31 de março de 2011

Cinco a zero, precisa dizer alguma coisa?

Acho que não, até porque dizer que a arbitragem nos prejudicou seria redundância... Apenas um conselho para Marcos Lopes: na próxima vez que pedir informação a respeito de algum jogador que vem para o América, troque de informante, pois aquele Edilson de Souza, "narrador da 98 FM de Curitiba e uma audiência qualificada"  que disse que o paraguaio Ivan González era horroroooooooooooooso, deve ser doido ou mal intencionado. O gringo joga muito!

Agora é conosco

A torcida nos dias em torno da "reunião da rocha", tomou partido, chiou, xingou e, na sua grande maioria, apoiou Clóvis Emídio,  garantindo apoio irrestrito ao nosso presidente. Este blog, apesar de divulgar estas manifestações legítimas, pediu e viu a conciliação, o bom senso e, acima de tudo, o amor incondicional superar o abismo que se formava nas nossas trincheiras. Pois bem torcida americana, cessada as emoções, é chegada a hora de canalizar toda aquela energia em favor do América de todos nós. Não basta falar, tomar partido e prometer apoio, precisamos materializá-lo. Hoje temos uma oportunidade para isto, vamos chegar junto comparecendo em massa ao Machadão. Não podemos decepcionar com uma renda pífia, agora é conosco.

30 de março de 2011

Vladimir Maiakóvski tinha razão quando escreveu...

"Na primeira noite eles se aproximam e roubam uma flor do nosso jardim e não dizemos nada. Na segunda noite, já não se escondem; pisam as flores, matam nosso cão e não fazemos nada. Até que um dia, o mais frágil deles entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a luz e, conhecendo nosso medo, arranca-nos a voz da garganta e já não podemos dizer nada". Fico matutando... Um dia um erro de arbitragem aqui e não dizemos nada. Depois, pênaltis e expulsões espíritas viram rotina, a imprensa faz que não vê e não fazemos nada. Até que, conhecendo nossa inércia, arranca-nos a possibilidade de lutar pelo título e já não podemos fazer mais nada. O extra-campo, cantado em prosa e verso por um burrapretista, já está institucionalizado. Alguém pode dizer onde ocorre este campeonato de mentirinha?

29 de março de 2011

BUEMBA!

Se der certo o que ouvi ontem, tem "maravilha do RN" que vai ficar com psicose de inferioridade mais breve que imaginávamos...

FOGO NAS VENTAS!

Depois dessa, só nos resta ir com tudo prá cima de quem se intrometer no caminho. Aos torcedores cabe fazer a parte que lhes cabe: jogar na Timemania, comprar a rifa do automóvel, ir aos jogos e o que mais houver para ajudar o time. E quinta feira não tem desculpa: todos ao Machadão incentivar, dar o voto de confiança e empurrar o time. Para os "do contra", incluindo urubus de plantão, gatos e burras pretas, toqueiros, etc., coitados. Aguardem a maré vermelha.

O dragão está muito vivo vai cuspir e botar fogo pelas ventas como nunca!

Parafraseando Tolstoi (escritor russo, 1893-1930)

Por mais que os homens se esforçassem para estragar a  harmonia do nosso clube, por mais que o cobrissem de pedras para que nele não crescesse mais nada, por mais que arrancassem todo fio de esperança que surgisse na torcida americana, por mais que defumassem o ar com carvão e nafta, por mais que invadissem os blogs com mensagens desagregadoras, o amor pelo América estava bem protegido nos corações de todos que participaram da "reunião da rocha". Chato, não?

28 de março de 2011

Um dragão não foge a luta

Foi o que constatei na reunião que acabo de chegar. Nem um pingo de ressentimento, nenhuma tentativa de golpe ou coisa parecida. Só união no sentido de resolver os problemas que são de todos nós. Os  detalhes serão repassados pelo nosso presidente Clóvis Emídio que saiu mais fortalecido que nunca. Durma em paz torcida americana, nossas preces foram ouvidas...

A hora do Angelus

No Brasil às 18 horas os católicos relembram, através de preces e orações, o momento da Anunciação feita pelo anjo Gabriel a Maria - da concepção de Jesus Cristo. Que tal, em vez de ficar agredindo nosso próprio povo, aproveitar a hora do Angelus para levantar nossas preces no sentido de iluminar a todos que participarão desta reunião? Que tal pedir para que qualquer que seja a decisão, esta seja a melhor para o América e não para a, b ou c?

Conciliação, a palavra de ordem

Esta a palavra, este o sentimento que devemos ter na reunião de hoje pelo bem do América. Nada de disputa, nada de pessoal, nenhum outro sentimento, apenas resolver a crise que é de todos nós. Tenho a absoluta convicção que no final não haverá vencidos ou vencedores, apenas um América mais forte e a certeza que o adversário veste preto, não vermelho.

