O América é bicampeão no ano do seu Centenário, o das letrinhas é rebaixado pra C, o pau quebra nas eleições de lá enquanto por aqui Beto Santos é aclamado à presidência e, na bacia das almas, ainda se fala à boca pequena que tem estádio sendo colocado à penhora como garantia por dívida trabalhística. Um ano abençoado, né?
27 de dezembro de 2015
20 de dezembro de 2015
A profecia de Tirésias
Caravaggio (1573-1610) - Narciso na Fonte |
Hoje li no blog do Fernando Amaral que o novo treinador de lá já começou com as frases feitas. "O abc é o maior clube do Estado, sei das cobranças, vamos coloca-lo onde merece". Pois bem, antes que Neném Big Head alopre e pergunte se as cobranças que ele se refere tem a ver com as dívidas trabalhísticas, eu, agora mais comedido, resolvi ignorar e matar o tempo contando a lenda de Narciso...
Segundo consta da mitologia grega, Narciso, filho do deus rio-Cefiso e da ninfa Liríope era rapaz de singular beleza. No dia de seu nascimento, o adivinho Tirésias vaticinou que teria vida longa, porém, que jamais contemplasse a própria beleza. Certa vez, ao observar seu reflexo nas águas de um lago, apaixonou-se pela sua imagem, embevecido, ficou a observá-la até consumir-se.
Tadinho, quanta ingenuidade do filho do seu Cefiso e dona Liríope, né?
18 de dezembro de 2015
Discurso de pele vermelha
Ontem, tomamos posse na vice-presidência do América Futebol Clube para o biênio 2016/2017. Repleta, linda e maravilhosa a sede da Rodrigues Alves foi entregue repaginada moderna, atual e imponente. Lá os peles vermelhas mostraram sua força, cantaram e demonstraram todo o seu amor pelo clube, orgulho do Rio Grande do Norte. Abaixo estão as fotos da minha posse e discurso. Simples, mas pra arrepiar, né?
14 de dezembro de 2015
12 de dezembro de 2015
UM ELEFANTE DE AÇÕES TRABALHISTAS
(http://novojornal.jor.br/esportes/neto-coruja-pede-quase-r-1-milhao-ao-abc-na-justica)
E ainda teve gente falando de "paz forjada" no Mecão! Mas, o que parece mesmo é que ali em Pium não tem nem paz forjada, nem paz nenhuma. É só guerra!
10 de dezembro de 2015
Rir é o melhor remédio
Salvo engano esse era o título de um artigo que saia na revista Seleções do Reader's Digest nos tempos de antigamente. Era muito bom e de vez em quando, lendo os blogs ribeirinhos, recordo-me daquela revista e dou boas gargalhadas pela semelhança... Dia desse, em meio à balas e foices da sucessão do outro lado, vejo estampado, ufânico e em garrafais, que as letrinhas estão à frente do América no Ranking Nacional... Maravilhoso! Sensacional notícia que fez Neném Big Head incontinente catucar: "Tão mesmo! Com uma dívida trabalhista que beira os 12 milhões de reais, o Dos Lamas em garantia e a um passo do abismo, não tem quem o ultrapasse". Sei não, rir é o melhor remédio, né?
4 de dezembro de 2015
PAZ FORJADA?
Impressionado com o modelo administrativo que Beto Santos implanta paulatinamente no América Futebol Clube. Embora alguns erroneamente tenham desgostado do termo por não alcançar seu significado, vejo que está se desenhando sim um CHOQUE DE GESTÃO sem a menor preocupação com comparações ou busca por holofotes. Beto tem focado exclusivamente numa administração profissional, nomes com o mais puro DNA americano, responsabilidade, dedicação, amor incondicional ao clube e transparência. Cada qual no seu cada qual, TODOS, sem exceção, unidos e trabalhando por um bem comum. Aqui não há foco de resistência, oposição, agressões ou paz forjada como insinuou um representante dos de preto essa semana na ribeirinha. Quase chorei de rir, mas fazer o que senão apiedar-se da dor alheia e compreender as fraquezas humanas que muita vezes ofuscam a mente a ponto de pinto querer cantar de galo, né?
