinha, né? Até amanhã, viu?

DE QUE DEPENDE A VITÓRIA DE HOJE


De NÃO ahcar que é jogo ganho e jogar com seriedade, querendo ganhar e fazer saldo de gols;
De NÃO se descuidar na defesa, principalmente na ala esquerda;
De NÃO sair mal do gol;
De NÃO ser fominha na hora da jogada a gol;
Dos gols de Isac, Lúcio, Pingo, Soares...;
Dos árbitros e bandeirinhas NÃO complicarem;
Da sorte NÃO faltar;
Da TORCIDA NÃO deixar de cumprir com sua responsabilidade, de ir a campo incentivar o Mecão e xingar os adversários;
 
Aliás, o América está precisando e a torcida está devendo. Foi um fiasco o público no jogo contra o Vitória. Não adianta apenas cobrar dos jogadores e dirigentes, e ficar em casa assistindo ao jogo pela TV. Hoje é feriado, véspera de fim de semana "imprensado", o horário do jogo é bom (19h30min) e o América tem tudo para sair com uma boa vitória.
NÃO TEM DESCULPA!

6 de setembro de 2012

Melhor não comentar...

Está na edição de hoje do Diário de Natal: "W9 teve vários cheques sustados e recebeu salários com cheques sem fundos". Eu? Tenho nada com isto, mas confesso que fui às lágrimas quando ouvi o comentarista lá de baixo, desviar-se da questão e discorrer sobre princípios éticos da advocacia... Melhor nem comentar, né?

Em silêncio e devagar

Pelas beiradas, quieta e sorrateira, sem "dar na vista", vamos marchar neste 7 de Setembro sobre o Guaratinguetá. Respeitar, mas vencer, não podemos pensar em outra possibilidade. Para isto nossos guerreiros precisam de nossa força, de nosso grito e incetivo, já está mais que evidente que o Dragão voa mais alto quando tornamos o ar de Goianinha rarefeito para o adversário. Ir ao Nazarenão é nosso dever, nossa obrigação, nossa satisfação, vamos, neste 7 de setembro, desfilar de vermelho, né?

5 de setembro de 2012

100 QUERER C AZEDO

Para subir para a série A, não dá para ficar achando bom o empate com o Avaí, com a desculpa de que é (mais um) time estruturado e o jogo era na casa deles. Se ficarmos contando só nos resultados prováveis, um dia a coisa pode dar errado. Em um jogo "fácil", um juiz mal intencionado, um escorrego, um gol contra pode fazer o América perder a partida. E temos que estar preparados, pois isso vai acontecer um dia. E o melhor preparo para uma situação dessas é TER PONTOS na tabela. Por isso, precisamos dos pontos difíceis, dos três pontos fora de casa, do gol aos 49, da vitória contra um dos que estão na cabeça. E isso não tem acontecido. Aos poucos estamos vendo o nosso time se afastar do G4. Ocupamos a nona colocação. E quem tá achando bom?! Daqui a pouco vão querer fazer conta para ver se conseguimos os 48 pontos para escaparmos do rebaixamento.

Ufa!

Posso resistir a tudo, menos à tentação de elogiar as mudanças de atitude do nosso time. Vi a elogiável vontade de superação do Dida; vi um time com atitude, lutando por cada centímetro de campo; vi guerreiros defendendo o glorioso escudo do América. Quanto aos outros? Impossível também deixar de elogiá-los pela dramática vitória sobre o lanterna Barueri. Ufa, né?

4 de setembro de 2012

DÁ-LHE, DIDA!

E não é que ele fechou o gol? Vomitou em campo e o "transmitarista" da TV disse que ele estava fazendo cera. Só se for cera com vômito.
E o lado esquerdo da defesa continua sendo nosso calo;
E o Pingo continua mostrando que é muito mais eficaz, tanto para o América quanto para ele mesmo, entrando no segundo tempo;
E o Lúcio errou, irritou, firulou, desistiu de correr... mas fez o principal: deu os dois gols de bandeja para Isaaaaac e Netinho;
E se tá difícil vencer nesse turno, melhor é pedir a CBF para antecipar aquela partida contra o time das letrinhas miúdas.