27 de março de 2011

Uma vitória, duas constatações

Que se o time com salário atrasado joga com vontade e vence por três a zero, imaginem quando o problema salarial for (e vai ser) resolvido terça-feira... A segunda é a tendenciosa arbitragem do RN que só erra a favor da burra preta. Uma vergonha, ainda bem que nosso(?) presidente da FNF está atento...

Não haja ofensa nas palavras, mas...

Colocar o Ivan González na ala esquerda, no meu entendimento, é anular o que temos de mais qualificado no elenco em nome de uma lógica que comprovadamente mostrou-se errada no último jogo. Rogo a Deus que nosso técnico acerte e cale a boca de todos nós que pensamos desta forma, pois não sei se teremos tempo e paciência para ouvir um novo "mea culpa" após o jogo de hoje. Que Jesus Cristinho nos proteja!

26 de março de 2011

Uma opinião com comando

É assim que vejo funcionar numa certa emissora de rádio aqui em Natal (precisa dizer qual?), na medida em que só divulgam o que de interesse for de seu mentor burrapretista. Agora é o lateral Márcio, qual a próxima crise que o "comandante" vai mandar? Sei não, fico imaginando como seria se algum dia Baé resolvesse criar um gato na sede da Rodrigues Alves...

JUSTIÇA CEGA

Vem chegando a hora do jogo do Vasco aqui em Natal. Já se vê movimentação com relação ao espaço que será destinado à torcida do Vasco, uma das maiores do Estado. O "extra-campo" (leia-se bastidores, imprensa e outras coisas mais) já está sendo acionado. Estamos ansiosos para ver se o tratamento dado à torcida visitante será o mesmo que foi dispensado no Machadão, no jogo AMÉRICA X bc. Acredito que a Polícia e a Justiça deverão se posicionar lá em Pium da mesma maneira que fez aqui no Machadão. De outra maneira, vamos achar que a frase "a Justiça é cega" é só porque ela tem problema de vista mesmo.

Responsabilidade solidária

É de todos nós que amamos o América. Ou se acaba com esta queda de braço que é fato; ou o Conselho Deliberativo entende que o "filho" também é nosso; ou a torcida chega junto comparecendo e comprando a idéia de ajudar efetivamente o clube; ou... Seremos todos responsáveis por uma crise sem tamanho que já bate à nossa porta. Está na hora de acordar meu povo, o América precisa que todo americano faça sua parte. Eu farei a minha, e você?

25 de março de 2011

PROBLEMA SEXOLÓGICO

Agora torou dentro! As notícias lá de baixo hoje estão mais ou menos assim:
Leandro foi, Leandro voltou.
Scarpino veio, Scarpino voltou.
É uma verdadeira MASTURBAÇÃO TÉCNICA!

Voto de confiança

Ao técnico Flávio Lopes e ao novo e mais qualificado elenco americano, esta a conduta mais acertada nesta hora. Debitemos os erros de escalação e avaliação do jogo da quarta-feira passada à exiguidade de tempo e não façamos disto uma nova crise que só interessa aos burrapretistas. Escalar o que temos de melhor e tirar o máximo dos recém-chegados é o que esperamos de agora por diante, afinal foi para isto que nossa diretoria empreendeu tanto esforço. Ou será que Sílvio e Cia. Ltda. chegaram às pressas para ficar no banco de reservas?

24 de março de 2011

Lopes de Vega

Dramaturgo e poeta espanhol (1562-1635) disse certa vez que "se fosse rei, instituía cátedra para ensinar a calar". Pois bem, depois de tanta asneira escrita pelo "globoso" sobre Souza (inclusive que o mesmo não tem condições de atuar profissionalmente), acho que ele bem poderia se matricular na cátedra de Lopes de Vega. Para não afirmar a mesma coisa a seu respeito, melhor não comentar...

Só para não cair no esquecimento...

Lá em Santa Cruz, a farmácia Quirino's faz grande promoção de HIPOGLÓS - compre uma e leve quatro.

Paradoxo

O time empata em casa, o treinador erra grotescamente, perdemos dois pontos importantíssimos e eu não saio do Machadão tão chateado. Vi no primeiro tempo um time incisivo, agudo, jogando para cima, como há muito tempo não via. Vi  as excelentes estréias de Ivan González, Rodrigo Thiesen e Evandro. Vi que temos condições de corrigir e melhorar, que nossas habituais deficiências (leia-se goleiro, zagueiro e meio de campo) afloraram de tal forma que só se o nosso técnico for cego ou burro não corrigirá. Ou será que Ivan González foi contratado para ala esquerda? E o Sílvio, Evandro, e Émerson chegaram a toque de caixa para serem reservas? Sei não Flávio Lopes...