30 de novembro de 2015
Um timaço, um novo timoneiro
Não, não estou me referindo às novas contratações do Mecão, refiro-me aos nomes que aos poucos o presidente Beto Santos vai convocando para sua diretoria. Nomes com DNA maiúsculos, puros peles vermelhas que se juntam a velhos caciques num misto de juventude e experiência para bem servir ao Dragão. Estou fazendo fé nesse grupo. Não cito nomes para não cometer injustiças, mas tenho absoluta certeza que os "novos", como muitos daqueles que os antecederam , darão sangue, suor e trabalho por nosso ideal. Tenho a certeza que não está sendo uma tarefa fácil para Beto escolher entre tantos americanos da gema, mas paciência e canja de galinha não fazem mal a ninguém... Agora é trabalhar e fazer jus à confiança do novo timoneiro, né?
26 de novembro de 2015
Arena América em RBJ
Hoje estivemos, eu, Cláudio Formiga e Dr. José Rocha, conferindo os andamentos das obras na Arena América. Intensos os trabalhos, um verdadeiro RBJ dos idos dos governos militares. Pra quem não alcançou, era assim que a mídia oficial se referia ao progresso construtivo daquela época - Ritmo de Brasil Jovem. Pois bem... As últimas lajes da arquibancada chegando e sendo montadas enquanto a alvenaria subia acelerada. Um colírio pra quem sonhou o nosso sonho. Colírio RBJ, né?
Açucarado
Chegando da Semana Brasileira de Gastoenterologia em Curitiba, na entre-safra do futebol e doido para ver a bola rolar, resolvi procurar o mais belo lance que alegrou nossa torcida esse ano. Fiquei em dúvida entre o "coice" bem-aventurado e o gol dos jogador das letrinhas. Venceu o golaço de lá. Açucarado, né?
24 de novembro de 2015
BALA PERDIDA
Matéria de agora no Novo Jornal
(não dá para não postar)
"Em jogo de já rebaixados, o alvinegro enfrentou o Boa Esporte em
Varginha e acumulou mais uma derrota - a 18ª da equipe em 38 jogos na
Segundona. E do jeito trágico como se desenhou a temporada: com um
golaço contra do estreante lateral Balinha e de uma bola mal rebatida do
goleiro Saulo."
http://novojornal.jor.br/esportes/com-golaco-contra-abc-se-despede-da-serie-b-com-derrota
Aí, o Big Head pergunta, do alto de sua sapiência:
"Quer dizer que BALINHA fez gol contra? A gente chama isso de suicídio ou de tiro no pé?"
Lúcio Curió
Impressionante como as notícias andam, transformam-se e ganham uma dimensão desproporcional... Pelo que sei, foi o ex atleta americano que procurou dirigentes do clube para conversar e, educadamente, foi recebido para ouvir suas intenções. Nada mais, nada sobrenatural, nada que fugisse as normas do bom relacionamento e educação. Disso para o America contratá-lo existiu uma diferença enorme, fato que me permitiu nem publicar os comentários pejorativos que inundaram o blog. Entenderam, né?
21 de novembro de 2015
Mas quanta diferença...
20 de novembro de 2015
VI E GOSTEI
Ontem estive na sede provisória do América Futebol Clube, obviamente tratando da construção da nossa Arena, e vi o esboço do time que será apresentado aos torcedores e imprensa nos próximos dias. Todos sabem que não dou pitaco nessa área, mas confesso que gostei da forma que a coisa está sendo conduzida, do esmero que se está tendo com o parco dinheiro que esperamos dispor, dos rigorosos critérios usados na escolha dos nomes e, sobretudo no extremo amor demonstrado ao Mecão pelos funcionários e dirigentes que estão à frente dessa árdua tarefa de garimpagem. Vi e gostei, né?
18 de novembro de 2015
DNA americano
Uma boa reunião. Ontem o presidente eleito Beto Santos, na reunião do Conselho Deliberativo, mostrou suas cartas e convocou os conselheiros ao diálogo, debate e sugestões. Uma gestão participativa, mais efetiva dos seus membros e acima de tudo de união, pelo visto será sua marca. Gostei do que ouvi, tive a impressão que a sinceridade, a transparência e o pé no chão serão a tônica desse mandato que terá sim o DNA americano. Quem não gostar... Paciência, né?
13 de novembro de 2015
Hoje tem clássico, tem?