FOIQUEÉÉSSUA DIDA

Jovem, imaturo, execrado, decisivo. Parabéns menino Dida, juro que pensei ter visto asas nas suas costas...

Meninos, eu ouvi

O presidente de lá, em entrevista hoje numa resenha matinal, afirmou que os jogadores no seu time jogam com mais tesão. Talvez por isto estejam com esta campanha de lascar, né?

Agora é vencer, né José?

Nenhuma outra possibilidade nos interessa. É vencer ou vencer fora de casa, já passou da hora! Com rima ou sem rima, com métrica ou sem métrica, né José? Não importa nomes, ausências, esquemas ou mudanças. Nada importa a não ser trazer os três pontos para Rodrigues Alves. Acreditamos nesta possibilidade, acreditamos na força do Dragão e de seus guerreiros. Pra cima deles Mecão!

3 de setembro de 2012

E AGORA JOSÉ?

E agora, José?

O juiz apitou,
o jogo acabou,
o que o povo viu,
você só empatou,
e agora, José?
e agora, você?
você que tem nome,
que deu 5 pêias nos outros,
você que tá perto,
daqueles que prestam,
e agora, José?

Está sem vencer,
já não deve empatar,
perder já não pode.
E o público que veio?
e agora, José?

E agora, José?
Que é de palavra,
teve instante de elite,
sua gula e jejum,
sua pontaria,
seus volantes de ouro,
seu preparo de vidro,
seu técnico – e agora?

Com o G4 na mão
quer abrir a porta,
não quer morrer no mar,
quer ir para cima,
prá série A.
José, e agora?

Balança Mas Não Cai

Enquanto isso, só para não perder a prática... O time da burrinha (com gosto de vitória, né?), arranca um empate lá fora, o técnico suspira e, não sei por que, relembro um antigo programa humorístico brasileiro criado por Paulo Gracindo e Max Nunes para a Rádio Nacional do Rio de Janeiro na década de 50 - Balança Mas Não Cai, viu?

A variedade agrada

Roberto Fernandes já sinalizou mudanças, isto é bom, pois se em todas  as ações humanas a monotonia cansa, imagine quando a monotonia de não vencer fora de casa incomoda... Infelizmente não temos um super elenco, carecemos de maior qualificação no banco, estamos com dois bons goleiros lesionados... De qualquer forma gosto da idéia, a variedade agrada, a mudança é necessária, precisamos mudar nem que seja de atitude...

2 de setembro de 2012

Que maravilha


Imaginem agora um canteiro de obras, a super estrutura dando forma ao "poema do Dragão", mais de dez mil peles vermelhas cantando o hino do América, Baé dando a volta olímpica e o locutor lá de baixo gritando que liiiiiiinnnnnnnnndo para mais um gol do Mecão. Quero nem pensar como o ar ficará rarefeito nas altitudes de Japecanga, Parnamirim e adjacências, né?

1 de setembro de 2012

Empates com sabores diferentes

Aqui enfrentamos o todo poderoso Vitória, com uma diferença abissal de orçamento, com as bênçãos da CBF e de todos os orixás da Bahia. Empate com sabor de empate. Lá um empate espetacular, extraordinário, esplendoroso, contra o time daquele bigode que jurou amor eterno à burrinha... Empate com sabor de sobrevida aos foguetes.

VAIQUETÚÚÚA, DIDA!

Neste sábado todo americano vai superlotar o "novo Nazarenão". Não tem desculpa. Vamos ter uma parada dura contra o Vitória, mas eles vão ter uma parada mais dura ainda contra nós. DIDA vai mostrar o grande goleiro que é. O banco terá sido um estágio de aperfeiçoamento. Vai fechar o gol e calar a boca de muitos. Roberto Fernandes deve ter corrigido o problema da defesa pelo lado esquerdo. Fechando ali, não passa mais gol bobo. Cléber não será mais o homem de ligação entre defesa e ataque por meio de chutões. Enquanto isso, no outro lado QUE NÃO TEM CRISE, o técnico QUE NÃO SE PREOCUPA COM NADA barrou os dois que eram considerados salvadores da burrinha. Se não se cuidar vai para o espaço juntamente com seus foguetes.