23 de março de 2011

Empate com sabor amargo

Dois tempos, dois jogos distintos. Primeiro tempo maravilhoso, dois gols de André Neles e a torcida feliz no intervalo. Segundo tempo, mudanças táticas equivocadas, dois gols do Baraúnas e o velho gosto amargo no final. Amanhã falo mais...

CALÇÕES E CAMISAS VERMELHAS

O novo América estréia hoje. O pouco entrosamento será compensado com a força de vontade e com o empurrão da torcida. O passado eu nem lembro mais (a não ser daquele jogo do último domingo).
Turno novo, time novo, técnico novo, motivação nova. Que tal uniforme novo todo vermelho? É a nossa cor. Impõe respeito, dá mais visibilidade ao companheiro, ocupa os espaços com o encarnado do nosso time, que é o que tem que prevalecer.
Se fosse da Diretoria, colocaria calções e camisas vermelhas: nem que fosse só por superstição.
Meu ingresso já tá na mão. Daqui a pouco também estarei lá.

Acredito e não desisto

Cada um é criador do próprio destino, então faremos o nosso! A torcida pediu, reclamou e até abandonou o time pelos insucessos recentes. Segundo turno uma nova perspectiva se apresenta com técnico novo, um time mais qualificado e, de quebra, o nosso SOUZA! Agora é a vez da resposta da torcida americana. Vamos fazer o nosso destino! Comparecer maciçamente ao Machadão, apoiar as promoções e contribuir da forma que for possível é nosso dever e obrigação. Eu? Não tenham dúvida que estarei na primeira fila, pois acredito e não desisto; ai de quem pensar o contrário!

22 de março de 2011

Nenhuma linha na imprensa, mas...

Os ventos de Pium informam que uma mega lista de dispensa já esta pronta e que ninguém deste "melhor elenco do estadual" ficará para Série B. Imagino que se isto fosse no América a notícia já estaria nas primeiras páginas... Por que será?

21 de março de 2011

SOUZA F.C.: VOCÊ É MUITO BEM-VINDO!

Souza, você é uma das poucas unanimidades no futebol potiguar. Nossa camisa 10 nunca mais foi a mesma depois que você deixou de dar seus passes certeiros e de primeira sem nem olhar para o companheiro, de fazer seus gols de falta (colocadas exatamente onde queria), de deixar os atacantes na cara do gol com toques de gênio, de ditar o ritmo do jogo. Aliás, você foi o único jogador que vi dando um drible tão desconcertante no adversário que, sem tocar nele, o fez torcer o joelho e não ter mais condição de jogo por bastante tempo. Preparando-se física e psicologicamente, pode vir amarrado e com tapa-olho que não tem prá ninguém. Além disso, a idade não pode ser empecílio. Quirino está aí para provar.

Registro fotográfico de ontem em Santa Cruz

Segundo informação do fotógrafo, a burra preta não aguentou a "carga" de Quirino. Prometo não comentar mais...

Agora é conosco

Depois de ver a burra preta afrontada lá em Santa Cruz, do choro lá de baixo com a patética repetição que o seu time tem o melhor elenco e da constatação que para se ganhar por aqui tem que ter arbitragem neutra, agora é fazer a nossa parte. O Clovis Emídio faz das tripas coração para qualificar o time e temos que responder ajudando da forma que for possível. Comparecer em grande número quarta-feira ao Machadão, jogar na Timemania cravando América como time do coração e comprar a senha do sorteio do carro são atitudes simples e eficazes de comprometimento com nosso clube. Agora é conosco.

20 de março de 2011

Querino pediu música no fantástico. Procissão é o nome dela...

Olha lá vai passando a procissão
Se arrastando que nem burra (preta) pelo chão
As pessoas que nela vão chorando
Acreditam nos pênaltis lá do céu
As mulheres cantando tiram versos
O homem, envergonhado pede o boné
E ficam penando aqui na terra (de Santa Cruz)
Esperando o que a raposa prometeu

CAVALO PARAGUAIO INFORMA:

GRANDE CAVALGADA (DE BURRAS PRETAS) VINDO DE SANTA CRUZ. Parece velório!
Só com futebol, o representante de Pium não faz nada.

Já que falei em hino...

Tem um que apesar de não saber de quem é, gosto muito por uma estrofe que diz: SALVE O MAIS QUERINO, SALVE O MAIS QUERINO! Depois que a burra preta caiu de quatro lá em Santa Cruz, ouvi dizer que uma grande BURREATA se forma no caminho de volta, um verdadeiro velório...