Uma vez que nem os lá de baixo falaram e pra não dizer que não ajudo o co-irmão, conclamo a torcida de preto para comparecer hoje ao clássico do seu time contra o Mogi. Acho que vai faltar chão no Dos Lamas, né?
Construindo nosso futuro
Essa torcida não existe. Acabo de receber a notícia que só hoje foram doados um equivalente a duzentos sacos de cimento para a construção do nosso sonho/realidade - a Arena América. Um só torcedor, um autêntico pele vermelha, de uma só tacada nos trouxe um cheque de R$4000,00 (quatro mil reais, viu?). Pediu anonimato e garantiu que para o América tudo! Pois é, enquanto os de lá travam uma briga de foice pelo poder, por aqui continuamos construindo nosso futuro, né?
12 de novembro de 2015
Aluísio Guerreiro - Neném Big Head responde
"Não vejo na contratação de Aluísio Guerreiro para o cargo de técnico do América, uma opção acertada. Respeito o discurso político/otimista de Beto Santos levando jovens para área de marketing, social e futebol, mas o futebol profissional não tem espaço para experiência e nem se faz com base no DNA. Há diferença abissal entre Aluísio Guerreiro e outros técnicos anteriores, mas a vida segue" - Marcos Lopes.
"E daí? Não me consta que qualquer decisão de diretoria do América Futebol Clube necessite da bênção ribeirinha. No futebol profissional feito com base no DNA americano o que não haverá é espaço para assessores informais. Diferença abissal? Sim, haverá. Aluísio Guerreiro apenas colocará em campo o atleta que estiver melhor preparado, independente de protetores ou protegidos, mas a vida segue, né?" - Neném Big Head.
11 de novembro de 2015
Fúnebre
Hoje não vou zonar com os amigos das letrinhas, a hora é de solidariedade à queda, é de usar palavras bonitas e seguir o cortejo fúnebre da burrinha com respeito, alegria incontida, mas devidamente desfaçada. Fazer o quê senão oferecer a Marcha Fúnebre de Frederic Chopin quando nem matematicamente existe mais a possibilidade de ressuscitação, né?
10 de novembro de 2015
Profissionalismo?
É pra rir ou pra chorar? Os dois maiores clubes de Natal profissionalmente no fundo do poço, mas com o aval dos formadores de opinião? Esse é o modelo que queremos para nosso clube? Delapidar patrimônio e saciar a sede de alguns seria o ideal? Sei não, não me envolvo com o futebol, continuo na árdua e prazerosa missão de construir nossa arena, mas não tenho dúvida que essa sinfonia está bem orquestrada, que o pessimismo tem a batuta de um maestro velho de guerra, que interesses de alguns foram suprimidos e isso tem incomodado muito, né?
9 de novembro de 2015
As frases
"Futebol profissional é para profissionais" - Marcos Lopes.
"Idem para a imprensa esportiva" - Neném Big Head.
8 de novembro de 2015
Primeiro lugar em Pium
Enquanto a bola não rola para o Mecão recebo e repasso a música que ganhou o primeiro lugar em audiência lá pras banda de Pium. Só pra alegrar o dia, né?
6 de novembro de 2015
TIMEMANIA ACUMULOU DE NOVO
ACUMULOU NESTE SÁBADO TIMEMANIA DE NOVO TIMEMANIA SÁBADO TIMEMANIA 23 MILHÕES ACUMULOU DE NOVO TIMEMANIA 23 MILHÕES VINTE E TRÊS MILHÕES DE NOVO SÁBADO ACUMULOU TIMEMANIA TIMEMANIA DE NOVO 23 ACUMULOU MILHÕES VINTE E TRÊS PRÓXIMO SÁBADO TIMEMANIA.
2 3 . 0 0 0 . 0 0 0 , 0 0
Captou?
4 de novembro de 2015
HASHTAG
Não dá para deixar de comentar:
Há 2 horas, tentando concluir o pagamento dos novos encargos de empregado doméstico pelo site oficial do governo, que disse, via seu representante, que "de computador pode se esperar tudo", que o "governo está testando o sistema", que "tudo vai se normalizar na segunda-feira" (passada!), que não vai "prorrogar o prazo de pagamento" para o restante dos 1 milhão de empregadores que não conseguiram imprimir a guia de até agora. Em época de uma tal de hashtag, dá para inventar um monte, não é?
#somos todos cobaias
#somos todos idiotas
#o contribuinte que se dane
#somos todos palhaços
1 de novembro de 2015
Por dever de ofício
Não vi, não ouvi o jogo das letrinhas. Chegando em casa fui num dos blog lá de baixo para saber do desempenho do futebol do RN e quase morro de rir com a frase pra levantar a moral de qualquer mal sofrido... "O ABC não jogou mal, fez um bom jogo contra o Sampaio". Por dever de ofício, né?
31 de outubro de 2015
NÃO É SÓ OBA OBA
Eleição concluída, chapa única homologada, sem traumas, sem furdunço, sem guerra (é diferente, né?). Boa, excelente sorte à nova diretoria!
Agora é a hora de arregaçar as mangas. Temos atletas no plantel para negociar renovação ou rescisão. Temos funcionários e toda uma estrutura para manter. E temos uma ARENA para construir. Mas ainda não temos patrocínio importante para o ano que vem. E tudo isso se faz com DI-NHEI-RO! O discurso pode ser antigo, mas é hora do verdadeiro americano chegar junto. E não precisa de muito raciocínio para saber como:
Timemania. Hoje serão sorteados 21 milhões. Se ficarmos entre os 40, teremos uma boa ajuda financeira para o ano que vem. Já apostou?
Programa de Sócio Torcedor. A renovação das carteiras é obrigatória para o torcedor americano.
Ajuda direta para a conclusão da Arena América. É só ligar e dizer como pode e quer contribuir.
Não existe oba oba, torcedor. Dinheiro não se planta. Tem que ajudar. Para poder ter o direito de reclamar.
29 de outubro de 2015
O campeão voltou, foi?
Ei, ei, ia me esquecendo... Com as eleições americanas quase que não falava do time das letrinhas, nera? Desembalou foi? Empatou e embicou de vez apesar do "china", é? Sei não, tenho nada com isso, só sei que já tem torcedor enlutado preparando o cântico do funeral da burrinha. Dizem que tão ensaiando...
O campeão voltou...
O campeão voltou...
O campeão voltou...
Né?
28 de outubro de 2015
Diferenciados
Fotos do VP |
No América as eleições para presidente e vice transcorreram num clima de paz, harmonia e união que culminou com a aclamação da chapa Beto/Medeiros. Enquanto isso, no outro lado, pelo o que leio e escuto, a coisa está mais pra briga de foice no escuro... Fazer o que? Somos diferenciados, né?
25 de outubro de 2015
A CHAPA
Alguém tem dúvida que é uma chapa perfeita?
Alguém duvida que essa é a melhor? (olha só o sorriso de felicidade dela).
Alguém acha que outra qualquer iria lutar para inaugurar nossa arena nessa temporada?
Sai de baixo que a partir de agora vamos morder com vontade!
Vão de retro
Esse vídeo mostra àqueles que já tentam insinuar ou fomentar algum tipo de divergência na bem afinada harmônica alvirrubras que os que realmente amam o América Futebol Clube sonham o mesmo sonho, falam a mesma língua e rezam as mesmíssimas orações, viu? Vão de retro! Aqui não haverá espaço para qualquer outro interesse que não seja o bem do orgulho do Rio Grande do Norte. Quero ver agora repercutir, né?
22 de outubro de 2015
Em nome do Pai...
Nos últimos dias, quando deveríamos está discutindo o futuro do nosso clube, o blog até parece uma seita satânica que exalta de forma compulsiva o nome do "Demo" nas suas diversas formas. Aqui o Cão se mistura com a cruz, o Satanás com anti-cão, uns se passam por outros e outros se passam por uns, num jogo de agressão mútua que só agrada o anjo caído e o povo de lá. Fim, viu? Vai de retro! A partir de agora nenhum comentário será publicado que faça referência ao "coisa ruim" e seus seguidores. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, né?
21 de outubro de 2015
Que é isso companheiros?