A razão do mais forte é sempre a melhor

Assim disse Victor Hugo, escritor e poeta francês. Assim funciona a coisa por aqui, principalmente em se tratando da "malha de proteção" burrapretista. Antes foram os fogos e um painel de LED, agora é uma arquibancada móvel. Quando será um estádio sem acesso de ambulância ao campo de jogo? Sei não, mas se não seguirmos o exemplo de Santa Cruz, do jeito que as coisas vão, logo-logo só nos restará cantar o belo Hino à Bandeira. Salve lindo pendão da esperança, salve símbolo augusto da paz...

19 de março de 2011

Parabéns Tomba

Pela coragem e determinação de enfrentar esta "malha de proteção" burrapretista infiltrada em todos os seguimentos da nossa sociedade. Tenho a impressão que em Santa Cruz, neguinho não vai cantar de galo com a tal de tolerância zero... Lá o buraco é mais em baixo e Santa Rita está de olho.

Não abandonarei o América

Se a presidência está se isolando ou sendo isolada (para mim um erro do tamanho do céu); se as vaidades se sobrepõem aos interesses do clube; se alguns só sabem reclamar; se outros só chegam às horas que o América está a vender  patrimônio; nada disso importa, farei minha parte de "rama miúda" ajudando da forma que for possível. Hoje sairei às ruas, com nosso escudo no peito e cabeça erguida, para cumprir minha obrigação de jogar na Timemania. Marcarei o América do RN como time do coração, pois o meu amor pelo Mecão supera má fase e orgulho besta. Quem sabe a sorte me sorria...

18 de março de 2011

COMO BOM TORCEDOR...

Acreditando nos três nomes que já foram divulgados (não pode ser diferente, né?), estou torcendo para que essa turma que está aí componha um time com cara de América. Deus me ouça!
SILVIO, MAURO, LUIZÃO, ROBSON, OSMAR, ELIELTON, RODRIGO THIESEN, WASHINGTON, IVAN GONZÁLEZ E DAVID tem lugar quase assegurado.
THIAGO SILVA, ANDRÉ NELES E DANIEL BARROS podem produzir mais, mas ainda estão devendo, e muito.
DAVISSON, RICHARDSON E ADALBERTO são nossos e podemos apostar.
Com algumas dispensas para desonerar a folha, caso os "donos" do América queiram, poderemos correr atrás do prejuízo ainda neste campeonato.
Isso, diga-se de passagem, se a coisa ficar só no futebol, ou seja, se imprensa, TJD, Ministério Público, cartolas do lado de lá e as forças ocultas deixarem o campeonato transcorrer sem a lama que estamos vendo até o momento.

Bota respeitosa nisto!

Quase fui às lágrimas ao ler as declarações do vice de futebol burrapretista a respeito da FNF. Afirmar que há apenas uma relação respeitosa e sem nenhum tipo de benefício chega a comover até mesmo um coração de dragão, duro como o meu. Confesso que só a boa intenção de transferir a final do Iberezão para o Machadão, supera tamanha candura...

17 de março de 2011

Estupidez

De nada adianta mudança de técnico e jogadores. Precisamos colocar nosso América e seu destino acima de egos e interesses pessoais. Está evidente uma quebra de braço que fatalmente nos levará ao fundo do poço. Acordem senhores da razão, pois contra esta estupidez os próprios deuses lutam em vão!

16 de março de 2011

Deve ser paranóia

Depois de ver a sábia decisão do Tribunal de Justiça Desportiva do RN em suspender a "lei do cão" que impedia o jogador Rafael Matos jogar contra o América e logo após o jogo revogar esta decisão, acho que vou considerar o conselho do "amigo burrapretista" e procurar um psicólogo. Deve ser paranóia...

Adalberto de Sousa, três anos de saudade

Discreto, íntegro, solidário e, acima de tudo, América incondicional. Este o perfil daquele que me levou para o Conselho Deliberativo do nosso clube. Este o Adalberto, exemplo a ser seguido por todos nós que amamos o Mecão. Que Deus o tenha no lugar reservado aos bons.

Erram e ainda fazem beicinho

Li declaração do presidente do sindicato dos árbitros, Valdir Medeiros, que os seus representados se sentiram desprestigiados e não gostaram do pedido do Santa Cruz por arbitragem neutra. Ora senhor presidente, acho que vossa senhoria está invertendo os valores! Quem não está gostando e se sente desprestigiada (para não dizer desprotegida)  é toda a torcida do Rio Grande do Norte, com exceção da "burrapretista", pelos sucessivos erros que ocorreram coincidentemente sempre em desfavor dos adversários das letrinhas. Depois desta, acho que nem Santa Rita de Cássia segura o Santa Cruz. Se eles erram felizes, imaginem fazendo beicinho...

15 de março de 2011

Lapsus linguae, Freud explica

Também conhecido por ato falho, "lapsus linguae" é explicado por Freud como um erro na fala supostamente causada pelo inconsciente. Não foi isto que aconteceu quando Marcos Lopes, no seu blog, anuncia que o "Santa Cruz deve solicitar arbitragem neutra"? Óbvio que sim, e a emenda ficou pior que o soneto, quando ele tentou explicar este ato falho. Ora senhores, está no dicionário! Neutro - adj.m. - Que ou aquele que não toma partido entre as forças beligerantes. Precisa falar mais?

14 de março de 2011

Círculo vicioso, Machado de Assis

Bailando no ar, gemia inquieto vaga-lume:
- Quem me dera que fosse aquela loura estrela,
que arde no eterno azul, como uma eterna vela !
Mas a estrela, fitando a lua, com ciúme:

- Pudesse eu copiar o transparente lume,
que, da grega coluna á gótica janela,
contemplou, suspirosa, a fronte amada e bela !
Mas a lua, fitando o sol, com azedume:

- Misera ! tivesse eu aquela enorme, aquela
claridade imortal, que toda a luz resume !
Mas o sol, inclinando a rutila capela:

- Pesa-me esta brilhante aureola de nume...
Enfara-me esta azul e desmedida umbela...
Porque não nasci eu um simples vaga-lume?


Este poema veio à minha mente ao ver o círculo vicioso de insucessos ininterruptos e abandono progressivo da torcida do América. Os pouco menos de quinhentos pagantes refletem este perigo e se um fato novo não for criado estaremos fadados a gemer inquietos por ter nascido Dragão (ou seria vaga-lume?)...

13 de março de 2011

NÃO VIERAM OS SEIS GOLS

NOTAS PARA HOJE

Fabiano – 5,0. Quase hein?
Osmar – 7,1. Apresentou-se para o jogo. E fez o gol.
Mauro 7,0. Ainda é o xerife da zaga. Que a contusão não seja séria.
Róbson – 6,0. Regularidade.
Zé Rodolfo – 4,5. Não está bem. Não tem muito tempo.
Eliélton - 6,5. Vontade de jogar não falta.
Simplício - 4,5. Tinha que ser substituído logo. Ainda está devendo.
Norberto - 5,5. Muitos passes errados. Falta objetividade.
Washington - 7,0. Outro que ainda está segurando o time.
André Neles - 4,5. Não vi o jogo dele. Não fez nada.
Davisson - 4,5. Não apareceu. O peso da camisa?
Adalberto - 5,5. Entrou com vontade de acertar. Mostrou disposição.
David - 5,5. A lateral pode ser a porta de entrada (lembram de Somália?)
Daniel Barros – 5,5. Se tivesse tempo, mostraria mais futebol.
Flávio Lopes - 6,0. Muito quieto à beira do campo. Mexeu certo.

Calculando a média geral chegamos a 5,64. Dá para ter uma idéia de como foi o jogo. A média é baixa para quem quer ser campeão. Mas, sendo um jogo sem maiores aspirações e com o fator psicológico ainda pesando, dá para dar o voto de confiança. Mesmo porque novos jogadores ainda estão para entrar no time. Que venha o segundo turno.

Eu disse que não acreditava em pitonisa

Mas que funcionou como alerta, isto funcionou! Quanto ao jogo de hoje contra o Palmeiras, um só comentário: se não fosse os amigos de sempre e as brincadeiras que desopilam até jogo ruim, eu teria literalmente dormido. Precisa falar mais alguma coisa?

Apenas repassando...

Até porque não acredito, mas recebo uma mensagem de uma anônima que diz trabalhar para um tal de Python, falando que hoje em Caicó haverá alguns erros de arbitragem, quem sabe pênalti ou expulsão a favor de uma certa burra preta. Já em Santa Cruz, diz a vidente que só Santa Rita pode segurar esta tendência. Repito que não acredito em pitonisa, apenas repassando...

Quem sabe fazendo nossa parte...

No incêndio da floresta, enquanto todos   os   bichos   corriam apavorados,   um    beija-flor ia do rio para o fogo levando gotinhas de água em seu bico. O leão, vendo aquilo, perguntou se ele achava que conseguiria apagar o incêndio sozinho, no que ouviu: "eu não sei se vou conseguir, mas estou fazendo a minha parte". Pois bem torcida do Mecão, vamos reclamar, apontar erros, procurar soluções, denunciar o jogo sujo, mas vamos a campo e continuar jogando na timemania. Quem sabe fazendo a nossa parte...