Impressionante... Bastou o América se unir em torno do nome de Beto Santos, único que até agora registrou chapa para concorrer à presidência do América Futebol Clube e que uniu 99% das correntes, credos, cardeais, bispos, congregados Marianos e coroinhas, para já começar a falação. O que querem com isso? Desestabilizar o clube? Manter o "status quo" do quanto pior melhor, da política do pires na mão, da sanha dos empresários de futebol e das ingerências nem sempre por amor-perfeito? Que é isso companheiros? Beto é Beto, não pode ser julgado aprioristicamente por quem quer que seja. Beto tem CPF, idéias e personalidade própria, teve a coragem de submeter seu nome ao CD num dos momentos mais difíceis que já vivi no América Futebol Clube, teve a coragem, como muitos outros grandes americanos já o fizera, de pegar nossa bandeira pelo resgate do futebol e, sobretudo pela conclusão da Arena América. Pra mim, já é o bastante, né?
20 de outubro de 2015
ARENA AMÉRICA - de sonho à realidade
Ei, ei, lembra da primeira laje-degrau?
Olha hoje quanta diferença...
De sonho à realidade com o mais puro DNA de Dragão, né?
19 de outubro de 2015
18 de outubro de 2015
Tiraram o dedo, foi?
Ufa! Parece que enfim os de lá tiraram o dedo e venceram umazinha... Olha como ficou o "dedinho" após o jejum de dezenove partidas entalado. Tadinho, né?
17 de outubro de 2015
Absoluto sucesso
Assim foi a visita da torcida do Mecão ao seu novo templo - a Arena América. Emoção à flor da pele vermelhas, sorrisos de orelha à orelha, peito estufado de orgulho em ver o sonho de concreto ser erguido com sangue, suor, lágrima e DNA de Dragão. Quase pronto para receber jogos oficiais de futebol, viu? Algo em torno de seiscentos sacos de cimentos foram doados em pouco mais de três horas de encontro. Confesso minha emoção, minha alegria incontida que só não era maior que a do Dr. José Rocha, Sobrinho e demais integrantes da comissão de construção. Parabéns Augusto Varela pela brilhante ideia da visita. Parabéns torcida americana por acreditar no sonho daqueles que realmente amam o América Futebol Clube. Parabéns "visionários" que erguerem o que muitos não acreditavam ou torciam contra. Foi um sucesso, né?
16 de outubro de 2015
Só a pontinha...
Pra deixar a torcida mais feliz do Rio Grande do Norte coçando-se de curiosidade, aí a foto do tapete verde da Arena América. Vejam que a marcação já enfeita, decora, embeleza e tantos quantos outros adjetivos que se possa dizer para encher o peito de orgulho de todo torcedor pele vermelha. Isso porque mostrei só a pontinha, né?
15 de outubro de 2015
Diferentes
Estive ausente no meu isolamento da serra recarregando as energias, sem assuntar, ler ou ouvir as notícias do nosso clube. Vejo agora que fervilham as especulações em torno de nomes para presidir o América Futebol Clube. Óbvio que antes de "mergulhar" participei de algumas conversas, principalmente quando elas diziam respeito à construção da Arena América. Óbvio que falei com as mais diversas correntes. Óbvio que meu nome só estaria ao lado daquele que realmente tiver o firme propósito de acelerar sua conclusão. Pois bem, diante o exposto, fiquem com a certeza que, apesar de machas e contra-machas, nenhum possível pré-candidato postou-se dissonante ao nosso propósito, ao nosso sonho ou, muito menos, vislumbrei a menor possibilidade do Mecão sair dividido dessa eleição. Somos diferentes daquele outro lado, né?
11 de outubro de 2015
10 de outubro de 2015
9 de outubro de 2015
15.000.000,00
É isso aí: Quinze milhões. O número "15" seguido de seis zeros (sem contar os centavos). É o que a Caixa Econômica estima que a Timemania vai premiar amanhã, sábado, dia 10 de outubro.
Não tem jeito, americanos. Concordando ou não com a Diretoria e Comissão Técnica do clube, o América tem agora UM grande patrocinador: O TORCEDOR. Aquele que compareceu ao Arena das Dunas mesmo quando experimentávamos uma situação de queda para a Série C no ano passado e de permanência na mesma terceirona neste ano.
O torcedor centenário que vai ao Arena com certeza de vitória, coisa que outros times já nem sabem o que significa.
O torcedor que não só comparece, fala e aplaude, mas também que xinga, critica e contribui à sua maneira com o maior e melhor time do Estado do Rio Grande do Norte.