O presidente da federação é uma vergonha!

Pelo menos foi o que disse Marcos Lopes no seu blog a respeito da raposa felpuda do Maranhão. Quase morria de susto ao pensar que ele se referia a outro Estado da Federação...

12 de março de 2011

ESTÁ NA HORA

O volante Robson Simplício declarou: "Tenho certeza que o América vai melhorar nesse segundo turno. Vamos mostrar para a torcida já nessa partida contra o Palmeira". Que tal começar aplicando uma goleada, Robson? Que tal uma goleada de seis, Flávio Lopes? Não venham dizer que está cedo, porque dessa desculpa já tem muita gente ficando azeda. Está mais do que na hora desse time fazer com que os americanos tirem suas camisas vermelhas do guarda roupa e saiam às ruas com elas. Há tempos não se vê isso por aqui.

Se essa moda pega

Segundo o jornal "A Folha", a FIFA inicia uma investigação sobre possíveis "arrumações" de resultados entre dois amistosos internacionais na Turquia por seis árbitros e auxiliares que marcaram um total de sete pênaltis. Será possível? Não seria "vitimismo" ou desculpa de perdedor, como dizem os funerautas quando falo das coincidências de nossa arbitragem, sempre a favor do time da burra preta? Sei não, mas se a moda de contar pênaltis e expulsões chega por aqui, tem time que vai perder tantos títulos que é bem possível entrar novamente no livro de recordes. E olhe que nem falei em Ivan, o cai-cai...

11 de março de 2011

"Apenas um dos muitos erros"

Aproveito o título da postagem globosa e completo mudando apenas o foco da questão... Se em vez de falar no América, pensasse numa rádio da terrinha, poderia dizer que um destes muitos erros seria a PARCIALIDADE. Precisa dizer mais?

Pense num cabra sincero...

Por que não entregam logo o caneco ao time de Pium? Para que tanta perda de tempo e dinheiro, se os raios continuam a cair sempre no mesmo local, neste campeonato estadual? Ontem a vítima foi o Alecrim com um pênalti e dois jogadores expulsos, quem será o próximo prejudicado? Alguém pode me dizer quantos pênaltis e expulsões já foram assinalados a favor dos de lá? De tudo isto, chego à conclusão que quem tem razão mesmo é o jogador das letrinhas que, em entrevista, afirmou que no Lamão quem "manda" são eles. Pense num cabra sincero...

10 de março de 2011

Até por osmose?

Olha que frase lapidar li no blog de Marcos Lopes a respeito do nosso presidente da federação: "José Vanildo, presidente da FNF e representante da Confederação Brasileira de Futebol e por osmose da FIFA, no Rio Grande do Norte"... Depois desta, apenas acrescentaria que, seguindo este raciocínio e por osmose reversa, por que não dizer que o José Vanildo também é representante da Presidência da República e quiçá de Deus? Para não falar que voltei do carnaval mais azedo, prometo que não comentarei...

9 de março de 2011

Não ganha força a planta frequentemente transplantada

Portanto não podemos incorrer em erros anteriores, começando um troca-troca em escala industrial; não dispomos de dinheiro nem tempo para isto. Repito que se o elenco atual não é a oitava maravilha, tampouco fica a desejar a qualquer outro. As mudanças no meu entender devem ser pontuais, diferenciadas e com precisão cirúrgica. Assim, com o time apenas enxertado, teremos força suficiente para superar os adversários e as tendências felpudas...

8 de março de 2011

ONDE QUEREMOS CHEGAR

Como não poderia deixar de ser, confiamos e damos todo apoio a Flávio Lopes. Esperamos que ele consiga em muito pouco tempo diagnosticar e fazer os ajustes que precisamos. Que não faça um, mas vários amistosos para arrumar a casa. Tempo nós teremos para isso. Que ganhe os pontos e mande os atacantes fazer gols. Muitos gols. Sem economia nesse item.
Com certeza, pedirá alguns reforços. Tomara que a experiência dele seja suficiente para ver que não precisamos e nem dá mais tempo para mudar todo o time. Tomara também que os indicados não sejam apenas "promessas" nem jogadores de "panelinha". Precisamos de bons atletas, jogadores com personalidade, que não deixem dúvida quanto à categoria e que já tenham mostrado em times tão grandes quanto o América que são diferenciados. A Diretoria que dê seu jeito de descartar aqueles que só estão aí para onerar a folha do clube. Se preciso for, trocando dois ou três por um. Contanto que formemos um time para ser campeão estadual e também da série C. É onde queremos chegar.