E é com ele que o América tem que contar nesse momento, apostando na Timemania e sendo um Sócio Torcedor. Na verdade, um TORCEDOR-SÓCIO. É assim que o América vai poder pagar as contas e formar um time para o tricampeonato e para a volta à Série B, que foi adiada para o ano que vem.
Meu título de Sócio Torcedor está sendo renovado agora, mesmo sem competições para ir. E amanhã tem R$ 15.000.000,00 para serem sorteados na Timemania. Eu vou fazer algumas apostas. Quem sabe...
À estaca zero
ESTACA ZERO |
Não participei, não faço parte do Conselho Consultivo, muito menos fui convidado, mas pelo o que assuntei nada foi decidido, nenhuma chapa à presidência fechada. Essa nossa grande diferença. No América não há briga intestina pelo poder, há união em torno de um nome que, no momento, acredita-se ser melhor para o clube... Voltamos à estaca zero, né?
8 de outubro de 2015
7 de outubro de 2015
Epitáfio
bc, bc, bc... |
CARTILHA DO A.B.C.
Lição1 (Lógica)
No futebol há três possibilidades de resultado: derrota, empate e..., e...? Esqueceu?
Lição 2 (Ética e Moral)
Não tenha medo: ganhar não é proibido. Está até na regra. De verdade.
Lição 3 (Aritmética)
Repita em voz alta: vence aquele que faz mais gols do que o adversário. E isso é possível.
Lição 4 (Conhecimentos Gerais)
É assim, ó: 1 ponto para o empate, 0 para a derrota e 3 para a vitória.
Lição 5 (Números Complexos)
Centenário é relativo a 100 anos; Binário só conhece 0 ou 1.
Lição 6 (Boas Maneiras)
Mandante também pode ganhar a partida. Não se acanhe. Não é falta de educação.
Lição 7 (Religião)
Anjos e terços não influenciam resultado no futebol. Boaventura, sim (e faz gol).
Lição 8 (Contabilidade)
Refletindo: demitir também custa caro. E tem que pagar. Entonces... te vira nos trinta!
Lição 9 (Abecedário)
Agora, com bastante convicção: depois do B vem o... C (o A nem sempre faz parte do alfabeto).
Lição 10 (Cálculos Avançados)
19 x 90 = 1.710
Repita: Mil, setecentos e dez.
Se não aprender essas coisinhas aí, tira ZERO, viu?
6 de outubro de 2015
Quem sabe o Papa
Hoje apelaram pro rosário do padre Marcelo Rossi, botaram fé no terço, mas continuaram sem o gostinho da vitória. Pelo visto a burrinha não combina com a simbologia da igreja Católica e não foi dessa vez que a coitadinha saiu do buraco. Dezenove "pelejas" sem vencer e já se fala em apelar pro Vaticano... Quem sabe o rosário do Papa Francisco, né?
5 de outubro de 2015
Big Head manda um recado
Para desencanto, decepção e desespero dos adversários do orgulho do Rio Grande do Norte, o Dragão virá mais forte para próxima temporada. O bom timoneiro, mesmo na tempestade, mantém a tripulação unida, rearruma as velas e segue em frente, firme como uma rocha. Aqui pode haver diferença de opinião, mas nunca divisão para enfraquecer. Aqui nas horas conturbadas existe a união e ficamos mais fortes, aqui não há luta pelo poder como no outro lado, aqui somos todos um só Mecão. Neném Big Head falou está falado, né?
4 de outubro de 2015
Das causas impossíveis
3 de outubro de 2015
PIPICO, foi?
Liguei a televisão no segundo tempo, o time da burrinha estava ganhando por 1x0... Pensei que enfim o centenário paquiderme ia "tirar o dedo", afinal o jogo estava passando na Globo, nera? Fui tomar água, dessa vez não iria ouvir o choro ribeirinho... Aí apareceu PIPICO e, como diria Chico Inácio, agora tudo mudou, a peia já comia solta e o futebol do RN perdia mais uma por 3x1. Também com PIPICO, né?
PARABENS PRÁ bC...
Um feito que não pode deixar de ser comemorado. 18 partidas sem vencer. É maioridade! Nunca antes na história do Brasileiro. Isso me fez lembrar a musiquinha do patrocinador que diz assim:
Vem prá C... você também. Vem!