Dia da mulher

Hoje dia 08 de Março, parabenizo Dra. Nadja (resistência alvirrubra do Conselho Deliberativo), Leda (guerreira radical), Clarinha (não menos radical que Clóvis, seu pai) e Renata (minha filha americana amada), extensivos a todas outras guerreiras rubras que amam nosso querido Mecão. Às mulheres funerautas, meus respeitos e pêsames...

Passaremos por cima da LAMA

Estamos sofridos com a perda do primeiro turno, mas desesperançados jamais. Passado o carnaval, renovemos nossas forças e caminhemos juntos novamente, com Flávio Lopes ou quem quer que seja, o América está acima de nomes. Óbvio que não estamos satisfeitos, mas mais óbvio ainda que o América precisa de nós, de nosso apoio, de nosso amor incondicional. Vamos reagir torcida, sabemos das dificuldades, lutaremos novamente contra times e tendências (para não dizer safadezas), mas só unidos passaremos por cima desta LAMA!

7 de março de 2011

Cantemos assuntos mais elevados

Esqueçamos, por enquanto, "as pústulas" para pensar apenas no América. Mudamos o técnico, agora é a vez de mudar a filosofia do bom e barato. Que tal contratar três ou quatro diferenciados, manter os que mostraram alguma qualidade e completar o elenco com os meninos das bases? Resolvam Luizão, tragam um goleiro, um volante leão-de-chacra, um meia habilidoso, um centro-avante matador e vamos pras cabeças recuperar o turno perdido. Parece simples, não?

6 de março de 2011

ENQUANTO ISSO...

É triste constatar que no Rio de Janeiro não há o mesmo cuidado que nossas autoridades dispensam à família natalense. Como que permitem FOGOS no desfile das escolas de samba? Será que por lá não tem ninguém preocupadíssimo com a segurança do público como temos por aqui? Será que é porque não existe um "Estatuto do Assistidor de Desfile"? Ou os fogos de lá não são tão perigosos quanto os daqui? Parabéns para nós!

A ironia e o toco

Ainda sobre a ironia do fiel escudeiro a serviço do gato preto, há uma antiga sabedoria indiana que diz: "Na serpente, o veneno está nos dentes; na mosca, na cabeça; no escorpião, no rabo; no homem, está no corpo inteiro". Pois bem, apenas acrescentaria que, se o homem é da imprensa, leva toco e depende deste para sobreviver, o veneno está mesmo é na língua e no bolso. Quanto a Flávio Lopes, seja bem vindo ao América, que você possa responder as ironias com trabalho e resultados positivos para o Mecão. Com relação ao Francisco Diá... Parabéns presidente Clóvis Emídio!

5 de março de 2011

O SAMBA ENREDO DE NENÉM BIG HEAD

Transcrevo aqui mensagem do grande pensador Big Head, mais inspirado do que nunca e com o espírito do carnaval preenchendo toda sua minúscula caixa craniana.

"Prezados doutores Medeiros e Ricardo. Para esquercer um pouco a má fase do meu time de coração, resolvi assistir ao desfile das escolas de samba de São Paulo. Fiquei meio intrigado porque todo samba enredo que tocava me parecia repetição do anterior e dos anos anteriores. Vi que compor é bem mais fácil do que se pensa. Resolvi então fazer meu próprio samba enredo. Acho que compus uma obra prima e esse blog terá o privilégio de ser o primeiro a divulgar.

Clareou, resplandeceu,
O azul celestial que o poeta,
Eloquência mil na noite dos caifás
Abrindo a manhã na beleza que Pandora.
Sofregando com paixão que o samba dá
Ó mulata: o Sol poente determinou;
Serei, ó meu rei!
O amor da diversidade contra
Calmaria e Sedução,
Calmaria e Sedução
Tentação és tu e todo o Universo;
Em flor desabrochando,
E só o riso abriu suas asas
Na folia do Momo não seria
Assim."

Entenderam?
Eu também não. Ou como dizia na minha infância: Bulhufas!

Morde o freio, senhor

Ou logo venderás tua mãe por algum trocado. Assim falou Cícero a Brutus ao vê-lo exceder-se no afã de agradar os poderosos (será que naquela época já havia gato preto?). Sei não, mas a subserviência de alguns me enoja. Eu que pensei que o Brutus daqui cumpria apenas a missão de promover Diá e derrubar Ferdinando Teixeira, vejo que ele está mais "full time" que nunca, ou será que o veneno já destilado contra Flávio Lopes é apenas fruto da imaginação de Cícero?

Mudando o status quo

Como a toda ação corresponde uma reação de igual intensidade e em sentido contrário, parece que certa raposa começou a sentir na pele a resposta de quem não aguenta mais tantos erros em desfavor do Mecão. Um passarinho disse que ventos vermelhos tiraram a tão desejada SECOPA de suas garras, fato lamentado por caninos, gatos, ratos, elefantes, burras pretas e outros animais menos votados... Eu, o que acho? Acho que é só o começo da mudança deste "status quo". Ou será que ele pensa que paciência não tem limite?

4 de março de 2011

Mudar o "status quo"

O treinador arma o time dentro de um orçamento restrito, os atletas limitados pela própria natureza não correspondem, alguns se contundem cronicamente (Marcelo Brás, Felipe Moreira, Rafael Paraná), outros nem ganham condições de jogo por problemas burocráticos (Luizão, Rafael Carioca), o extra campo mostra sua força com arbitragens tendenciosas e quem sai? O treinador Dado Cavalcante, o menos culpado nesta ópera trágica. Repito que não me apego a nomes, o América está acima destes, mas enquanto não mudar este "status quo" onde a raposa cuida do galinheiro sob os auspícios da burra preta, muitos dados vão rolar...

3 de março de 2011

PARA QUEM O CARTÃO VERMELHO?

Dado Cavalcante tem sua parcela, mas não pode ser apontado como único culpado pela má campanha do América, nem pela atuação de ontem. Com os últimos resultados, no entanto, não é bom insistir com ele. Tem horas em que o time parece ficar imune às orientações do técnico. Isso até explica a apatia que temos visto. Mas, não foi só apatia que derrubou o América no primeiro turno. Falta qualificação a alguns jogadores. Erro de passe de dez metros é inconcebível. Chutões sem direção também. Perda de gols "imperdíveis" não é problema do técnico. Medo de se apresentar para o jogo, falta cobrada nas nuvens, etc., etc., etc. Isso só se resolve com craque. Aliás, desde que Souza começou a dar sinais de que estava encerrando a carreira, o América nunca mais foi o mesmo. Talvez seja o caso de arriscar e reduzir o plantel, contratando dois ou três jogadores que dê qualidade ao nosso time. Ainda temos o segundo turno para jogar. Voltando a Dado, já que ele não pode demitir ninguém...

Desistir jamais!

Massa tosca e confusa, este o time que vi jogar ontem. O elenco, já disse, é limitado, mas em nada inferior a qualquer um dos adversários. Não faltou planejamento, não faltou empenho da diretoria, não faltou apoio da torcida. Perdemos o turno, não sou o dono da verdade, por falta de vontade, garra, empenho, brios e vergonha na cara de um grupo de atletas que não merecem vestir nosso manto sagrado, ou será que o líder Santa Cruz é exemplo de planejamento, armando um time em cima da hora com Izaías, Marciano, Pantera, Quirino e Cia.? Vamos mudar este estado de coisa para o segundo turno, estamos feridos, mas não derrotados, basta trocar três ou quatro peças, deixar quem queira honrar nosso escudo e recuperar o tempo perdido. Desistir jamais!

2 de março de 2011

Um time apático

Sem brios, sem compromisso, sem vergonha. Melhor nem comentar...

Ordem do dia

Jogar na Timemania, torcer pelo Mecão, nunca desanimar. Óbvio que não estamos satisfeitos, esperávamos mais, apesar de saber que lutaríamos contra times e tendências... A famosa e poderosa rede de proteção da burra preta, com seus "infiltrados" em vários níveis do comando. Juntemos nossas forças, qualifiquemos nosso elenco (sinceramente não sei como fazer sem dinheiro) e, principalmente, denunciemos para desarticular esta rede felpuda. Sem isto, os raios, os erros e as coincidências sempre cairão sobre nossas cabeças.

1 de março de 2011

Pedro, o fabulista

Escreveu no século I d.C., mas perece que ele conhecia alguém dos dias atuais quando escreveu: "Pego a primeira parte para mim porque me chamo leão, / a segunda sois vós a me dar porque sou robusto, / a terceira cabe a mim porque valho mais. / A quarta, pobre daquele que ousar tocá-la." Pois bem,  a única dúvida é se Pedro, o fabulista, quando escreveu leão não estava pensando em raposa... 

Resumo da ópera

Um América planejado (palavra da moda) segundo orçamento limitado e adversários, com exceção dos galácticos de Pium, igualmente carentes de recursos disputando um campeonato deficitário recheados de erros de arbitragem sempre em desfavor dos adversários da burra preta.  Some-se a este quadro  uma imprensa, na sua grande maioria, "hipnotizada" pelo encantador de serpentes. Triste sina a nossa...